Autor Tópico: Especulação: por que tantas eleições tendem a ser bem disputadas  (Lida 414 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Especulação: por que tantas eleições tendem a ser bem disputadas
« Online: 18 de Setembro de 2008, 00:33:34 »
O primeiro mandato de GWB foi incrivelmente disputado.  O segundo de Lula como Presidente, também.  De fato, muitas eleições importantes tendem a ser apertadas.

Isso me surpreende um pouco.  Supõe-se que justo para o cargo mais importante do País os eleitores se polarizem mais e portanto já tenham idéias formadas desde bem cedo, mas parece que o contrário acontece: quanto mais perto da data final, mais próximas as contagens.

Claro, em parte isso acontece porque os candidatos tentam conquistar o máximo possível de eleitores à medida que o tempo passa e direcionam seus esforços de acordo com as pesquisas. 

Mas acho que isso indica também e principalmente um grau de insegurança dos eleitores, em parte por não saberem se podem confiar em candidatos que perdem a firmeza de suas posições (porque não querem parecer "radicais" e com isso perder os votos dos indecisos) quando a disputa aperta.

Em linhas gerais, portanto, uma disputa apertada seria um sintoma de confusão e falta de engajamento político do eleitorado.

Opinem, por favor.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Especulação: por que tantas eleições tendem a ser bem disputadas
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2008, 00:44:58 »

Vários motivos.

1. Ninguém se preocupa muito com política como você disse, o que causa uma situação default no eleitorado com uma massa de "indecisos".

2. Candidatos que são julgados apenas pelo que aparece ou são capazes de demonstrar no horário político.
2.a. O grande poder que a oratória (ou lábia) tem.
2.b. Propaganda política que é preparada de forma tal que faz parecer que é um duelo de Titãs, a hora da verdade, o momento de solucionar definitivamente todos os problemas imagináveis em uma simples eleição.

3. Segundo turno que polariza entre duas escolhas, ou esse ou aquele.

4. Paixões ideológicas que ficam exasperadas e apelam à emoção e não à razão.

5. Pouca cultura geral que faz com que grande parte do eleitorado não saiba discernir bem uma proposta da outra, e qual é viável ou não.

« Última modificação: 18 de Setembro de 2008, 01:02:14 por JUS EST ARS »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Especulação: por que tantas eleições tendem a ser bem disputadas
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2008, 01:13:35 »
A maioria da população não tem (qual o termo usar? "Equilíbrio" talvez) para votar. Além da falta de interesse na política.
Então, basicamente, a maioria não tem uma idéia do que quer...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!