19/09/2008 - 09h33Após críticas, Chávez expulsa diretores da Human Rights Watch do paísda France Presse, em Caracas
da Folha OnlineO governo da Venezuela expulsou do país o diretor para as Américas da Human Rights Watch (HRW), José Miguel Vivanco, poucas horas depois de a organização humanitária ter divulgado um relatório crítico sobre o governo do presidente Hugo Chávez.
"Vivanco violou a Constituição e as leis da Venezuela, agredindo as instituições da democracia venezuelana e imiscuindo-se ilegalmente nos assuntos internos do país", afirmou o ministério das Relações Exteriores venezuelano em um comunicado. "Por isso, o governo decidiu expulsar do território venezuelano o referido cidadão, portador de um passaporte chileno, e o americano Daniel Wilkinson, também membro da HRW", acrescenta. Wilkinson é subdiretor da organização.
O texto ainda diz que o "Estado venezuelano deve fazer respeitar a soberania nacional (...) frente a agressões de fatores internacionais que respondem a interesses vinculados e financiados pelas agências do governo dos Estados Unidos da América, que por trás da aparência de defensores dos direitos humanos usam uma estratégia de agressão inaceitável para nosso povo".
O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, confirmou que Vivanco, que desembarcou em Caracas para apresentar o relatório da HRW, foi conduzido ao aeroporto internacional de Maiquetia, a cerca de 30 km de Caracas, e que já está fora do país. "A expulsão é uma mensagem clara a quem tentar vir conspirar de dentro", disse o ministro. "Quem se meter nos assuntos internos da Venezuela obterá a mesma resposta", enfatizou.
Notícia Completa