Autor Tópico: Texto do Olavo - Newton Estava Errado  (Lida 3893 vezes)

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Texto do Olavo - Newton Estava Errado
« Online: 05 de Setembro de 2008, 00:04:31 »
Um dos piores textos do Olavo que ja vi. Basicamente falando que a Lei da Inercia e o postulado da lei da inercia eram auto contraditorios. Posto aqui na Integra para que todos possamos rir da situacao:

Nas origens da burrice ocidental

Olavo de Carvalho
Jornal do Brasil, 15 de junho de 2006

Um dos paradoxos inaugurais dos tempos modernos está na facilidade sonsa com que a parte pensante da Europa aceitou os dois princípios da mecânica newtoniana -- a eternidade do movimento e a lei de inércia -- sem parar por um instante sequer para notar que eram mutuamente contraditórios.

A física antiga dizia que um corpo, se não movido por outro, tende a ficar parado. Newton contestou isso, afirmando que a força da sua própria inércia mantém cada corpo eternamente no seu estado presente, seja de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme. Só há um problema: se o movimento é eterno, não faz sentido falar em "estado presente" a não ser por referência a um observador vivo dotado do sentido da temporalidade. No movimento eterno, tudo é fluxo e impermanência. Não há "estados" -- seja de repouso ou de movimento. "Estado" é apenas uma impressão subjetiva que o observador, ele próprio envolvido no movimento geral, obtém ao medir os movimentos físicos pelo seu tempo interior. A tentativa de montar um universo puramente matemático independente da percepção humana acabava fazendo tudo depender da própria percepção humana. A física materialista fundava-se numa metafísica idealista.

A contradição é tão flagrante, que chega a ser escandaloso que durante tantos séculos quase ninguém a tenha percebido, ou pelo menos assinalado expressamente.

Porém a absurdidade ostensiva continha dentro de si outra ainda pior. Todo movimento é, por definição, uma mudança ocorrida dentro de uma escala de tempo determinada. Se você esticar indefinidamente os limites do tempo, não haverá mais diferença possível entre a mudança e a permanência, entre o acontecer e o não acontecer. "Movimento eterno" é conceito autocontraditório.

Dizem que Newton era o protótipo do gênio distraído, que suas contas tinham de ser corrigidas por assistentes, que uma vez ele foi encontrado na cozinha fervendo um relógio e olhando atentamente para um ovo. Não sei se essas historietas procedem, mas é fato que ele dedicou mais tempo a estudos de ocultismo do que a qualquer coisa que hoje se chamaria de "ciência". Era um tremendo esquisitão, e pelo visto não se atrapalhava só em detalhes de cálculo e culinária, mas nos próprios fundamentos da sua teoria.

Seus três críticos principais – Leibniz, Goethe e Einstein – sempre falaram respeitosamente dele, mas tenho a impressão de que por dentro riam um bocado do velho. O primeiro observava que reduzir os objetos às suas "qualidades primárias" de medida e movimento, como requerido pela teoria mecânica, resultava em torná-los perfeitamente inexistentes. O segundo tentou mostrar que as qualidades da luz eram correlativas à visão humana; não conseguiu, mas pelo menos deixou claro que um newtoniano só poderia rejeitar sua tese argumentando contra si próprio. O terceiro, ao restringir o alcance dos princípios de Newton a um domínio limitado da realidade, provou o total subjetivismo desses princípios, já que os limites do referido domínio eram os da percepção macroscópica humana.

Os admiradores, em contrapartida, chegaram a prodígios de babaquice na devoção que votavam ao cientista inglês. O poeta Alexander Pope comparava a teoria de Newton a um novo fiat lux bíblico. Voltaire não voava tão alto, mas se contorcia de tal modo para livrar o guru da acusação de ser pai do ateísmo moderno, que deixava no ar a suspeita de que ele tinha sido precisamente isso.

O problema com a física de Newton é que, quando um sujeito aceita uma tese autocontraditória como se fosse uma verdade definitiva, a contradição não percebida se refugia no inconsciente e danifica toda a inteligência lógica do infeliz. Newton não espalhou só o ateísmo pela cultura ocidental: espalhou o vírus de uma burrice formidável. Uma parcela da elite intelectual já se curou, mas a percepção da realidade pelas massas (incluindo a massa universitária de micro-intelectuais) continua doente de newtonismo. A quantidade de tolices que isso explica é tão infinita quanto o universo de Newton.

http://www.olavodecarvalho.org/semana/060615jb.html
"The patient refused an autopsy."

