Autor Tópico: Abstinência sexual e proibição de educação sexual nas escolas fracassa  (Lida 2327 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
"O Globo"  07/09/08

Fogo amigo contra o ensino da abstinência
Marília Martins - Correspondente

NOVA YORK. Depois que a gravidez da filha de 17 anos de Sarah Palin tornou-se tema de debate nacional nos EUA, uma polêmica política educacional do governo Bush voltou à berlinda: os programas de incentivo à abstinência sexual nas escolas, que consome US$ 175 milhões por ano do orçamento.

A governadora do Alasca tem um perfil conservador: evangélica fervorosa, antifeminista, contra o aborto, contra o casamento gay e defensora do criacionismo — a interpretação de que não houve evolução por seleção natural, mas que os seres humanos foram criados por Deus.

Sarah é também ardorosa defensora do programa de promoção da abstinência sexual antes do casamento, recomendado pelo governo Bush para as escolas públicas.

E, por isto mesmo, torna-se ainda mais emblemático que sua filha Bristol, de 17 anos, tenha engravidado do namorado, Levi Johnston, de 18.

— Não consideramos apropriado comentar a vida pessoal dos candidatos em campanha, mas neste caso ficou evidente uma total discrepância entre a conduta pessoal e as posições políticas da governadora do Alasca — comenta Samantha Levine, líder do Naral, um grupo feminista de Nova York. — E ela ainda cortou verbas de programas assistenciais para adolescentes grávidas, a fim de investir mais no incentivo à abstinência sexual nas escolas públicas do Alasca. Pelo visto, em casa, não deu certo… Uma em cada três adolescentes ficam grávidas Segundo Samantha, os eleitores que viram a convenção republicana pela TV querem saber como Sarah Palin explica o fato de sua filha ter tido relações sexuais antes do casamento.

— A impressão geral é de que este programa de abstinência serve para deixar de informar aos adolescentes como evitar a gravidez. E que pode ter conseqüências nefastas, como reduzir o nível de informação dos adolescentes sobre como evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids — acrescenta ela.

Uma em cada três americanas ficam grávidas antes do 20 anos, de acordo com pesquisa recente do Censo americano.

E a filha de Sarah Palin entrou numa estatística que costuma servir de base para os que defendem a volta dos programas de educação sexual, com informações sobre métodos anticoncepcionais, relações homossexuais e sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis aos currículos das escolas públicas.

A decisão de aderir ou não ao programa de incentivo à abstinência sexual depende de cada governo estadual. Quarenta estados americanos aderiram à política adotada pelo presidente Bush, mas 25 já reviram a posição.

Os estados com maiores índices de adolescentes grávidas são Texas, Novo México, Mississippi, Arizona e Arkansas. E os de mais baixo índice são New Hampshire, Vermont, Maine e Massachusetts.

Os programas de incentivo à abstinência, que em 2002 custavam US$ 9 milhões do orçamento federal, passaram a US$ 175 milhões no ano passado. Com base nestes dados, o sociólogo Frank Furstenberg, da Universidade da Pensilvânia, comparou os índices de gravidez em cada estado americano e os de renda, avaliando que haveria uma relação entre menor poder aquisitivo familiar e maior índice de gravidez entre adolescentes.

Ele descobriu que, em todos os estados com alto índice de gravidez entre adolescentes, houve uma ampla adesão ao programa de incentivo à abstinência nas escolas públicas, o que sugere que a adoção do sistema foi ineficaz como forma de prevenção.

— Os EUA são um país de tradição puritana e nos últimos oito anos tivemos o sistema público de ensino dando suporte a programas educacionais de incentivo à abstinência que nada mais fizeram do que elevar a desinformação dos adolescentes.

Foi um tremendo fracasso porque incentivou-se apenas o silêncio em torno de temas sexuais.

Virou tabu falar de sexo nas escolas com os estudantes — avalia Stephen Conley, diretor executivo da Associação Americana de Professores de Educação Sexual.

