Autor Tópico: qual a diferença entre religião e seita?  (Lida 7927 vezes)

Offline yahveh

• Nível 03
  • *
qual a diferença entre religião e seita?
« Online: 08 de Setembro de 2008, 22:30:53 »
Olá a todos,

gostaria de saber, o que diferencia seita religiosa de religião?
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
Re: qual a diferença entre religião e seita?
« Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2008, 22:44:48 »
Depende apenas de quem cria a denominação.
Uma variante que se separa de uma forma hegemônica é considerada uma seita, separar é seccionar, ser sectário (seguidor de uma seita) é participar dessa secção.
Quando uma seita se torna tão diferente da corrente original a ponto de ser considerada uma religião diferente depende de interesses de ambas as partes.
Exemplos: O cristianismo no início era visto como uma seita do judaísmo, seus membros eram principalmente judeus com uma visão divergente sobre a chegada do messias. Com o tempo essa divergência e outros costumes o levaram a ser reconhecido como uma religião a parte, não uma secção que pudesse eventualmente reunir-se à origem.
A igreja católica muitas vezes encara as igrejas  protestantes como seitas, dissidencias da fé "verdadeira", poucos as veriam como religiões separadas, já que os principais pressupostos são os mesmos em todas as igrejas cristãs.
Dentro do cristianismo não católico há numerosas vertentes, algumas de pequeno porte, de origem personalista e sem definição teológica que as diferenciem, mas que adotam costumes e denominações específicas para se separarem (seccionarem) das que já havia. Estas são também encaradas como seitas.

Enfim, a diferença é sempre discutível.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2008, 23:00:49 »
Há uma forte tendência a chamar de "seita" a linha religiosa que se considera "fora de rumo" e de religião a "legítima e correta".

Não acho tão difícil assim identificar religiões distintas dentro do Cristianismo.  Há certos diferenciais claros e importantes, como por exemplo a autoridade papal (que distingue o Catolicismo do Protestantismo e de muito da Ortodoxia).
« Última modificação: 08 de Setembro de 2008, 23:06:17 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2008, 07:38:28 »
Existem várias definições. Alguns sustentam até o cristianismo como seita (inclusive o ortodoxo).

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2008, 11:54:24 »
...Acho que a maioria das pessoas usam o termo seita para descrever alguma religião mais reacionária, não que seja a definição correta.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2008, 15:22:28 »
Sendo a palavra "seita" cognata com "seccionar", o que caracteriza uma seita é o separar-se do restante, em alguns casos querem separar-se até do resto da humanidade.
No caso das divisões do cristianismo ocorre algo parecido com a especiação biológica, variedades geográficas vão se diferenciando até se tornarem espécies. Às vezes os limites são difíceis de reconhecer.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2008, 18:21:08 »
Eu costumo usar os termos tendo o sentido descrito pelo Wolfischer
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2008, 18:32:55 »
Eu costumo usar os termos tendo o sentido descrito pelo Wolfischer
Sim, tambem acho o sentido mais correto, mas muita gente usa como sinonimo de "crentes radicais" ou algo do genero. gente reacionaria...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2008, 10:29:19 »
Acho que religiões são simplesmente ramos principais já mais consolidados, "mainstreams", e seitas são "brotos", vertentes novas e não tão populares quanto as anteriores, justamente por serem novas. 

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2008, 10:38:00 »
E mitologias sao todas aquelas religiões que nao estao mais em uso  :hihi:

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2008, 10:51:42 »
André Luiz completou nosso glossário mitológico :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2008, 10:55:08 »
Ainda que hoje em dia seja assim, ouvi dizer, mas não conheço bem, que algumas religiões, como o próprio cristianismo, abertamente tinham suas mitologias. Sugerem que os primeiros cristãos, por exemplo, não acreditavam em um Jesus de verdade, histórico ou "mágico", mas que era um mito que tinha o seu valor. Já ouvi falar que todos os deuses gregos ou greco-romanos eram assim, mas não sei.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2008, 11:03:01 »
Ainda que hoje em dia seja assim, ouvi dizer, mas não conheço bem, que algumas religiões, como o próprio cristianismo, abertamente tinham suas mitologias. Sugerem que os primeiros cristãos, por exemplo, não acreditavam em um Jesus de verdade, histórico ou "mágico", mas que era um mito que tinha o seu valor. Já ouvi falar que todos os deuses gregos ou greco-romanos eram assim, mas não sei.

Talves seja uma "evolução" natural de uma crença. Veja por exemplo o caso do kardec, se voce aponta as declarações racistas do proprio, os espiritas vem em uma defesa apaixonada criando interpretações para o justificar, como se ele fosse uma entidade sagrada que passou conhecimentos profundos e não pode estar errado.
Agora imagine se o espiritismo prosseguisse existindo por muitos seculos...acho que quanto mais passassse o tempo mais seria atribuido a ele esse carater sagrado, passando naturalmente a ser uma "divindade". Talves no nosso atual estagio de tecnologia, tendo gravações, livros impressos, etc isso até não acontecesse, mas acredito que se o rivail tivesse nacido muitos seculos antes e o ambiente fosse propicio isso fatalmente ocorreria...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2008, 11:08:09 »

No Budismo essa é a situação atual.  E até onde sei, sempre foi.  Uma vez um conhecido difusor do Budismo me contou que não acreditava na existência literal de Bodhidharma.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2008, 23:30:43 »
Seita é uma religião que ainda não conseguiu certificado de Utilidade Pública municipal, regional, e nacional (e consequentemente isenção de impostos).
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline yahveh

• Nível 03
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Setembro de 2008, 22:51:40 »
Olá, obrigado pelas respostas.

gostaria de comentar alguns items:

Sendo a palavra "seita" cognata com "seccionar", o que caracteriza uma seita é o separar-se do restante, em alguns casos querem separar-se até do resto da humanidade.
No caso das divisões do cristianismo ocorre algo parecido com a especiação biológica, variedades geográficas vão se diferenciando até se tornarem espécies. Às vezes os limites são difíceis de reconhecer.

Existe um dicionário de cognatos? Busquei no Gooooooogle, achei um, mas fiquei curioso que voce conheça essa "ligação". Procurei no wikipedia (minha única fonte até então.) e
vi que:

A palavra seita provém do latim secta (de sequi, que significa seguir), um curso de acção ou forma de vida, designando também um código comportamental ou princípios de vida ou ainda uma escola de filosofia ou doutrinas. Um sectator é um guia leal, aderente ou seguidor.

Ou seja, só apenas se separar, seguir outra direção, poderíamos considerar o ateismo como seita ?

Seita é uma religião que ainda não conseguiu certificado de Utilidade Pública municipal, regional, e nacional (e consequentemente isenção de impostos).

Achei curiosa essa, tem uma notação jurídica. Isso aí é verdade ou vc está sendo irônico?

Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #16 Online: 13 de Setembro de 2008, 15:53:41 »
Como diria Olavo de Carvalho, a diferença entre religião e seita é meramente política.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #17 Online: 14 de Setembro de 2008, 22:29:54 »
Parece a definição dada por Bismarck (se não me falha a memória):
Dialeto é uma língua que não tem exército nem esquadra.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!