Autor Tópico: Que tal mudar nosso sistema de contagem para o duodecimal?  (Lida 4204 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Que tal mudar nosso sistema de contagem para o duodecimal?
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2008, 21:48:42 »
Não é má idéia.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline compack118

• Nível 07
  • *
    • olha so os 2 primeiros (o 3 eu nao vi ainda)
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2008, 22:39:55 »
pode ate ser uma pergunta idiota.... mas nao ia ser meio esquizito, e nao poderia atrapalhar muito as coisas ???
7x2=12 (e mesmo assim 0.6 =1/2 de 12)
as vezes sou só eu... mas achei meio confuso =p

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2008, 22:43:12 »
É tão confuso e arbitrário quanto qualquer sistema de numeração.  Todo mundo sofre para aprender tabuada.

E vai sofrer mais com 12 algarismos em vez de 10.  Por outro lado, as contas de divisão ficam bem mais fáceis, e os números como um todo, menores.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline compack118

• Nível 07
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2008, 22:45:20 »
mas e quanto ao
7x2=12 (e mesmo assim 0.6 =1/2 de 12)
(nao fico muito claro pra mim)  :???: :oops:

Offline compack118

• Nível 07
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2008, 22:46:23 »
ja que 7x2=12 entao 12/2 deveria ser igual a 7..... nao ???

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2008, 23:13:45 »
7x2 é 7x2 mesmo, porque tanto 7 quanto 2 são os mesmos números em qualquer base numérica igual ou maior a oito.

Portanto em decimal o resultado é "14".  E em dozenal o número em si também é 14, mas a representação gráfica é "12", que significa "doze mais dois".

0.6 (em dozenal) é equivalente a 1/2, ou "0.5" em decimal.

Realmente é estranho esse trecho que você destacou.  Será que não é "0.6 = 1/2 na base 12"?

Offline compack118

• Nível 07
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2008, 23:28:13 »
7x2 é 7x2 mesmo, porque tanto 7 quanto 2 são os mesmos números em qualquer base numérica igual ou maior a oito.

Portanto em decimal o resultado é "14".  E em dozenal o número em si também é 14, mas a representação gráfica é "12", que significa "doze mais dois".

0.6 (em dozenal) é equivalente a 1/2, ou "0.5" em decimal.

Realmente é estranho esse trecho que você destacou.  Será que não é "0.6 = 1/2 na base 12"?

:ideia:

agora sim comessa a luz no fim do tunel =p

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2008, 22:55:24 »
Doze, dez, dezesseis... gosto mais de notação em hexadecimal e em octal, dá pra converter de e para binários sem muito esforço.

Vale o custo? Isso não é como teclados QWERTY, que são insalubres e pouco eficientes. Mudar de base 10 para 12 não traria praticamente nenhuma vantagem: você só troca as dízimas periódicas da divisão por 3 por dôzimas periódicas da divisão por 5. E...???

Base 30 seria cogitável: elimina a ambas, ao mesmo tempo. Mas a tabuada seria nove vezes maior.

Eu, por outro lado, pensaria em trazer todos os resquícios de base 12 para a base 10. Como dividir o dia em dez horas, cada uma com 10 minutos, cada minuto com 10 segundos e cada segundo com 10 "terceiros". Isso teria a conveniência de você escrever a hora assim: 4632 ou 3582 ou 2356, não é necessário indicar hora/minuto/segundo separadamente.
Latebra optima insania est.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2008, 00:22:17 »
Se a gente começar a humanidade de novo até pode compensar, mas temos que lembrar que nossa base 10 provavelmente está originada nos nossos dedos, que é AINDA o principal meio de contagem.

Eu preferiria primeiro adotar outro calendário menos arbitrário.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2008, 01:09:10 »
A idéia é que, quanto mais fatores tiver a base de um sistema, mais simples será a expressão de frações interessantes. Por exemplo, o 60 tem os seguintes fatores: {30, 20, 15, 12, 10, 6, 5, 4, 3, 2}. Assim, quando expressamos frações de horas nós temos:

1/2 h = 30 min
1/3 h = 20 min
1/4 h = 15 min
1/5 h = 12 min
1/6 h = 10 min
...

Agora, se as horas fossem divididas em 100 centésimos, cujos fatores são {50, 25, 20, 10, 5, 4, 2}, ter-se-ia:

1/2 h = 50 cen
1/3 h = 33,333... cen
1/4 h = 25 cen
1/5 h = 20 cen
1/6 h = 16,666... cen
...

O mérito do sistema duodecimal se deve ao fato do doze ter quatro fatores, {2, 3, 4, 6}, enquanto o dez tem apenas dois, {2, 5}.