Conley, que é um estudioso dos efeitos dos programas de abstinência, diz que eles foram ineficazes para reduzir o número de adolescentes grávidas: — Os estados já perceberam que isso não é bom para a saúde pública e 25 já voltaram atrás. O próprio estado de Sarah, o Alasca, voltou atrás.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Abstinência sexual e proibição de educação sexual nas escolas fracassa
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2008, 11:55:40 »
Incrível.  Gastaram 175 milhões de dólares porque não queriam pensar como adultos sobre um tema sério.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2008, 12:20:53 »
E viva a influência do livrinho sagrado...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2008, 12:34:14 »
Incrível.  Gastaram 175 milhões de dólares porque não queriam pensar como adultos sobre um tema sério.

O que os olhos não veêm, o coração não sente.  :hihi: :hihi: :hihi:

Este tipo de política é uma das mais desastrosas que se pode ter, seja com relação aos sexo ou qualquer outro assunto, drogas, por exemplo.

Analisando a questão por outro prisma, os mais rígidos conservadores americanos viram na gravidez da jovem Bristol a prova dos efeitos danosos do que acontece quando a mulher abandona a sua "função natural", ter filhos e cuidar do lar, e passa a assumir funções exclusivas dos homens. Não ficaria nem um pouco impressionado que a própria Sarah usasse isso na campanha, conclamando outras mulheres a não cometerem o seu "erro".
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2008, 12:47:44 »
Função natural por função natural, nada mais natural do que adolescente querer fazer sexo.  Anti-natural é querer impor abstinência.

Já considerar campanha por abstinência entre adolescentes algum tipo de substituto aceitável para educação sexual, é bem natural.  Para quem não pensa, digo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2008, 13:30:54 »
Pregar a abstinência é fingir que adolescentes encharcados de hormônios, e passando por uma fase em que o juízo que tinham adquirido nos primeiros 10 anos de vida desaparece, vão ter auto-controle e discernimento suficientes para não fazer besteira.

Recomendar a abstinência, tudo bem, desde que acompanhado de conhecimentos detalhados sobre sexo e as precauções necessárias.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2008, 13:53:55 »
Ah! Uma vez uma amiga de minha mãe foi falar com a professora da filha (Tinha lá seus 14 anos) por ter feito um trabalho sobre aids. Por quê? A filha usou uma camisinha no cartaz qu iria apresentar e ela acho um absurdo... Viva essa mamãe!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 07 de Setembro de 2008, 14:21:08 »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2008, 15:56:44 »
Padre pedófilo parece indicar que abstinência funcione?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 07 de Setembro de 2008, 16:19:11 »
É uma descrição do comercial da Fiat ("está na hora de você rever os seus conceitos...") que tinha aquela troca genial:

(Pai mostrando camisinha que encontrou escondida na casa)
- "Filha... isto é seu?"

(Filha)
- "Não é. Se fosse, eu não estaria grávida."

E o locutor, fora de cena:
"Está na hora de você rever os seus conceitos."

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #13 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:13:30 »
Pregar a abstinência é fingir que adolescentes encharcados de hormônios, e passando por uma fase em que o juízo que tinham adquirido nos primeiros 10 anos de vida desaparece, vão ter auto-controle e discernimento suficientes para não fazer besteira.

Recomendar a abstinência, tudo bem, desde que acompanhado de conhecimentos detalhados sobre sexo e as precauções necessárias.

Como assim "tudo bem recomendar abstinência"? Tinha mais é que estimular fazer sexo!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:17:42 »
Como assim, Dante?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #15 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:23:18 »
Como assim, Dante?

Oras, quando se fala a verdade sobre sexo, fica óbvio que é algo ótimo que só traz benefícios quando feito com cuidado. Ou seja, falar a verdade sobre sexo é incentivar a fazer sexo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:24:51 »
Não necessariamente.  Até porque entre 14 e 18 anos não há muito como incentivar... :)

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #17 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:25:13 »
Citação de: Political positions of Sarah Palin
http://en.wikipedia.org/wiki/Political_positions_of_Sarah_Palin#Social_issues

Abortion and sex education

Palin is pro-life;[2] she is opposed to abortion in all cases (including rape and incest) except when necessary to save the life of the mother.[3][4][5] In 2006, while running for governor, Palin was asked what she would do if her own daughter were raped and became pregnant; she responded that she would "choose life".[6] She and her husband stated that they had "faith that every baby is created for a good purpose."[7]

