Autor Tópico: Michelangelo era autista  (Lida 2958 vezes)

Offline Al

• Nível 07
  • *
Michelangelo era autista
« Online: 28 de Junho de 2005, 10:42:48 »
2004-06-01 - 00:00:00

MIGUEL ÂNGELO ERA AUTISTA?

D.R.

O pintor era irritável, sarcástico, obcecado pelo trabalho e pelo controlo de todos os aspectos da sua vida
O génio do Renascimento apresentava dificuldades de comunicação e tinha tendência para o isolamento. As suas características levaram um investigador britânico a lançar uma nova e audaz tese, associando-o ao autismo

O génio renascentista Miguel Ângelo, autor dos frescos da Capela Sistina e da estátua de David, entre muitas outras obras-primas, pode ter sofrido de autismo, segundo sugerem investigações recentes.

O estudo em causa, publicado no ‘Journal of Medical Biography’, fornece uma síntese de novos factos sobre o famoso pintor, escultor e arquitecto, cuja obra marcou o século XVI e ficou associada para sempre ao génio do Homem. O psiquiatra britânico e autor principal da pesquisa, Muhammad Arshad, defende que Miguel Ângelo “era solitário, absorvido em si mesmo e concentrava toda a atenção nas suas obras-primas”. Tudo características típicas do autismo.

O estudioso sustenta que o comportamento de Miguel Ângelo é conforme aos critérios definidores da síndroma de Asperger, também chamada autismo de elevado funcionamento.

O autismo é uma desordem complexa que pode não afectar a inteligência, mas influencia o modo como se recebe e absorve informação. Entre os sinais que permitem identificá-lo contam-se a dificuldade na comunicação, o isolamento social, a necessidade de controlo e a obsessão por interesses muito específicos. Tudo isto torna a vida diária difícil à maior parte dos autistas, embora alguns consigam viver relativamente bem e até frequentar o ensino regular.

NÃO TIRAVA OS SAPATOS

Mas em que se baseia, afinal, Arshad para afirmar que Miguel Ângelo era autista? O investigador nota, antes de mais, que os homens da família dele apresentam “traços autistas” e perturbações de humor. A própria família de Miguel Ângelo considerava que ele era complicado e tinha problemas em aplicar-se a fazer fosse o que fosse.

Arshad pinta ainda Miguel Ângelo como distante e solitário, afirmando que o mentor do artista chegou a descrevê-lo mesmo como incapaz de fazer amigos ou manter qualquer relação. Num exemplo concreto, Arshad conta que o famoso pintor não foi ao funeral do irmão, o que, garante, revela “incapacidade para mostrar emoções”.

A fama que perdurou através da História, descreve Miguel Ângelo como um homem obcecado pelo trabalho e pelo controlo de todos os aspectos da sua vida – família, dinheiro e tempo. Perder o controlo causava-lhe enorme frustração. Ao mesmo tempo, era capaz de criar em pouco tempo muitas centenas de cenas para o tecto da Capela Sistina, nenhuma delas igual, nem repetindo qualquer pose.

Sustenta ainda o investigador que Miguel Ângelo tinha dificuldade em manter uma conversa e, frequentemente, abandonava a meio uma situação de interacção social. Considera-o, além disso, irritável, sarcástico e, às vezes, paranóico. Também é descrito como tendo mau génio e violentos acessos de fúria. Miguel Ângelo raramente tomava banho, dormia frequentemente vestido e nem se descalçava. “Passava tanto tempo sem tirar os sapatos que, quando o fazia, a pele vinha atrás, como a pele de uma cobra.”

A concluir, Muhammad Arshad expõe o resumo da sua investigação: “A rotina de trabalho, o estilo de vida invulgar, o facto de ter interesses limitados, a falta de habilidade social e de comunicação e vários aspectos relacionados com o controlo são traços do autismo de alto funcionamento”.

O QUE É?

Uma criança autista é incapaz de desenvolver relações sociais normais. O seu comportamento revela-se de maneira compulsiva, onde o padrão são

os constantes rituais. O autismo é, no entanto, uma doença completamente diferente do atraso mental ou da lesão cerebral, embora, ressalve-se, haja autistas com estes traços.

QUANDO SURGE

Os sinais do autismo aparecem normalmente no primeiro ano de vida do ser humano. Nas ocasiões em que isso não acontece, é certo que se manifesta sempre antes dos três anos. A doença atinge muito mais os elementos do sexo masculino – é duas a quatro vezes mais frequente nos rapazes do que nas raparigas.

CAUSAS

Aquilo que provoca o autismo permanece desconhecido. Há várias teorias que tentam explicar as causas da doença, mas nenhuma foi conclusiva. Estudos de gémeos idênticos indicam que a doença pode ser, em parte, genética, porque tende a afectar ambos os gémeos se um deles a tiver. Mas certezas, neste caso, são poucas.

