O primeiro mandato de GWB foi incrivelmente disputado. O segundo de Lula como Presidente, também. De fato, muitas eleições importantes tendem a ser apertadas.
Isso me surpreende um pouco. Supõe-se que justo para o cargo mais importante do País os eleitores se polarizem mais e portanto já tenham idéias formadas desde bem cedo, mas parece que o contrário acontece: quanto mais perto da data final, mais próximas as contagens.
Claro, em parte isso acontece porque os candidatos tentam conquistar o máximo possível de eleitores à medida que o tempo passa e direcionam seus esforços de acordo com as pesquisas.
Mas acho que isso indica também e principalmente um grau de insegurança dos eleitores, em parte por não saberem se podem confiar em candidatos que perdem a firmeza de suas posições (porque não querem parecer "radicais" e com isso perder os votos dos indecisos) quando a disputa aperta.
Em linhas gerais, portanto, uma disputa apertada seria um sintoma de confusão e falta de engajamento político do eleitorado.
Opinem, por favor.