Autor Tópico: Algumas perguntas  (Lida 1271 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Algumas perguntas
« Online: 15 de Setembro de 2008, 04:13:19 »
Em que fase da evolução deixamos de ser repteis e nos tornamos humanos.

Quando e porque adquirimos consciência.

Como foi introduzida no genoma a informação de que deveriamos nascer dentro de nossas mães e não dentro de ovos?

Quando uma espécie se tornou outra e porque?

Perguntas de um conhecido. Como não sou muito bom em biologia, estou pedindo uma mãozinha  :vergonha:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Algumas perguntas
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2008, 08:43:23 »

Nossos ancestrais deixaram de ser répteis quando os primeiros mamíferos tiveram origem.  E nós nos tornamos humanos da mesma forma, muitas gerações depois, quando nossos ancestrais já eram primatas.

No sentido biológico do termo, quando desenvolvemos um sistema nervoso central (primeiros vertebrados, creio; não tenho certeza) e porque é uma vantagem adaptativa que favoreceu a sobrevivência e a reprodução dos que a tinham.

Suspeito porém que a pergunta é um tanto mais metafísica e portanto não pode ser respondida pela ciência.

Como foi introduzida no genoma a informação de que deveriamos nascer dentro de nossas mães e não dentro de ovos?

Essa é uma forma um tanto inexata de formular a pergunta, mas a transição de ovíparos para vivíparos é uma das principais características que definem o conceito de mamíferos.  Foi, até onde se sabe, uma mutação aleatória que se manteve, novamente, porque apresenta vantagens adaptativas, principalmente para animais como nós que tem relativamente pouca prole.

O mecanismo básico da diferenciação de espécies consiste em mutações aleatórias que diferenciam os indivíduos de cada geração e são favorecidas ou inibidas pela pressão seletiva, levando essas mutações a ser mantidas, favorecidas ou desfavorecidas em função de quanto ajudam ou atrapalham cada indivíduo a sobreviver e se reproduzir.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2008, 08:47:03 »
Nao manjo muito de biologia , mas essa de qual fase da evolução deixamos de ser repteis para sermos humanos foi boa

Ele só pulou alguns milhões de anos

As perguntas se relacionam aos primeiros mamíferos e nao nos

E uma espécie "nao se torna outra" depois de uma noite de sono  :lol:

Isso é coisa do Carraro é?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2008, 09:00:35 »
Ja ouviu falar no sinapsideos?

The non-mammalian members were traditionally described as mammal-like reptiles,[2][3] and are sometimes referred to as "proto-mammals" or "stem-mammals"

Tem um exemplo deste bichos feios aqui
e mais outro aqui

Cara, tem uns sinapsideos muito feios. pena que nao consigo me lembrar de todos os links

Se nao fosse a extencao do Permiano...

Tem tambem o Repenomamus

E tem uns animais transicionais reptil-mamifero que ja vi por ai (tirando os que foram extintos no Permiano). Preciso procurar. Sao bicho parecidos com ratos, acho.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2008, 09:09:04 »
Nao manjo muito de biologia , mas essa de qual fase da evolução deixamos de ser repteis para sermos humanos foi boa

Ele só pulou alguns milhões de anos

As perguntas se relacionam aos primeiros mamíferos e nao nos

E uma espécie "nao se torna outra" depois de uma noite de sono  :lol:

Isso é coisa do Carraro é?

Quase. Soro :)

Isso que eu deixei outras perguntas de fora :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2008, 13:01:04 »
No geral, eu recomendo a leitura de
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_evolutiva_dos_mam%C3%ADferos
http://en.wikipedia.org/wiki/Evolution_of_mammals

Uma pergunta tão metafísica quanto científica. Ainda não se sabe quais os mecanismos neurológicos que nos garante a conciência (supondo que esta despenda apenas desses). É possível que existam graus de conciência a medida que os animais tem um sistema nervoso mais sofisticado.

A rigor, dois espécimes são de espécies diferentes quando não é mais possível que haja troca de genes entre si. Por exemplo, um pudle e um pitbull são da mesma espécie, Canis lupus, pois mesmo não podendo trocar genes diretamente entre si, algum descendente bem viralata deles vai poder.

Mas perguntar "quando" e "porque" as espécies se diferenciam é falta de entendimento do processo ecolutivo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2008, 20:39:09 »
Tendando não ser repetitivo e só acrescentando uma poucas coisas ao que já disseram

"Deixar de ser réptil" não foi algo que aconteceu com cada espécie de mamífero individualmente; os mamíferos evoluíram gradualmente de uma linhagem de réptil antiga, havendo entre eles animais que são chamados popularmente de "répteis que parecem mamíferos" e um pouco mais adiante, os "mamíferos que parecem répteis", e só então os mamíferos. Mas mesmo esses ainda conservam características mais "típicas" de répteis (além das comuns por serem ambos vertebrados), como os monotremados (ornitorrinco e equidna, que botam ovos).

É um tanto vaga a pergunta porque "consciência" pode ter vários significados. Pode ser desde a condição de animais em alerta, passando por alta capacidade cognitiva, e até uma discussão mais complicada sobre a experimentação subjetiva de sentidos e pensamentos, que é algo muito difícil de ser estudado. Para as outras definições já são comparativamente um tant o mais fáceis de se responder, basicamente foi com o desenvolvimento e aprimoramento gradual do sistema nervoso, nos animais. Aprimoramento esse principalmente dirigido por seleção natural. Para a definição complexa de "consciência", pode-se talvez ter a mesma resposta, talvez com a exclusão do papel da seleção natural, mas talvez pode ser algo muito mais complicado e bizarro do que se costuma imaginar, e praticamente sem nada a ver com evolução biológica, podendo até talvez ser um tipo de propriedade física da matéria -- é algo muito desconhecido.