AUTISMO E SÍNDROMA DE ASPERGER

Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita olhar nos olhos das pessoas, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objectos familiares e repete continuamente certos actos e rituais.

A criança pode começar a falar depois das outras crianças da mesma idade e usar a língua de um modo estranho. Há também a possibilidade de não falar, porque não quer ou não pode.

Ao falar com uma criança autista, o interlocutor tem frequentemente dificuldade em entendê-la. É possível que repita as palavras que lhe são ditas (ecolalia) e inverta o uso normal de pronomes, principalmente usando o “tu” em vez do “eu” ou o “mim” quando se refere a si própria.

O autismo foi originalmente descrito por Leo Kanner (1894-1981). Kanner nasceu na Áustria e emigrou para os Estados Unidos em 1924. Publicou o primeiro trabalho sobre crianças autistas em 1943. Antes de ter identificado os sintomas do autismo, estas crianças eram consideradas perturbadas emocionalmente ou atrasadas mentais.

O pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980) fez a descoberta de Kanner praticamente ao mesmo tempo que ele, só que todos os doentes de Asperger podiam falar. Por isso, o termo síndroma de Asperger é usado com regularidade para designar pessoas autistas capazes de falar.

GÉNIO É QUASE IMPOSSÍVEL

O autismo relaciona-se, de algum modo, com a genialidade? A pergunta é legítima, atendendo a que também Albert Einstein, que descobriu a Teoria da Relatividade, e Isaac Newton, pai da Lei da Gravidade, foram, em 2003, considerados ‘Aspergers’ por cientistas das universidades britânicas de Oxford e Cambridge.

Isabel Cottinelli Telmo, presidente da Federação Portuguesa de Autismo, rebela-se contra tal associação, pois sabe das expectativas que gera nos pais das crianças autistas.

“Entre os ‘Aspergers’, dois ou três podem ser génios, mas a esmagadora maioria não é”, afirma ao Correio da Manhã.

A prevalência do autismo severo é de uma para 10 mil crianças e estima-se que a síndroma de Asperger afecte 15 em cada 100.

Segundo Isabel Cottinelli, “há casos gravíssimos, em que o bebé não come, não dorme, só grita e ninguém sabe porque razão”.

A detecção nem sempre acontece precocemente: “Há crianças que já estão na escola primária e nunca ninguém percebeu que eram autistas.”

A mesma responsável nota que a maioria dos autistas não é capaz de viver de forma autónoma, “tem de ser ajudada a aprender e a interagir”.

A síndroma de Asperger permite maior autonomia, mas, mesmo assim, “estamos a falar de pessoas com comportamento irregular, que, por exemplo, muito facilmente abandonam o emprego”.
Isabel Ramos

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=112179&idCanal=9

Offline Al

• Nível 07
  • *
Re.: Michelangelo era autista
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2005, 10:47:14 »
esse numero que a reportagem deu de 15 aspergers para 100 acho exagerado.

Atheist

• Visitante
Re.: Michelangelo era autista
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2005, 12:00:14 »
Putz... Não pode estar certo... É muita gente!

Offline Al

• Nível 07
  • *
Michelangelo era autista
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2005, 11:03:31 »
aquele psicopata dos eua canibal jeffrey dammer era asperger, dificilmente parava em empregos e vivia em seu proprio mundo, que ele vivia no proprio mundo vi no fantastico.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Michelangelo era autista
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2006, 11:29:59 »
Hum... sei não...

mas que Miquelangelo era um genio isso era...
(Esquecendo o tema religioso, claro)

O david de florenca se não me engano tem 5 metros de altura.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #5 Online: 02 de Março de 2006, 11:27:58 »
Já li que Darwin poderia ter Asperger devido sua mania de colecionar coisas!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Março de 2006, 11:34:10 »
Não entendo essa do pessoal "inventar" doenças pra pessoas famosas.

Dizem que napoleão tinha ulcera...
Que hitler era gay

E coisas do genero

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #7 Online: 02 de Março de 2006, 11:53:22 »

Que hitler era gay

E coisas do genero

O homossexualismo de Hitler parece preconceito mesmo. Algumas pessoas são incapazes de reconhecer algumas qualidades que ele tinha, por isso sempre tentam deturpar sua imagem de alguma forma!

E a úlcera de Napoleão dizem ter ligação com a constante posição de suas mãos em todos os seus quadros, poderia ser outra coisa, né!:D
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Março de 2006, 12:20:17 »
O homossexualismo de Hitler parece preconceito mesmo. Algumas pessoas são incapazes de reconhecer algumas qualidades que ele tinha, por isso sempre tentam deturpar sua imagem de alguma forma!
Ser hetero é uma qualidade?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #9 Online: 02 de Março de 2006, 12:21:39 »
Ser hetero é uma qualidade?