The Anchorage Daily News referred to her as supportive of contraception in a 2006 article on the then-gubernatorial candidates.[8] She has been a member of Feminists for Life since 2006.[2] According to CNN, in 2006 Palin supported abstinence-only sex education in Alaskan schools.[9] She wrote, "Explicit sex-ed programs will not find my support," on a questionnaire while running for governor in 2006.[10]

Education and creationism

As governor, Palin supported full funding for K–12 education, as well as "early funding of education", a program that would give school districts more predictability.[11]

While running for Governor of Alaska and asked about the teaching of creationism along with evolution in public school science classes, Palin answered: "Teach both. You know, don't be afraid of information. Healthy debate is so important, and it's so valuable in our schools. I am a proponent of teaching both"; she further clarified that open debate between the two ideas should not be prohibited if it came up in discussion, but that creationism did not specifically need to be part of the curriculum.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:29:46 »
Sobre as (ingênuas) posições políticas de Sarah Palin sobre sexualidade e família, recomendo este artigo, que encontrei via http://www.newsfromme.com

http://www.latimes.com/news/opinion/commentary/la-oe-steinem4-2008sep04,0,7915118.story

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #19 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:36:44 »
Agora, convenhamos, que merda os Republicanos tinham na cabeça para colocar a Sarah de vice? Alguns disseram que era para conquistar votos das mulheres que votariam na Hilary. Mas alguém votar em um candidato só por causa que este tem uma piriquita e não um cacete, só pode ser um completo idiota ou se trata de uma feminista tão ferrenha que quer o quanto antes provar que as mulheres podem comandar a nação tão bem quanto um homem. Só que quando uma feminista vai votar em uma pro-life e que obriga a filha a casar?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:39:59 »
Pessoalmente eu acredito que o Partido Republicano está tomado por um caso grave de alienação.

Além dos motivos que você citou, a escolha de Sarah Palin é surpreendente porque ela é uma política particularmente inexperiente, sendo proposta como vice de um presidente que teria 76/77 anos ao final do mandato, e que tem como uma de suas principais críticas a Obama sua suposta falta de experiência para atuar como presidente.

Offline compack118

• Nível 07
  • *
    • olha so os 2 primeiros (o 3 eu nao vi ainda)
« Resposta #21 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:48:12 »
Bom, vou falar um pouco de experiencia pessoal...
(embora estivece estudando em Massachusetts) mas la pela 9/10 serie (equivalente ao 1/2 do médio) eu tive aula de educação sexual, mas pra poder participar, minha mae teve que assinar um waver dizendo que eu podeira freqeuntar tais aulas.
m lembro tambem que tinha um programa (serie de aulas) para alunas e alunos que fossem se tornar mamaes e papais =p
P.S.: A aula de educação sexual tinha nome de Health (Saude)

Offline compack118

• Nível 07
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2008, 17:56:29 »
Agora, convenhamos, que merda os Republicanos tinham na cabeça para colocar a Sarah de vice? Alguns disseram que era para conquistar votos das mulheres que votariam na Hilary. Mas alguém votar em um candidato só por causa que este tem uma piriquita e não um cacete, só pode ser um completo idiota ou se trata de uma feminista tão ferrenha que quer o quanto antes provar que as mulheres podem comandar a nação tão bem quanto um homem. Só que quando uma feminista vai votar em uma pro-life e que obriga a filha a casar?

O esquema é trazer o rotulo de "eleicoes do quebra tabu" presidenciais, onde somente homens brancos sao eleitos
os democratas tem o Obama e a Hilary (que nao é mais, mas "da suporte" a Obama)
os Republicanos tambem precisavam de algo pra se destacar =p

E alem disso,  vc tem um "Inexperiente" jovem (Obama)  com um velho experiente (Biden), enquanto os republicanos tem um velho "experiente (McCain) com uma jovem (Gostoza) inexperiente (Palin)

P.S.: A midia fala que Obama é "handsome"

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2008, 19:01:19 »
P.S.: A midia fala que Obama é "handsome"

"Handsome" é a mulher dele!

Offline compack118

• Nível 07
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2008, 19:03:00 »
"handsome" é um termo que refere a beleza masculina =p
a mulher dele é beautiful ou pretty ou hot =p

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!