Autor Tópico: Corpos Incorruptos  (Lida 5206 vezes)

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
Corpos Incorruptos
« Online: 14 de Setembro de 2008, 16:42:10 »
Estava eu debatendo com um católico em um forum gospel, o assunto evolto a milagres e ele me lançou esta
Só um detalhe:
O corpo incorrupto de Santa Catarina e um milagre bem recente.
Gostaria de sabe dos colegas, o que venha a ser um corpo incorrupto e o que a ciencia fala sobre eles...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re: Corpos Incorruptos
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2008, 17:58:23 »
Corpos incorruptos são, segundo o catolicismo, os corpos dos santos e beatos que não sofreram o processo de putrefação comum a qualquer cadáver.

Bom, essa é a parte da igreja, ai vai o que a ciência diz:

São mumificações naturais ou artificias.

Artificiais porque é comum a igreja embalsamar os corpos de alguns mortos devido aos rituais fúnebres. Um exemplo é o corpo do papa D. João XXIII, quando ele estava vivo se impressionou quando o cadáver de outro papa começou exalar mau cheiro antes que os rituais findassem, devido a isso solicitou que seu cadáver fosse preparado de maneira que não acontecesse algo semelhante. Recentemente descobriram que seu cadáver estava conservado, apenas com o rosto e as mãos levemente escurecidas, para encobrir isso usaram uma fina camada de cêra. João XXIII morreu em 1963, ai está uma foto de 2005:

Quanto aos cadáveres naturalmente conservados, eles não passam de múmias, alguns são as múmias tradicionais, formadas devido a um lugar quente e seco, outras sofrem um processo chamado de saponificação, quando em um lugar quente e úmido com alta alcalinidade transforma os tecidos do corpo em uma espécie de sabão, protegendo inclusive alguns orgãos internos. Abaixo uma foto do corpo de uma criança que, segundo a legenda, faleceu em 1902 e teve seu corpo exumado em 1995:

Detalhe: ela nao é santa ou beata.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2008, 18:05:39 »
valeu dodo :ok: eu nem sabia disto viu, vivendo e aprendendo

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2008, 18:10:07 »
Tinha uma secao no site do encosto chamada Necrocatolicismo
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2008, 18:25:51 »
que site é este fenrir?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2008, 18:29:35 »
"O Encosto Homepage".  Parece que não está mais no ar.  Era um sítio de denúncia de abusos religiosos, bastante satírico, mantido por um dos nossos "primos malvados".  Você vai encontrá-lo em http://rv.cnt.br
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2008, 18:31:31 »
A proposito, voce sabe porque tiraram o site do ar?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2008, 18:57:20 »
Não.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2008, 19:51:48 »
Estava eu debatendo com um católico em um forum gospel, o assunto evolto a milagres e ele me lançou esta
Só um detalhe:
O corpo incorrupto de Santa Catarina e um milagre bem recente.
Gostaria de sabe dos colegas, o que venha a ser um corpo incorrupto e o que a ciencia fala sobre eles...

Diz pra ele que isso é uma "IDÉIA CORRUPTA"!
Acabou o assunto!
Se ele inssitir...
Tome todas as medidas  que já discutimos com a Flávia. :)

Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2008, 20:34:36 »
Hoje os milagres são pobres. Todos são limitados pelas mesmas coisas que as coisas comuns. A paranormalidade não anda muito sobrenatural...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2008, 21:07:38 »
Citação de: Guardião
Gostaria de sabe dos colegas, o que venha a ser um corpo incorrupto

Essa idéia de 'corpos incorruptos' era uma idéia de cristãos muito antiga, de que corpos de santos demoram a ficar putrefactos ou permanecem intocados. Inclusive no 'Os irmãos Karamázov' o guia espiritual de Andrei, quando morre, impressiona os alunos emembros da igreja por exalar um mau cheiro rapidamente, embora tenha sido o homem mais santo que todos eles conheceram.

Outro motivo de demora co corpo em exalar mau cheiro pode ser a alta taxa medicação nos últimos meses de tratamento, que acaba agindo como um antibacteriano mesmo depois do corpo 'morrer'.

Mas para mim a pergunta seria a mesma que faz Dostoievsky: se fosse verdade, o que provaria? Que Deus não gosta das mesma bactérias que ele criou ? Que apodrecer é ruim ? É uma antiga crença , ainda animista, diga-se cristão, budista ou o que for (pois é, há budistas que tem a mesma cisma com bactérias).

A verdade é que é mais uma prova da relação espúria dessas crenças com preconceitos humanos: relacionamos maldade com sujeira, verdade e bem com pureza, e pureza é sinônimo de limpeza. Então mau cheiro seria uma prova de sujeira espiritual.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2008, 21:09:43 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2008, 21:17:18 »
Hoje os milagres são pobres. Todos são limitados pelas mesmas coisas que as coisas comuns. A paranormalidade não anda muito sobrenatural...

Interessante né... ::)
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 14 de Setembro de 2008, 22:16:28 »

Eu tinha um conhecido argentino que tinha uma frase que traduzida seria algo tipo 'Deus não gosta de holofotes'; ele cunho a frase justamente quando falávamos de Jesus Cristo Superstar, onde Judas (depois de morto) pergunta para JC pra quê o filho de Deus aparecer na Palestina do séc I e não agora, com videos, câmera e tudo isso ;)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:23:55 »

Ainda aparecem umas imagens de "Vossa" Senhora em janelas, um santinho que chora aqui e acolá...
Em compensação vai numa igreja pentecostal que voce vai ver "caroço" desaparecendo que dá gosto!

Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:27:09 »
Acho que isso de corpos incorruptos é consequência da observação de cadáveres em decomposição.

Não costumam ser coisas bonitas, nem cheirosas.  Principalmente quando os vermes começam a tomar conta do território.

Aliás, suspeito que por isso os egípcios acreditavam que os cadáveres eventualmente retornariam à vida e davam tanta importância ao hábito de embalsamar ou mumificar os corpos.  Só "gentalha" se deixaria "virar vermes fedorentos", supostamente...

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Setembro de 2008, 10:41:20 »
Eu, na minha santa ignorância sempre pensei que "corpo incorrupto" se referia a algo assim!

Abraços

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:00:04 »
eu não conheço a historia da santa catarina porem ele me respondeu isto
A menina passou 40 anos enterrada como Santa Catarina ? Em local, comum e ao ser desenterrada o coração dela estava como se tivesse acabado de morrer?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Setembro de 2008, 11:22:27 »
Diz pra ele que depois disto.....

O milagre dos corpos incorruptos perdeu muito o valor de troca!

Abraços

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Setembro de 2008, 12:55:23 »
hehehe, vc esta fazendo falta por la lorde

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Setembro de 2008, 14:13:14 »
hehehe, vc esta fazendo falta por la lorde

Perdi o link que vc me passou.
Poste  novamente please!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!