Nova falha no Hubble adia missão de reparos do telescópio espacialA NASA decidiu adiar a missão de reparos do telescópio espacial Hubble depois que foi detectada uma nova falha que está impedindo que as imagens capturadas sejam transmitidas para a Terra.
Missão ao Hubble é adiadaO adiamento é necessário para que os engenheiros analisem a causa da nova falha, encontrem a solução para corrigi-la, providenciem os materiais de reparo e treinem os astronautas para a instalação das novas peças.
A previsão, anteriormente prevista para ser lançada no dia 14 de Outubro, não deverá acontecer antes de Fevereiro de 2009.
Formatador de Dados CientíficosA nova falha ocorreu na unidade de controle central do Hubble, um módulo conhecido como Formatador de Dados Científicos e foi detectada pelos cientistas da missão no Sábado, dia 27. Eles fizeram uma tentativa de resetar o formatador e baixar uma imagem dos dados da memória do computador no momento da falha - um procedimento conhecido como
memory dump - mas não tiveram êxito.
Testes adicionais comprovaram que o lado A do equipamento não suporta mais a transmissão de dados científicos para as antenas no solo e deverá ser substituído.
Plano BAgora os cientistas vão fazer o roteamento para o equipamento reserva (o lado B) de forma que o Hubble volte a funcionar normalmente.
A transição para o módulo reserva, contudo, é complicado, e exigirá que cinco outros módulos utilizados no gerenciamento dos dados também sejam roteados para suas respectivas cópias. A última vez que esses equipamentos de reserva foram acionados foi em 1990, antes do lançamento do Hubble.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nova-falha-no-hubble-adia-missao-de-reparos-do-telescopio-espacial&id=020130080929