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Re: Texto do Olavo - Newton Estava Errado
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2008, 02:40:15 »
Além de um paranóico demente e pensador de terceira categoria, o O.C. ainda é intelectualmente desonesto.

Sobre a inércia, Newton disse:

Citação de: Isaac Newton, Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, Definição III
Todo Corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele.

Alguém viu aí alguma coisa sobre "eternidade"? Não! Só na cabeça oca do O.C. que Newton disse que os movimentos são eternos.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2008, 03:41:27 »
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 03:56:06 por Dante, the Wicked »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2008, 04:42:20 »
...esse idiota do Olavão fez Física numa escola criacionista, né?

Professora: Qual a velocidade final de uma bola de 1,5kg que é largada a 20m de altura, Olavinho?
Olavo: Deus sabe, fessora!
Professora: Muito bem!!! Dez!

...alguém explica MRU pra ele, oras?
Latebra optima insania est.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:37:07 »
Além de um paranóico demente e pensador de terceira categoria, o O.C. ainda é intelectualmente desonesto.

Sobre a inércia, Newton disse:

Citação de: Isaac Newton, Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica, Definição III
Todo Corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele.

Alguém viu aí alguma coisa sobre "eternidade"? Não! Só na cabeça oca do O.C. que Newton disse que os movimentos são eternos.
Falar a "movimento" eterno nao foi tanto o problema. Nao seria o postulado da Inercia, mas ainda dava pra falar que como ele nao sabe fisica tava minimamente aceitavel. Menos aceitavel foi falar da "forca da inercia"
"The patient refused an autopsy."

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2008, 23:49:35 »
Falar a "movimento" eterno nao foi tanto o problema. Nao seria o postulado da Inercia, mas ainda dava pra falar que como ele nao sabe fisica tava minimamente aceitavel. Menos aceitavel foi falar da "forca da inercia"

A sim... ainda mais falar em força que mantém algo em movimento uniforme. Força acelera, Olavo, seu burro!
« Última modificação: 14 de Setembro de 2008, 00:25:15 por Dante, the Wicked »

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2008, 00:10:16 »
Ei, não falem mal das forças de inércia! Pelo menos não perto de um engenheiro :P

"Forças de inércia" são as forças que aparecem quando lidamos com um referencial não inercial, vocês conhecem vários exemplos delas, como a força centrífuga e a força de Coriolis.

Mas no contexto que o Olavão usou, falar em força realmente está errado. O que vi de errado, só para começo de conversa, foi o non sequitur ao dizer que se o movimento é eterno então não existe tempo presente. Isso simplesmente não faz sentido, se por temporalidade entendemos qualquer intervalo finito de tempo, então em um intervalo qualquer de tempo, infinito ou não, pode-se separar infinitos intervalos de tempo de tamanho finito. E isso independe de haver um organismo vivo e consciente para fazer isso, quaisquer dois pontos no tempo são igualmente bons para se definir um intervalo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2008, 00:25:54 »
-- a eternidade do movimento e a lei de inércia -- sem parar por um instante sequer para notar que eram mutuamente contraditórios.
Com coisas que nem entende bem ele parece conseguir concentrar suas forças, mas não consegue se focar um pouquinho em usar esse pensamento com a Bíblia...

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2008, 03:01:11 »
O pior é que a burrice e desonestidade intelectual do Olavo é partilhada pelas Olavetes.
Veja, por exemplo, o caso da crítica do Olavo a Cantor.

