Fujifilm cria câmera 3DTecnologia inovadora permitirá fotografar, exibir e até imprimir imagens com efeito tridimensional, sem a necessidade de óculos especiaisA Fujifilm Corporation apresentou na Photokina 2008, feira de fotografia que acontece em Colônia, na Alemanha, o FinePix Real 3D, um sistema combinado que permitirá a captura, exibição e impressão de imagens tridimensionais.
Para captura, a FujiFilm projetou uma câmera com duas lentes que operam em conjunto. Elas captam a imagem de ângulos ligeiramente diferentes, simulando a posição e espaçamento entre os olhos em nossas cabeças. Um processador especial, batizado de Real Photo Processor 3D, analisa a cena no momento da captura, determina os melhores ajustes (como foco e exposição) para cada lente e mescla as duas imagens em uma só cena de alta definição.
Para exibir as fotos, a empresa projetou um porta-retratos digital especializado, equipado com uma tela LCD de 8.4 polegadas e um sistema que controla a "direção" da luz emitida pela tela. Desta forma, ele pode mostrar imagens específicas para os olhos esquerdo e direito.
Alternando entre as duas imagens dezenas de vezes por segundo, nosso cérebro é enganado e acredita que, em vez de duas imagens bidimensionais, estamos vendo uma única imagem 3D. Ao contrário de outros sistemas atualmente no mercado, o desenvolvido pela Fuji não exige óculos 3D. Entretanto, exige que o usuário esteja diretamente em frente à tela para que o efeito seja convincente.
Já para impressão, a Fujifilm desenvolveu um método que sobrepõe as duas imagens em uma película, e as cobre com um fino filme plástico que funciona como uma lente. Olhando para a "foto" impressa, novamente os olhos direito e esquerdo vêem imagens diferentes, causando a ilusão de tridimensionalidade.
Segundo a Fujifilm, também será possível aproveitar as duas lentes na câmera para outros fins. Por exemplo, tirar uma foto "em close" (com zoom) e uma geral (sem zoom) de uma cena ao mesmo tempo, a mesma imagem duas vezes com ajustes de exposição diferentes, construir panoramas combinando múltiplas imagens ou filmar e fotografar ao mesmo tempo.
Por enquanto o FinePix Real 3D é apenas um protótipo, e não há previsão para comercialização em massa da tecnologia.
http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2008/09/22/fujifilm_cria_camera_3d_1932418.html