Autor Tópico: Biólogo defende ensino do criacionismo e é expulso da Royal Society britânica  (Lida 1364 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid243441,0.html

Um dirigente da Royal Society britânica que defendeu, durante uma reunião de cientistas, o ensino do criacionismo nas escolas britânicas demitiu-se por causa do escândalo nascido de sua proposta. Michael Reiss, diretor de educação da prestigiosa instituição científica, e que além de biólogo é sacerdote da Igreja Anglicana, se viu forçado a dar esse passo porque seus colegas concluíram que sua fala havia prejudicado a reputação da entidade. Em um discurso feito no Festival de Ciências realizado em Liverpool, Reiss havia dito que era contraproducente tirar das aulas de ciência as teorias que se contrapõem à evolução, com base no fato de que não têm validade científica.

De acordo com Reiss, os professores de Ciências não deveriam ver no criacionismo uma "idéia equivocada", e sim uma cosmovisão alternativa, em que acreditam muitas crianças que cresceram no seio de famílias cristãs ou muçulmanas.

O ganhador do Prêmio Nobel de Medicina Richard Roberts descreveu as opiniões de seu colega como "escandalosas" e escreveu uma carta ao presidente da Royal Society, Lorde Rees de Ludlow, exigindo a demissão de Rees.

O ganhador do Nobel de Química Harry Koto, também membro da sociedade, escreveu por sua vez uma carta dizendo que já havia advertido para o perigo de manter um sacerdote como diretor de educação da instituição.

Com a polêmica instaurada, a Royal Society divulgou um comunicado dizendo que os comentários de Reiss, que havia falado na condição de dirigente da entidade, se prestavam facilmente a "interpretações erradas".

"Mesmo que não fosse essa sua intenção, houve dano à reputação da Society", diz o comunicado, que prossegue: "O criacionismo carece de base científica e não deveria ter parte no currículo de ciências. E se um jovem levanta a questão do criacionismo numa aula de ciência, os professores deveriam ser capazes de explicar que a evolução é uma teoria com sólida base científica e que esse não é o caso, de modo algum, com o criacionismo."

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Biólogo defende ensino do criacionismo e é expulso da Royal Society britânica
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2008, 20:42:43 »
Mandaram muito bem.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
Re: Biólogo defende ensino do criacionismo e é expulso da Royal Society britânica
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2008, 20:49:27 »
verdade :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2008, 22:12:49 »
Sei lá, acho que deve ser talvez mais lenha na fogueira do que deixar ele lá e só dizer que não é a opinião da RS. Os crias acabaram de lançar um documentário (fraudulento) "expelled", em que argumentam que são injustamente excluídos do meio acadêmico e etc....  :umm:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2008, 22:25:51 »
Ótima notícia! Mas não é por menos, conheci na faculdade várias biólogas formandas que eram religiosas.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2008, 22:34:46 »
Gostei de ver.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2008, 23:03:34 »
http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid243441,0.html

...

De acordo com Reiss, os professores de Ciências não deveriam ver no criacionismo uma "idéia equivocada", e sim uma cosmovisão alternativa, em que acreditam muitas crianças que cresceram no seio de famílias cristãs ou muçulmanas.

...
ARrrgh! :enjoo: O cara conseguiu numa frase só juntar o que tem de pior no vocabulário anti-científico atual, sectarismo religioso e a tal da desconstrução científica pós moderna! Que raio de história é essa de "cosmovisão alternativa"...?

Sokal nele!
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2008, 01:17:54 »
Não entendi, ele foi expulso ou se demitiu???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2008, 04:38:12 »
Não entendi, ele foi expulso ou se demitiu???

Os dois.

Desculpe a brincadeira.

O problema é que a sua declaração, enquanto dirigente da Royal Society, podia facilmente ser entendida, pelo menos por alguns, como sendo a posição oficial da mesma. Se bem que, ocupando ou não um cargo na direção, o estrago já esta feito.

Ainda não procurei, mas com certeza, a declaração dele já deve ter sido reproduzida em um site criacionista e lida por centenas de milhares de pessoas, que, obviamente, não irão saber do que ocorreu depois.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2008, 04:56:29 »
vai virar um martir...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2008, 07:23:52 »
Deve-se ensinar sobre o criacionismo e sobre todos os mitos da criação, mas não nas aulas de ciência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2008, 07:25:22 »
E sem essa de "cosmovisão alternativa".
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Biólogo defende ensino do criacionismo e é expulso da Royal Society britânic
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2008, 10:44:37 »
Deve-se ensinar sobre o criacionismo e sobre todos os mitos da criação, mas não nas aulas de ciência.
Devemos ensinar AMBOS OS LADOS, é a opção mais racional e democrática.

A typical 19th century phrenology chart. Phrenologists claimed to predict personality traits from reading "bumps" in the head. Phrenology was first called a pseudoscience in 1843 and continues to be widely considered pseudoscience.

http://en.wikipedia.org/wiki/Pseudo-science

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2008, 12:56:01 »
Devemos ensinar AMBOS OS LADOS, é a opção mais racional e democrática.
Não é "ambos", já que há centenas de lados.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Re: Biólogo defende ensino do criacionismo e é expulso da Royal Society britânic
« Resposta #14 Online: 22 de Setembro de 2008, 16:22:29 »
A Escola de Meu filho me custa uma baba!
Se ensinarem Matemática e Língua Portuguesa bem já tá bom demais.
Estórias pra dormir eu conto em casa!

Abraços
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!