Gente esclarecida explica o erro do Olavo:

http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=44668&tid=2480238268630232118&na=3&nst=71&nid=44668-2480238268630232118-2481149759485403287

Olavete solta a pérola:

Sim, muitas teorias. Infelizmente a dos conjuntos infinitos tem ZERO apçlicação prática. Cada um acaba achando o que quer...

http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=44668&tid=2480238268630232118&na=3&nst=81&nid=44668-2480238268630232118-2481717386647279232

Gente esclarecida tenta explicar para as olavetes como é que se faz matemática:
http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=44668&tid=2480238268630232118&na=3&nst=91&nid=44668-2480238268630232118-2481906225621866112

Olavete defende O.C. com unhas e dentes:
http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=44668&tid=2480238268630232118&na=3&nst=121&nid=44668-2480238268630232118-2482971109079565690

Repare que eles admitem a ignorância sobre a questão (o que eles poderiam remediar lendo a wikipedia, no mínimo) mas preferem dar razão à autoridade intelectual do Olavo.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2008, 09:56:09 »
Faz sentido a opiniao do OC sobre o Newton estar em "piadas e brincadeiras"

O triste nisso, é que o OC não as encara deste modo...

Mas o modus operandi da mente de OC o fez criar coisas como "Astrocaracteriologia" e misturar teorias de conspiracao  esquerdistas com ideias de filosofos que viveram antes de Karl Marx ou mesmo Hegel terem nascido...

Mais triste ainda é o fato de pessoas como OC, Guglinsky e outros, que tem certa inteligencia e conhecimento, as desperdiçarem deste modo, com nonsense!

Não é paradoxal que alguem não tão inteligente (eu) possa perceber os erros dos outros (e os meus proprios) com tanta frequencia?

Das duas uma, ou são erros realmente crassos, ou eu é que estou errado em julga-los assim! (ou então é exclusão de meio-termo!!!)
Por isso penso se, na verdade, eu é que estaria errado em julgar que fulano esta errado!
Mas, por um outro lado, se Fenrir está certo, porque estas pessoas, que são inteligentes, não percebem seus próprios erros??
Donde se suspeita, que a inteligencia tem, mesmo, muitas facetas!

Por estas e por outras é que tenho tanto medo de persistir em erros, porque as vezes penso em pessoas como o OC e o WLAD quando isto acontece!
E o pior é que realmente persisto neles, como os foristas ja puderam constatar mais de uma vez.

Ao passar do tempo, tenho uma lenta tendencia a ficar mais moderado ao criticar pessoas como OC, porquei sei que eu tambem compartilho, de certo modo, dos erros que eles cometem. E pior, pois ao menos OC e WLAD sao conhecidos e Fenrir é um anônimo qualquer postando num forum.

Deve ser por isto que dizem que quem desdenha quer comprar! Será que no fundo, no fundo, toda crítica é alimentada por um certa parcela de inveja, mesmo que muito pequena?

E desculpem por estas bobagens aqui. Do 4o paragrafo em diante, o lugar certo seria o muro das lamentacoes.

Prometo retrucar, colaborando com alguma coisa decente quando desabafarem seus problemas.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2008, 12:39:24 »
Fenrir, eu não considero o Olavo de Carvalho nem um pouco inteligente. Ele é articulado e leu o suficiente para fazer uma salada russa de idéias. E só!
Lembra da estórinha do Sócrates ser o homem mais sábio de Atenas porque era consciente do quanto não sabia, e assim não tirava conclusões falsas. Isso o OC nunca teve em todas as décadas de estudo.

Na Desciclopédia tem uma piada que resume perfeitamente o perfil do OC.
Citação de: Desciclopédia
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Olavo_de_Carvalho#Inf.C3.A2ncia

Eis um relato de quando Olavo tinha 9 anos :
* Menina: Olavo, vamos brincar de médico. Você me examina tá?
* Olavo: Certo. (examina a menina)
* Menina: Então o que eu tenho doutor?
* Olavo: Veja bem, eu analisei você e conclui que você tem cancêr, gota e celulite!
* Menina: Quê?! A gente só tá brincando! Como você é chato!
* Olavo: Ora, cala a boca sua burra! Eu sei o que eu tô falando, eu estudo esse negócio já faz 7 anos! Quer discutir comigo é?! Você que só conhece as asneiras que sua mãe e o farmaceutico te falam! Eu já li mais de 80 bulas de remédio!

