Autor Tópico: Missão inédita para reparar Hubble tem nave reserva  (Lida 409 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Missão inédita para reparar Hubble tem nave reserva
« Online: 19 de Setembro de 2008, 16:51:11 »
Citar

O ônibus espacial Endeavour estará preparado para uma possível substituição caso o Atlantis sofra danos irreparáveis durante a missão que fará em outubro para reparar e modernizar o telescópio espacial Hubble, informa a Nasa, a agência espacial americana. O Endeavour já chegou à plataforma de lançamento, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, onde ficará de sobreaviso.


No caso de necessidade durante a missão, o Endeavour estará pronto para ser enviado ao espaço e socorrer os sete tripulantes da Atlantis. Depois do desastre da Columbia, todas as missões espaciais tripuladas norte-americanas contam com planos de resgate espacial.

Segundo a Nasa, a missão marcará a primeira vez que um ônibus espacial irá atuar como nave de salvamento. O objetivo é transportar novos componentes e conduzir extensos reparos espaciais de alguns instrumentos quebrados que estão integrados ao Hubble, estendendo a vida útil entre cinco e dez anos. O lançamento da Atlantis está marcado para o dia 10 de outubro, mas poderá ser adiado devido a problemas de carga.

"Caso consigamos de fato reparar os dois instrumentos quebrados (uma câmera e um espectrógrafo), estaremos na posição de dispor de cinco instrumentos plenamente funcionais pela primeira vez desde que o Hubble foi lançado", 18 anos atrás, disse Edward Weiller, diretor da divisão de ciência da Nasa. "Teremos o melhor Hubble de todos os tempos, não resta dúvida a respeito", disse Weiler a repórteres durante uma conversa em 8 de setembro no Centro de Vôo Espacial Goddard, da Nasa, em Greenbelt, Maryland.

Reparos no Hubble
Lançado em 1990, o Hubble não recebe manutenção desde 2002 e hoje orbita a cerca de 560 km acima da Terra. Ele foi construído com alças de apoio para mãos e barras de retenção para os pés, o que permite que astronautas trabalhem nele, no espaço.

Mesmo assim, as missões anteriores de reparos e de modernização envolveram apenas a instalação de novos componentes e a remoção de outros. O plano irá reparar a câmera defeituosa e o espectrógrafo, que deixou de funcionar em 2004.

Os espectrógrafos medem os comprimentos de onda e a cor da luz proveniente de objetos, revelando informações essenciais tais como a composição química de corpos celestes e dos gases que os cercam.

O elaborado trabalho de reparo do aparelho vai exigir que o astronauta Mike Massimino remova 111 parafusos, usando uma ferramenta especialmente criada para a atividade. Entre os instrumentos adicionais que ao astronautas instalarão no Hubble estão:

- Um novo espectrógrafo, mais sensível às faixas de onda do extremo ultavioleta, o que permitiria que o Hubble vasculhe de maneira mais profunda a estrutura em larga escala do universo.
- Novos giroscópios e baterias que manterão o satélite abastecido de energia e posicionado de maneira correta.
- Um mecanismo para que um foguete se acople ao Hubble e o conduza em segurança na direção da Terra, quando o telescópio enfim vier a ser desativado.


http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3196025-EI301,00-Missao+inedita+para+reparar+Hubble+tem+nave+reserva.html


Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Missão inédita para reparar Hubble tem nave reserva
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2008, 18:49:44 »
Nova falha no Hubble adia missão de reparos do telescópio espacial

A NASA decidiu adiar a missão de reparos do telescópio espacial Hubble depois que foi detectada uma nova falha que está impedindo que as imagens capturadas sejam transmitidas para a Terra.

Missão ao Hubble é adiada

O adiamento é necessário para que os engenheiros analisem a causa da nova falha, encontrem a solução para corrigi-la, providenciem os materiais de reparo e treinem os astronautas para a instalação das novas peças.

A previsão, anteriormente prevista para ser lançada no dia 14 de Outubro, não deverá acontecer antes de Fevereiro de 2009.

Formatador de Dados Científicos

A nova falha ocorreu na unidade de controle central do Hubble, um módulo conhecido como Formatador de Dados Científicos e foi detectada pelos cientistas da missão no Sábado, dia 27. Eles fizeram uma tentativa de resetar o formatador e baixar uma imagem dos dados da memória do computador no momento da falha - um procedimento conhecido como memory dump - mas não tiveram êxito.

Testes adicionais comprovaram que o lado A do equipamento não suporta mais a transmissão de dados científicos para as antenas no solo e deverá ser substituído.

Plano B

Agora os cientistas vão fazer o roteamento para o equipamento reserva (o lado B) de forma que o Hubble volte a funcionar normalmente.

A transição para o módulo reserva, contudo, é complicado, e exigirá que cinco outros módulos utilizados no gerenciamento dos dados também sejam roteados para suas respectivas cópias. A última vez que esses equipamentos de reserva foram acionados foi em 1990, antes do lançamento do Hubble.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nova-falha-no-hubble-adia-missao-de-reparos-do-telescopio-espacial&id=020130080929

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!