Das dez primeiras colocadas, nove são federais, sendo quatro do estado de Minas Gerais. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é a única instituição particular que está entre as dez, segundo o índice. Ela alcançou 385 pontos na escala e está oito posições atrás da Unifesp.
O ranking - que é o primeiro considerado oficial pelo MEC - separou as universidades, os centros universitários e as faculdades e institutos para evitar discrepância nos dados. Esta reportagem relata os resultados das universidades.
Entre os centros universitários, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), lidera. Já entre as faculdades isoladas e institutos, a primeira da lista é a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aparece na quinta colocação.
As 10 top:
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Universidade Federal de Itajubá (Unifei)
Link com a matéria completa:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL752105-5604,00-DIAS+APOS+DEMISSAO+DE+REITOR+UNIFESP+E+APONTADA+A+MELHOR+DO+BRASIL.htmlAlguém sabe ** exatamente ** como o IGC é calculado?