Assim,

1/2 dúzia = 6
1/3 dúzia = 4
1/4 dúzia = 3
1/5 dúzia = (2,4)10 = 2,4972...12
1/6 dúzia = 2

enquanto

1/2 dezena = 5
1/3 dezena = 3,3333...10=3,412
1/4 dezena = 2,510=2,612
1/5 dezena= 2
1/6 dezena= 1,666...10=1,812

O maior impencilho à adoção do sistema duocecimal, assim como qualquer outro sistema não decimal, é o nosso vocabulário. "Vinte e um" significa "duas dezenas e uma unidade", ou seja, 2x101+1x100. "Quatrocentos e sessenta e três" significa "quatro centenas, seis dezenas e três unidades", ou seja, 4x102+6x101+3x100.

A única coisa no nosso vocabulário condizente com o sistema duodecimal é a palavra "dúzia". Poderíamos dizer "duas dúzias e oito" para 2812 = 3210. Só que faltam palavras para expressar dúzia ao quadrado, ao cubo, à quarta... enquanto na contagem decimal já temos as palavras "dezena", "centena", "milhar", "milhão", "bilhão" etc. para expressar potências de dez.

Seria algo que desenvolvedores de linguas artificiais poderia explorar.

« Última modificação: 07 de Setembro de 2008, 01:44:11 por Dante, the Wicked »

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 07 de Setembro de 2008, 01:26:15 »
Se a gente começar a humanidade de novo até pode compensar, mas temos que lembrar que nossa base 10 provavelmente está originada nos nossos dedos, que é AINDA o principal meio de contagem.

Não por isto. Cada uma de nossas mãos tem doze falanges, sem contar com o polegar.

Já ouvi falar de uma proposta para adotar um calendário semelhante ao maia: 13 meses de 28 dias cada. Como 13X28=364, um dia do ano (o primeiro ou o último) seria marcado especialmente. Pelo menos não fica esta bagunça que são os meses.

Offline compack118

• Nível 07
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2008, 02:54:58 »
Já ouvi falar de uma proposta para adotar um calendário semelhante ao maia: 13 meses de 28 dias cada. Como 13X28=364, um dia do ano (o primeiro ou o último) seria marcado especialmente. Pelo menos não fica esta bagunça que são os meses.

Essa realmente seria uma proposta interessante.  :ok:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 07 de Setembro de 2008, 03:33:17 »
O mérito do sistema duodecimal se deve ao fato do doze ter quatro fatores, {2, 3, 4, 6}, enquanto o dez tem apenas dois, {2, 5}.
O relevante são apenas os fatores primos. São eles quem definem se terá dízima (ou sêizina, ou dôzima :) ) ou não. Veja o caso de base-6 versus base-12: onde dízimas ocorrem em uma, ocorrem em outra.
1/2 = 0,36 0,612
1/3 = 0,26 0,412
1/4 = 0,136 0,312
1/5 = 0,111...6 0,24242...12
Obs: confiram meus cálculos, ok?

Os indo-europeus contavam com seus oito dedos da mão, oras. Eles não consideravam "polegar" como um dedo. Tanto que em proto-indo-europeu, a palavra 'nove' [*newe] é correlata com a palavra 'novo' - pois pra quem conta até oito, "descobrir" o nove é novidade :biglol:

Mas, falando sério: ainda que recomecemos a humanidade, trocar decimal por duodecimal é como trocar 6 por 12/2. Tanto faz, a gente acaba com dízimas/dôzimas em algum lugar, de qualquer forma. E para mim, as dízimas 1/3=0,333... e 2/3=0,666... são mais fáceis de decorar que as dôzimas 1/5=0,2424..., 2/5=0,4848..., 3/5=7070... e 4/5=0,9494...

Essa realmente seria uma proposta interessante.  :ok:
Também acho. Eu tenho até nomes para os meses:
*Primeiro mês, segundo mês, terceiro mês... décimo primeiro mês, décimo segundo mês, décimo terceiro mês. Simples, elegante, e bastante óbvio.

Ano bissexto? Taca como mais um dia-sem-mês, oras. Junto do outro, necessário pois 365-(28*13)=1. Melhor que zonear fevereiro, como a gente faz.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 07 de Setembro de 2008, 05:34:37 »
Porque não usam múltiplos de dois? Me parece muito mais plausível que utilizar fatores culturais, como o número de dedos. 8 ou 16 parece bom.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 07 de Setembro de 2008, 07:28:05 »
Você quer dizer potências de dois, suponho.

Usa-se, e muito, em informática.  Mas para divisão de inteiros são as piores bases numéricas possíveis: quase sempre geram dízimas periódicas.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2008, 20:31:14 »
Porque não usam múltiplos de dois? Me parece muito mais plausível que utilizar fatores culturais, como o número de dedos. 8 ou 16 parece bom.
Entre 8 ou 16, eu preferiria 16: números menores.

Mas o que o Dantas falou é verdade, sobre gerarem dízimas pra todo lado. Na prática, qualquer divisão que não fosse por 2,4,8,16... geraria uma dízima.

Ou talvez, seria interessante que fôssemos acostumados a usar dois sistemas de numeração ao mesmo tempo, não? Digamos, um hexadecimal e um decimal/duodecimal... rsrsrs

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 09 de Setembro de 2008, 09:53:41 »
Acho bobagem. A base 10 é efetiva já.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!