Ou seja, um cara que acha que pode falar de qualquer coisa. Que não tem a menor humildade intelectual. Sequer passa pela cabeça dele que ele pode estar errado. Por exemplo, Olavo critica Cantor, em Jardim das Aflições nos seguintes termos:
1º) É um princípio elementar da razão, desde a antigüidade, que o todo é maior que a parte.
2º) Cantor rejeita este princípio de forma falaciosa, pois quando ele compara Naturais {0, 1, 2, 3...} com os pares {0x2, 1x2, 2x2, 3x2...} ele não está fazendo nada mais do que contar a mesma série duas vezes, a primeira sem um índice e a segunda com.

Por um século os mais notáveis matemáticos como Hilbert aceitam a demonstração de Cantor. Aí chega um cara que se considera um filósofo (sendo que só fez três anos de graduação de filosofia na PUCCAMP) e se acha um gênio capaz de encontrar um erro que ninguém viu antes...
Não estou aqui usando argumentos de autoridade, números ou ad hominen para defender Cantor. Estou apenas ilustrando a demência esquizofrênica dele. Qualquer pessoa com a mínima noção das coisas sabe que outras pessoas tem mais domínio sobre certos assuntos que ela. Já Olavo se acha o maior gênio desde Aristóteles.

Neste caso do Cantor, Olavo só não está errado em afirmar que esta demonstração matemática está errada (e nem vou aqui mostrar que a demonstração matemática está correta a despeito da retórica megalomaniaca de OC), mas ele nem sabe atribuir quem fez o que nesta história toda. Que podemos estabelecer uma relação um-para-um entre os Naturais e seus subconjuntos infinitos é algo que Galileu já sabia! Ele usou isto justamente para mostrar que, ao se tratar de infinitos, os termos "maior" e "menor" não se aplicam. O que Cantor fez foi mostrar que qualquer intervalo dos Reais é maior que o conjunto dos Naturais.

Até um reles entusiasta da História da Matemática como eu sabe que Olavo não sabe do que está falando.   

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2008, 13:25:26 »
Fenrir, eu não considero o Olavo de Carvalho nem um pouco inteligente. Ele é articulado e leu o suficiente para fazer uma salada russa de idéias. E só!
Lembra da estórinha do Sócrates ser o homem mais sábio de Atenas porque era consciente do quanto não sabia, e assim não tirava conclusões falsas. Isso o OC nunca teve em todas as décadas de estudo.

Na Desciclopédia tem uma piada que resume perfeitamente o perfil do OC.
Citação de: Desciclopédia
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Olavo_de_Carvalho#Inf.C3.A2ncia

Eis um relato de quando Olavo tinha 9 anos :
* Menina: Olavo, vamos brincar de médico. Você me examina tá?
* Olavo: Certo. (examina a menina)
* Menina: Então o que eu tenho doutor?
* Olavo: Veja bem, eu analisei você e conclui que você tem cancêr, gota e celulite!
* Menina: Quê?! A gente só tá brincando! Como você é chato!
* Olavo: Ora, cala a boca sua burra! Eu sei o que eu tô falando, eu estudo esse negócio já faz 7 anos! Quer discutir comigo é?! Você que só conhece as asneiras que sua mãe e o farmaceutico te falam! Eu já li mais de 80 bulas de remédio!

Ja percebi que OC usa muito argumentos de autoridade e adHominens ao menos no material que ja li (no site dele). Se ele se considera um filosofo e quer ser conhecido e respeitado como tal, nao deveria fazer uso destes "recursos" no seu discurso!
Ja vi, noas cronicas dele, coisa com teor parecido com este dialogo que voce postou da desciclopedia.

Fiquei sabendo da existencia de OC atraves da Wikipedia quando procurava alguma coisa sobre filosofia no Brasil e vi o nome dele ao lado do nome da Marilena Chaui e de uma meia duzia de gatos pingados.
Procurei alguma coisa e acabei me deparando com o site dele.
Apos ler um pouco do que havia ali, confesso ter ficado desapontado porque constatei que OC recorria a argumentos falaciosos de quando em quando, ao mesmo tempo em que apontava os mesmos erros nos seus adversarios e nao obstante se dizia filosofo...
Meu contato inicial com o material dele nao foi motivado, portanto, por nenhum vies ideologico esquerdista ou direitista: queria saber quem era e quais eram suas ideias.
Desapontei-me pela segunda vez quando reparei ele tambem misturava ideologia e polemica com filosofia nao raro encontrando sabe-se-la como fios de cabelo esquerdistas em ovos filosoficos.

