Tô precisando de ajuda! Peguei um schnauzer miniatura pra cuidar, era de um amigo meu mas ele quebrou o pau com os pais, tá saindo de casa e não pode levar o cachorro, nem quer deixar com os pais. Eu sempre quis ter um cachorro e ele me ofereceu... na hora o impulso falou mais alto e eu não recusei!
Eu adoro o cachorro, conheço desde que era minúsculo (está com um ano, por aí, agora), mas nunca tive bicho nenhum antes e ainda tô aprendendo a cuidar. Andei lendo um livrinho de adestramento (que está me quebrando um galhão!) e já levei ao veterinário, ele está bem de saúde, as vacinas estão em dia e já sei o básico sobre dar banhos, escovar os dentes cuidar do pêlo, esse tipo de coisas...
Mas se alguém tiver experiência com schnauzer miniatura, ou com cachorros em geral, e puder me dar umas dicas aqui, agradeço imensamente! Cada semana descubro alguma coisa nova que me espanta e o veterinário já deve estar de saco cheio de atender meus telefonemas.
Então, pra entrar nos específicos:
- é normal da raça latir bastante? Os vizinhos reclamaram com a minha vó que ele passa o dia no portão latindo pra quem ou o que passa, gente, bicho, carro...
- ele é extremamente curioso. O que anda me dando problemas, porque ele experimenta tudo... ele já comeu aquela parte amarela macia de uma esponja de cozinha e a gaveta de baixo da fruteira na cozinha está inutilizável, o que botar lá ele come. Isso é característica da raça ou o spock é maluco mesmo? O livro que eu ando lendo não menciona como evitar esse comportamento em particular, alguém já teve de lidar com isso?
- ele é chorão. Chora de noite quando está sozinho, chora quando eu saio de casa, chora quando eu volto até eu começar a brincar com ele. Alguém tem uma idéia de como resolver? Ultimamente tenho deixado ele chorando até parar, mas comecei faz coisa de uns 4, 5 dias e ainda não notei melhora. Aliás, nem sei se faz sentido isso, imagino que ele vá entender que enquanto ele não parar não vai ganhar atenção, mas não sei se a cabeça dele funciona assim.
Desde já, 'brigado!