Autor Tópico: Estudo da CIA diz que EUA estão em declínio  (Lida 1037 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Estudo da CIA diz que EUA estão em declínio
« Online: 12 de Setembro de 2008, 15:09:16 »
http://www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=18662&gid=optindin

Um relatório sobre os futuros riscos globais que está sendo preparado para o próximo presidente norte-americano prevê um declínio da influência dos EUA nas próximas décadas, à medida que o mundo é transformado pela globalização, afetado pelas alterações climáticas e desestabilizado pela escassez de alimentos, de água e de energia.

O relatório foi antecipado na semana passada em um discurso do principal analista do serviço de inteligência dos EUA, Thomas Fingar. As observações do analista foram baseadas no relatório "Global Trends 2025", que ainda será concluído. O documento avalia como acontecimentos internacionais poderiam afetar os EUA nos próximos 15 a 17 anos.

Fingar ressaltou que a hegemonia norte-americana vai continuar, mas sua influência e poder serão muito reduzidos.

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Estudo da CIA diz que EUA estão em declínio
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:20:28 »
Sei nao, posso estar ficando doido, mas este nao é o mesmo relatório que diz que o Brasil vai ser uma potência até 2025?

Offline BrazilianTroll

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:23:34 »
Sei nao, posso estar ficando doido, mas este nao é o mesmo relatório que diz que o Brasil vai ser uma potência até 2025?

E porque não?
Do jeito que o clima e outro desastres naturais estão acontecendo, o Brasil poderá ser um dos únicos lugares com condicóes boas de se viver.
Lugares como China e ïndia são bombas relógio.
Os Estados Unidos estão só esperando um empurrão p/ cair no buraco.
"Windows Vista/XP/9x /n./ 32 bit extensions and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition."

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:25:12 »

*Teoria da conspiração detected

Offline BrazilianTroll

• Nível 10
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:27:25 »

*Teoria da conspiração detected

Não se esqueça que foram os judeus que derrubaram as torres gêmeas...
"Windows Vista/XP/9x /n./ 32 bit extensions and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:35:16 »
(Certos nomes são bem escolhidos.)

Quanto à matéria em si, não vejo nada de tão surpreendente nela.  Não é nenhuma grande novidade, muito pelo contrário.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:37:01 »
Troquei as bolas, o relatório a qual eu me referia era este

http://www.defesanet.com.br/intel/2020oesp1/

Mas a ladainha é a mesma

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2008, 15:38:18 »
Potência econômica, em certo grau, até pode ser que o Brasil se torne.

Mas política, sem chance mesmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2008, 16:08:51 »
Essa promessa tem sido feita desde quando? Não sei quanto a políticas "momentâneas", mas avaliando o tipo de político de planejamento futuro no Brasil, principalmente com relação a educação, a tendência é tudo desmoronar. (o que dá mais voto)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2008, 08:50:01 »
Eu acho que o Chaves, o Evo e o Fidel deviam se unir a acabar com esta palhacada dos diabos.

Sí, los etados unidos están en declinio!
ha muito tiempo, yo ja sabia! percebi desde el principio!

Sarah Palin, yo quiero que te callas ahora, su chica del infierno!
entonces mandaremos los misseles estos americaños cabrones
ustedes no atacaras la grande madre russia!

el U.S.A. es lo grande satan!
tenemos que pedir ayuda ao lulla, nuestro aliado, nuestro pequeño perro, lulla el perrito boliviaño!
o lulla muerde los calcañares destos maricones! pega! pega!

o mulla, manda-nos sus aviones y porta-aviones, aquelles nuevos y guapos del años dourados

fidelito! evito! donde están cabrónes? manda-nos sus buembas
nuestro plaño es usar buembas intelligentes con fumaca de harutos cubaños y follas de coca
los soldados del usa ficarán desorientados y perderán el grande combate,
nunca houve na historia destro pais, lo mayor combate, nunca!

no tenemos que misturar con esta gentalla, no!
gentalla! gentalla!

o grande simón bolivar ayuda-nos a salvar la america destros perros
ayudanos a fundar los etados unidos venezuelanos
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2008, 13:55:00 »
Que os EUA entrarão em declínio em algum momento do futuro é certo , ao menos pelo que temos de precedentes históricos desde o Império Romano chegando até ao Britânico. Porém apontar uma crise ou o início de um período de crise não é o mesmo que dizer que os EUA estão a beira do precipício ou são uma potência decadente ( como advoga o Immanuel Wallerstein).
Os recursos americanos ( seja internos ou externos) permitem ainda uma grande base de manobra e recuperação  mas o crescimento de outros atores com pretensões imperiais , como a China e a Rússia , certamente criam mudanças no contexto geopolítico internacional. A hegemonia americana se mantém , mas não mais no céu de brigadeiro do início da década de 90 ; apesar do que apologistas como Fukuyama pregavam a História não tem fim , muito menos o que desejamos.