Ou seja, um cara que acha que pode falar de qualquer coisa. Que não tem a menor humildade intelectual. Sequer passa pela cabeça dele que ele pode estar errado. Por exemplo, Olavo critica Cantor, em Jardim das Aflições nos seguintes termos:
1º) É um princípio elementar da razão, desde a antigüidade, que o todo é maior que a parte.
2º) Cantor rejeita este princípio de forma falaciosa, pois quando ele compara Naturais {0, 1, 2, 3...} com os pares {0x2, 1x2, 2x2, 3x2...} ele não está fazendo nada mais do que contar a mesma série duas vezes, a primeira sem um índice e a segunda com.

Por um século os mais notáveis matemáticos como Hilbert aceitam a demonstração de Cantor. Aí chega um cara que se considera um filósofo (sendo que só fez três anos de graduação de filosofia na PUCCAMP) e se acha um gênio capaz de encontrar um erro que ninguém viu antes...
Não estou aqui usando argumentos de autoridade, números ou ad hominen para defender Cantor. Estou apenas ilustrando a demência esquizofrênica dele. Qualquer pessoa com a mínima noção das coisas sabe que outras pessoas tem mais domínio sobre certos assuntos que ela. Já Olavo se acha o maior gênio desde Aristóteles.

Putz! Nem Cantor escapa dele heim?

E Humildade passou longe mesmo!

Se eu suspeitasse que um Newton ou um Cantor estivessem errados, tentaria tecer uma argumentacao da forma mais cuidadosa e clara possivel, porque nao estou tentando refutar ou contradizer um ze-mane, um perdidao qualquer.

Outro motivo para se proceder assim é o fato de que, se outras pessoas de inteligencia e conhecimentos respeitaveis e provavelmente maiores que o meu (no exemplo, um Hilbert) nao perceberam o erro que proponho corrigir, entao mais do que nunca preciso ser persuasivo quanto a convencer a comunidade cientifico-filosofica do erro, como tambem exercer minha humildade e honestidade intelectuais e admitir um erro de minha parte, rever minhas ideias e procedimentos antes de atacar o problema novamente!
Desta forma nao corro o risco de perder tempo me iludindo com ideias inuteis e fazer papel de idiota perante meus pares.

Finalmente, é claro que pessoas do calibre de Newton tambem erram, mas quanto maiores forem a inteligencia e aceitacao das ideias de quem errou, mais difícil é apontar e demonstrar o erro, pois que não é suposto estas pessoas errarem de forma trivial, e mesmo se fosse este o caso, o erro já deveria ter sido apontado antes por outros.
Ou seja, que Crantor possa ter errado de forma trivial e que um século depois disto nenhum outro matemático tenha percebido o erro, me parece algo espantoso.

Não foi atoa que David Hume disse o que esta na minha assinatura...

Agora, se o estudioso que critica Newton e Crantor não faz isto e vemos falacias nos seus argumentos, o que pensar de suas ideias, de sua atitude???

Neste caso do Cantor, Olavo só não está errado em afirmar que esta demonstração matemática está errada (e nem vou aqui mostrar que a demonstração matemática está correta a despeito da retórica megalomaniaca de OC), mas ele nem sabe atribuir quem fez o que nesta história toda. Que podemos estabelecer uma relação um-para-um entre os Naturais e seus subconjuntos infinitos é algo que Galileu já sabia! Ele usou isto justamente para mostrar que, ao se tratar de infinitos, os termos "maior" e "menor" não se aplicam. O que Cantor fez foi mostrar que qualquer intervalo dos Reais é maior que o conjunto dos Naturais.

Até um reles entusiasta da História da Matemática como eu sabe que Olavo não sabe do que está falando.   

E eu, que nem História da Matemática conheco!

