Tendando não ser repetitivo e só acrescentando uma poucas coisas ao que já disseram
Em que fase da evolução deixamos de ser repteis e nos tornamos humanos.
"Deixar de ser réptil" não foi algo que aconteceu com cada espécie de mamífero individualmente; os mamíferos evoluíram gradualmente de uma linhagem de réptil antiga, havendo entre eles animais que são chamados popularmente de "répteis que parecem mamíferos" e um pouco mais adiante, os "mamíferos que parecem répteis", e só então os mamíferos. Mas mesmo esses ainda conservam características mais "típicas" de répteis (além das comuns por serem ambos vertebrados), como os monotremados (ornitorrinco e equidna, que botam ovos).
Quando e porque adquirimos consciência.
É um tanto vaga a pergunta porque "consciência" pode ter vários significados. Pode ser desde a condição de animais em alerta, passando por alta capacidade cognitiva, e até uma discussão mais complicada sobre a experimentação subjetiva de sentidos e pensamentos, que é algo muito difícil de ser estudado. Para as outras definições já são comparativamente um tant o mais fáceis de se responder, basicamente foi com o desenvolvimento e aprimoramento gradual do sistema nervoso, nos animais. Aprimoramento esse principalmente dirigido por seleção natural. Para a definição complexa de "consciência", pode-se talvez ter a mesma resposta, talvez com a exclusão do papel da seleção natural, mas talvez pode ser algo muito mais complicado e bizarro do que se costuma imaginar, e praticamente sem nada a ver com evolução biológica, podendo até talvez ser um tipo de propriedade física da matéria -- é algo muito desconhecido.
Como foi introduzida no genoma a informação de que deveriamos nascer dentro de nossas mães e não dentro de ovos?
Ocorreram diversas "origens" separadas para os vivíparos - seres cujas mães ficam prenhas em vez de botar ovos.
No caso dos mamíferos, foi algo gradual. Os primeiros mamíferos botavam ovos, dos ovos passaram para a bolsa marsupial, e possivelmente (mas não necessariamente), da bolsa marsupial uns passaram para a gestação interna. Além de mutações diversas,
se não me engano parte dos genes relacionados a gravidez
dos mamíferos foi adquirido por "transmissão horizontal" de um genes de parasitas; possivelmente inserção retroviral (quando um vírus se copia nos genes do portador, como no caso do HIV) ou algo "parecido" com um parasita não-viral. Nos parasitas o produto dos genes os deixava a salvo do sistema imunológico dos indivíduos, e, assimlado pelos mamíferos, deixa o embrião a salvo do sistema imunológico da mãe.
Quando uma espécie se tornou outra e porque?
[/quote]
Quando uma população se divide por muito tempo, as duas "metades" deixam de compartilhar genes uma com a outra (não há "fluxo genético"), e vão gradualmente se acumulando diferenças genéticas, e as respectivas difernenças nos fenótipos -- como nas diferentes raças de cães. Essas diferenças podem mais ou menos gradualmente tornar impossível que indivíduos de uma espécie consigam ter filhos férteis com indivíduos da outra, e essencialmente isso é o que faz com que sejam classificadas como espécies diferentes.