Ocorreram diversas "origens" separadas para os vivíparos - seres cujas mães ficam prenhas em vez de botar ovos.

No caso dos mamíferos, foi algo gradual. Os primeiros mamíferos botavam ovos, dos ovos passaram para a bolsa marsupial, e possivelmente (mas não necessariamente), da bolsa marsupial uns passaram para a gestação interna. Além de mutações diversas, se não me engano parte dos genes relacionados a gravidez dos mamíferos foi adquirido por "transmissão horizontal" de um genes de parasitas; possivelmente inserção retroviral (quando um vírus se copia nos genes do portador, como no caso do HIV) ou algo "parecido" com um parasita não-viral. Nos parasitas o produto dos genes os deixava a salvo do sistema imunológico dos indivíduos, e, assimlado pelos mamíferos, deixa o embrião a salvo do sistema imunológico da mãe.

[/quote]

Quando uma população se divide por muito tempo, as duas "metades" deixam de compartilhar genes uma com a outra (não há "fluxo genético"), e vão gradualmente se acumulando diferenças genéticas, e as respectivas difernenças nos fenótipos -- como nas diferentes raças de cães. Essas diferenças podem mais ou menos gradualmente tornar impossível que indivíduos de uma espécie consigam ter filhos férteis com indivíduos da outra, e essencialmente isso é o que faz com que sejam classificadas como espécies diferentes.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2008, 07:30:45 »
Uma dúvida que eu tenho sobre Evolução é assim:

* Se todos nós evoluímos com o tempo a partir de uma célula e desde o começo brigávamos pelo espaço e  disputando força e alimento, sobrevivendo a diversidades, chamando isso de Seleção Natural, a dúvida que eu tenho é:

- Se hoje confinamos vacas e bois, matamos peixes e frangos para nossa alimentação; independente das condições que esses animais são criados, isso não é nada mais natural de que o nosso processo de sobrevivência e soberania diante dos animais....?

Os animais foram criando sentidos e um sistema nervoso bastante evoluído, mas mesmo assim se nós maltratarmos os animais, será somente mais um meio natural que fazemos para nossa seleção natural?

Ou seja, devemos ou não importar com a morte dos animais? Isso é normal e é um processo que acontece a milhares de anos entre os animais... então, preocupar é realmente preciso???

Essa empatia com animais é um retrocesso a nossa evolução?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2008, 07:47:19 »
- Se hoje confinamos vacas e bois, matamos peixes e frangos para nossa alimentação; independente das condições que esses animais são criados, isso não é nada mais natural de que o nosso processo de sobrevivência e soberania diante dos animais....?

Soberania não é um conceito biológico.  E hoje em dia não é por motivos de sobrevivência que se abate gado de corte.

A situação que você descreve é natural de certa forma, mas não tem justificativa biológica.  Muito menos é necessariamente algo a ser mantido e aceito com naturalidade: muitos absurdos igualmente "naturais" foram abandonados ou repudiados por motivos morais ao longo da história humana.

Os animais foram criando sentidos e um sistema nervoso bastante evoluído, mas mesmo assim se nós maltratarmos os animais, será somente mais um meio natural que fazemos para nossa seleção natural?

Sim, de um ponto de vista biológico seria isso e não haveria nada mais a comentar.  Mas será que nos convém usar esse tipo de referencial?  Se o fizermos, renunciamos a muito da sustentação da civilização e uma série de crimes passam a ser "evolutivamente" vantajosos.  Afinal, a evolução das espécies se sustenta na sobrevivência do mais apto e portanto na incapacidade de sobrevivência dos menos capazes.

Ou seja, devemos ou não importar com a morte dos animais? Isso é normal e é um processo que acontece a milhares de anos entre os animais... então, preocupar é realmente preciso???

Para mim está claro que devemos nos importar, sim.  Crueldade com animais é natural, mas eras glaciais também são.  Isso não justifica negligenciar nossas obrigações morais.

Essa empatia com animais é um retrocesso a nossa evolução?

Evolução, no sentido biológico do termo, não tem uma direção definida e por isso não faz sentido falar em retrocesso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2008, 08:00:01 »
Uma dúvida que eu tenho sobre Evolução é assim:

(...)Essa empatia com animais é um retrocesso a nossa evolução?

Me soa mais a uma pergunta moral.

Mas em todo caso, em termos biológicos, todo predador controla suas presas. No nosso caso, evoluímos ao ponto de criá-los (e protegê-los) para o nosso melhor sustento (e sobrevivência indireta deles).

Aliás, não somos nem mesmo os primeiros a domesticar animais, formigas o faziam milhões de anos antes de sequer surgirem os humanos.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2008, 08:01:34 »

Perguntas de um conhecido. Como não sou muito bom em biologia, estou pedindo uma mãozinha  :vergonha:

O mais importante é que são perguntas que muitos se fazem e de cara, sem Google :) poucos respondem. Isso que acho mais alarmante...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2008, 12:19:56 »

O mais importante é que são perguntas que muitos se fazem e de cara, sem Google :) poucos respondem. Isso que acho mais alarmante...

É mais fácil falar "Foi Deus".

Nós não temos a mínima chance. Resistir é inútil. :(

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2008, 12:43:20 »

:what: Deus é Borg???   :histeria:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2008, 13:13:11 »

:what: Deus é Borg???   :histeria:

::) :biglol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!