OC deveria reler e treler os dialogos da fase socratica de Platao, principalmente aqueles onde Socrates dialogo com sofistas nao la muito humildes (Hipias, Protagoras).
Se OC nao enxergasse ao menos um pouco de si mesmo nas atitudes daqueles sofistas, entao seria caso perdido.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2008, 14:34:51 »
Cara, o OC falando contra o darwinismo é o maior show de falácias que eu já vi:

http://www.olavodecarvalho.org/semana/040626globo.htm
Citação de: OC
Não sei julgar o trabalho científico do sr. Dawkins, se bem que sua máxima realização nesse campo pareça ter sido inventar figuras computadorizadas e tomá-las como criaturas vivas, sob a enternecedora alegação de que são “quase biológicas” ( sic ). A autoridade científica que essa bobagem lhe deu pode não ser muito impressionante para os estudiosos.

Primeiro ele alega não ser capaz de julgar o trabalho do RD, depois diz que representações agoritmicas da vida são bobagens. Imagina se ele fosse capaz de julgar.

O evolucionismo foi o pai do comunismo e do nazismo.

Com a doutrina da “seleção dos mais aptos”, o darwinismo deu aos regimes totalitários um poderoso argumento em favor da eliminação dos inconvenientes, restando apenas decidir se o critério de seleção seria racial ou econômico.

Não vamos nem entrar aqui no mérito de tudo o que OC alega ser culpa do darwinismo não passa de distorções pseudo-científicas deste a fim de justificar o que já existia sem ele, o racismo. Ou que com ou sem darwinismo, os nazis encontrariam alguma outra desculpa (como arrumaram várias) para o que fizeram.

O caso é: Hume já não tinha dito que não é para misturar questões de fato com questões morais? Mas para OC vale tudo!

http://www.olavodecarvalho.org/semana/071224dc.html
Afinal, se a proposta política decorre da teoria científica de maneira tão linear e inquestionável, é praticamente impossível que não haja algo de político na própria estrutura da teoria.

Claro! Já que ele é incapaz de discutir o que interessa; registros fósseis, datação, embriologia comparada, genética comparada, fisiologia comparada etc; ele vai discutir o que qualquer pessoa de bom senso sabe que não interessa, apropriações indevidas da teoria.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2008, 15:22:51 »
Cara, o OC falando contra o darwinismo é o maior show de falácias que eu já vi:

http://www.olavodecarvalho.org/semana/040626globo.htm
Não sei julgar o trabalho científico do sr. Dawkins, se bem que sua máxima realização nesse campo pareça ter sido inventar figuras computadorizadas e tomá-las como criaturas vivas, sob a enternecedora alegação de que são “quase biológicas” ( sic ). A autoridade científica que essa bobagem lhe deu pode não ser muito impressionante para os estudiosos.

Primeiro ele alega não ser capaz de julgar o trabalho do RD, depois diz que representações agoritmicas da vida são bobagens. Imagina se ele fosse capaz de julgar.

Cáspita,
Só tem uma vírgula separando as afirmações que se contradizem!

O evolucionismo foi o pai do comunismo e do nazismo.

Com a doutrina da “seleção dos mais aptos”, o darwinismo deu aos regimes totalitários um poderoso argumento em favor da eliminação dos inconvenientes, restando apenas decidir se o critério de seleção seria racial ou econômico.

Não vamos nem entrar aqui no mérito de tudo o que OC alega ser culpa do darwinismo não passa de distorções pseudo-científicas deste a fim de justificar o que já existia sem ele, o racismo. Ou que com ou sem darwinismo, os nazis encontrariam alguma outra desculpa (como arrumaram várias) para o que fizeram.

O caso é: Hume já não tinha dito que não é para misturar questões de fato com questões morais? Mas para OC vale tudo!

http://www.olavodecarvalho.org/semana/071224dc.html
Afinal, se a proposta política decorre da teoria científica de maneira tão linear e inquestionável, é praticamente impossível que não haja algo de político na própria estrutura da teoria.

Claro! Já que ele é incapaz de discutir o que interessa; registros fósseis, datação, embriologia comparada, genética comparada, fisiologia comparada etc; ele vai discutir o que qualquer pessoa de bom senso sabe que não interessa, apropriações indevidas da teoria.

Mais falacias!
Depois daquela contradicao homerica do inicio do post, ja nem me espanto mais.
Tipo: O que é um peido pra quem ja ta cagado?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!