Por acaso na edição deste mês do Le Monde Diplomatique Brasil há um artigo interessante sobre o tema , como mostram os trechos abaixo:

Agora que o presidente George W. Bush é quase um passado ingrato , a estratégia de usá-lo como alvo de críticas cedeu lugar às especulações a respeito de como John McCain ou Barack Obama moldarão a política externa americana , caso cheguem à Casa Branca.
O momento remonta a Calígula , o terceiro imperador romano , que, embora fosse um d´spota cruel , tornou-se conhecido por indicar seu cavalo favorito , Incitatus , para ocupar um assento no Senado e , em seguida , promoveu-o a cônsul. Foi uma maneira perversa de sugerir que o Império já havia adquirido uma dinâmica própia , independente da extensa linhagem de pretensos césares.
Da mesma forma , com o impasse que os EUA vivem no Iraque e as tensões em todo Oriente Médio , o problema hoje é menos a mediocridade desastrosa de Bush - ou, comparando, a habilidade imperial de John McCain ou de Barack Obama - do que a potência crua di inpério , nascido da Guerra Hispano-Americana e transformado em Pax Americana depois da Segunda Guerra Mundial.
Assim como os EUA sobreviveram à desventura do Vietnã e dela emergiram fortalecidos , eles estão aptos a superar , aparentemente incólumes , o fiasco no Iraque.Embora momentaneamente desconcertado , o império americano continuará seu caminho , com a benção divina , sob a direção bipartidária e a pressão das mega corporações.
É uma característica dos Estados imperiais maduros a convivência com equívocos ciustosos , pagos não pelas elites , mas pelas classes baixas e pela periferia. Como todos os impérios este também cairá. Não sabemos quando , mas certamente não ocorrerá da noite para o dia.Enquanto isso , predições sobre seu declínio são amplamente exageradas , especialmente em relação à um futuro previsível , no qual permanecerá como a única hiperpotência mundial.
O exército dos EUA é o mais forte que o mundo já conheceu e chega a ridicularizar os lendários impérios Romano e Britênico.Preponderantemente no mar , no ar e no espaço - incluindo o ciberesoaço - Washington possui a capacidade admirável de proteger seu poder cobrindo distâncias enormes com uma velocidade incomum , conforme apropiado a um xerife autoproclamado , correndo para dominar ou explorar tanto as crises reais quanto as putativas em qualquer lugar do mundo.
Nas palavras do outrora Secretário de Defesa Donald Rumsfeld , " nenhum canto do mundo é remoto o bastante , nenhuma montanha alta o bastante , nenhuma caverna ou bunker fundo o bastante , nenhum veículo rápido o bastante para proteger os inimigos de nosso alcance".
Os EUA gastam pelo menos 25% de seu orçamento anual com defesa , aproximadamente a metade do que o resto do mundo combinado. Ruim para a sociedade como um todo , isso é bom não só para o exército , como também para a economis do país , inclusive para suas grandes corporações e fabricantes de armas que florescem - e lucram - mundo afora.
O investimento é suficiente para que , em vez de estabelecer territórios coloniais à maneira clássica , os EUA assegurem sua hegemonia com cerca de 700 bases do exército , da marinha e da aeronáutica em  100 países , além de pelo menos 16 agências de inteligência.
Para resumir em uma frase: o mundo inteiro é o quintal dos americanos. E , se o seu dominio militar não tem rival , tampouco o tem sua economia gigantesca , sua cultura sincrética e sua ciência.
Apesar dos imensos deficits fiscal e comercial que periodicamente enlouquecem seu sistema financeiro e repercutem globalmente , a economia americana permanece robusta e acerta passo na " destruição criativa" , desrespeitando os custos sociais , sejam domésticos ou em países estrangeiros.
...
Pascal , em uma meditação famosa  , imaginou que , se o nariz de Cleópatra fosse menor , " toda a face do mundo teria sido mudada". Mas a queda de Marco Antônio pela rainha do Egito tem menos a ver com sua derrota na batalha de Actium (31 D.C.) do que com a força , tática e moral das forças naval e militar mobilizadas contra ele por Otaviano. Exaltado como Imperador Augustus durante seu governo de 40 anos , Otaviano consolidou o Estado e o exército imperial centralizados , que perduraram por várias centenas de anos. Seus sucessores seguiram suas pegadas e provavelmente o farão também os herdeiros do presumido imperador George W. Bush.
Ponderando sobre o futuro do império americano , parece sábio ter em mente  a reflexão de Edward Gibbon , para quem , antes de nos perguntarmos " por que o antigo Império Romano foi destruído , deveríamos nos surpreender com o fato de [ele] ter subsistido por tanto tempo".
Certamente os críticos e tribunos radicais de amanhã irão destacar os elevados custos desta persistência , primordialmente a metátase da corrupção moral , política e financeira por todos os domínios do império. E eles poderão talvez retirar conselhos da leitura do Discurso sobre a primeira década de Tito Lívio de Maquiavel e das Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e sua decadência de Montesquieu , as duas cartilhas clássicas sobre os mecanismos de devastação e ruína imperial.

Arno J. Mayer é professor emérito de História da Universidade Princeton
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:42:08 »
http://www.opiniaoenoticia.com.br/interna.php?id=18662&gid=optindin

Fingar ressaltou que a hegemonia norte-americana vai continuar, mas sua influência e poder serão muito reduzidos.

Chegou a hora de rachar o bolo com o BRIC
 8-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!