Pra quem vê o homossexualismo como um defeito, sim!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Março de 2006, 12:31:40 »

Que hitler era gay

E coisas do genero
Homossexualismo é doença? :twisted:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Março de 2006, 22:52:09 »
Não é doença, mas muitas pessoas consideram como "defeito" ou algo que não é bom ser. Tanto que "veado" e "bicha" são xingamentos frequentes.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Março de 2006, 12:34:20 »
Eu sei, tava só colocando o Diego em uma situação complicada.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Março de 2006, 12:36:21 »
Eu sei, tava só colocando o Diego em uma situação complicada.

hehehehe, eu notei!

por isso q não respondi :D

Não é doença, mas por sorte o Ricardo salvou minha pele nessa!

Offline Lorys

• Nível 00
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Março de 2006, 11:04:49 »
Sabe, eu já vi um documentário sobre Aspergers na Tv, e pelo que eles falaram, a doença apresenta diferenças com o autismo...MAs pelo texto, eles dizem que é a mesma doença...Agora eu fiquei confusa: será que é a mesma doença, em graus diferentes, ou são doenças diferentes?
Pelo que eu entendi do documentário, Aspergers tinham uma capacidade de relacionamento e comunicação maior do que os autistas mesmo...Desculpa se não vou citar a fonte do que eu estou falando, mas faz tempo que vi o documentário, foi na TV Escola, era um documentário inglês...Se eu encontrar alguma informação e citação, coloca aqui!
"Descrever a história e a diversidade dos seres vivos, fornecer o conhecimento pelo conhecimento, é enriquecer a humanidade" Douglas J. Futuyma

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #15 Online: 13 de Março de 2006, 18:39:03 »
Para essas coisas eu sempre dou uma olhadinha no DSM (manual de doenças mentais)! Pelo que percebo, muitos distúrbios mentais que antes eram diagnosticados de uma única forma, hoje são considerados diferentes, embora dentro de uma mesma categoria! São distúrbios com causas similares, e provavelmente de mesma origem, mas com que sutis diferenças no quadro!

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #16 Online: 14 de Março de 2006, 22:00:38 »

Devido a algumas suspeitas com minha filha, eu andei dando uma olhada em artigos sobre autismo e pelo que percebi hoje se fala mais em transtorno autista.
O espectro autista é composto pela tríade: comunicação, sociabilidade e imaginação. Qualquer distúrbio que se encaixe dentro dessa tríade está no que é chamado de espectro autista.
Pode ocorrer em menor ou maior grau, com retardo mental ou não.

http://www.ama.org.br/triade.htm

A síndrome de Asperger se encaixa nessa tríade  porém o atraso cognitivo é quase nulo.

http://www.ama.org.br/sindromedeasperger.htm

Aqui há uma boa explicação sobre o que a PsycoCandhy falou, que há vários transtornos invasivos do desenvolvimento.:
http://www.psiqweb.med.br/dsm/disrup.html

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #17 Online: 23 de Março de 2006, 19:48:43 »
GÉNIO É QUASE IMPOSSÍVEL

O autismo relaciona-se, de algum modo, com a genialidade? A pergunta é legítima, atendendo a que também Albert Einstein, que descobriu a Teoria da Relatividade, e Isaac Newton, pai da Lei da Gravidade, foram, em 2003, considerados ‘Aspergers’ por cientistas das universidades britânicas de Oxford e Cambridge.

Retomando o tópico!

No livro que estou lendo (Breve história de quase tudo), um dos capítulos fala sobre Newton. O que me fiz imaginar que se ele não tinha nenhum tipo de doença psiquiátrica devia ser muito traumatizado (ou sequelado)!
Uma das barbaridades que vi foi que ele escrevia trabalhos fantásticos pra ele mesmo que ficaram mais de 27 anos guardados; Outras coisas foi ele enfiar uma agulha de costurar couro no canto dos olhos pra ver o que acontece, e ficar horas olhando o sol pra saber o efeito da luz solar sobre a visão!!

A genialidade dele é indiscutível, mas que ele muito, muito estranho. De assustar!! :shock:

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Março de 2006, 13:02:15 »
Uma pessoa que conheci no msn insistia que os grandes genios eram quase todos transexuais...

Offline Britan

• Nível 01
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Março de 2006, 21:41:47 »
O homem era um artista na verdadeira concepção da palavra, autistas são os que presumem que ele sofresse de algum sindrome

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #20 Online: 29 de Março de 2006, 09:26:58 »
Alguns autistas possuem habilidades que deixam qualquer um de queixo caído! Usar autismo como forma de ofensa é preconceito!!

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 29 de Março de 2006, 17:44:30 »
Alguns autistas possuem habilidades que deixam qualquer um de queixo caído! Usar autismo como forma de ofensa é preconceito!!

alguns... pq a grande maioria não tem nada pra deixar alguem de queixo caido...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #22 Online: 30 de Março de 2006, 08:42:00 »
Por isso eu coloquei alguns!:D

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!