Autor Tópico: A culpa é sempre do governo !(???!)  (Lida 711 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
A culpa é sempre do governo !(???!)
« Online: 07 de Setembro de 2008, 18:44:55 »
Há algum tempo vi numa reportagem num chamado "programa popular" aqui em minha cidade(Belém,PA) uma canal dágua entupido de lixo jogado pela população lá..Esse exemplo "simples" me faz pensar:O povo brasileiro adora culpar o governo pelos problemas que assolam o país.Em parte as reclamações procedem,claro,mas em outras...às vezes pensamos(eu inclusive)que o governo é uma espécia de gênio da lâmpada que têm por obrigação fazer todos os desejos do povo,mas o povo também é muito responsável,tanto por colocar no poder indivíduos de comportamento abjeto quanto de se omitirem no cumprimento do dever.Citando mais um exemplo,muitois reclamam do enorme índice de violência,mas o que gera a mesma ? pode-se citar a irresponsabilidade de pais que geram filhos sem um mínimo de condições moráis e éticas,o que gera indivíduos com comportamentos distorcidos e agressivos,e depois vão chorar pelo atos de seus rebentos...bem,é isso.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: A culpa é sempre do governo !(???!)
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2008, 18:59:28 »
Concordo em parte.  Falta sem dúvida cidadania no brasileiro, praticamente de forma universal (ao ponto que eu considero que o brasileiro não SABE o que é cidadania).

Mas há fatores sócio-econômicos atuando também.  Uma distribuição de renda tão injusta quanto a nossa é causa E consequência da mentalidade predatória e criminosa que o brasileiro típico tem (em qualquer faixa de renda).

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2008, 20:07:34 »
Mas há fatores sócio-econômicos atuando também.  Uma distribuição de renda tão injusta quanto a nossa é causa E consequência da mentalidade predatória e criminosa que o brasileiro típico tem (em qualquer faixa de renda).
Se acontece em qualquer faixa de renda, não significa que o problema é cultural, e não da pobreza?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2008, 21:02:09 »
Se acontece em qualquer faixa de renda, não significa que o problema é cultural, e não da pobreza?

Foi o que eu disse.  O problema não é a pobreza em si, é a cultura que aceita com tanta naturalizade uma distribuição de renda tão bizarra.

Os brasileiros estão acostumados a achar que o trabalho não tem muita relação com a prosperidade.  Porque realmente não costuma ter, não no Brasil.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2008, 22:09:02 »
Ah sim, desculpe, não vi o "E" mesmo que em maiúsculo. =P

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2008, 14:39:52 »

Este é um problema de retroalimentação. O governo é simplemente um extrato do povo que o coloca lá, e como o povo é incompetente neste quesito, os governantes também o são, o que reduz novamente a capacidade da população... é um problema difícil de se solucionar sem um planejamento educacional de longo prazo, ao qual a população não estaria interessada em aderir, infelizmente...
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!