Autor Tópico: Participação em reportagem de jornal  (Lida 3322 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Participação em reportagem de jornal
« Online: 25 de Setembro de 2008, 11:20:28 »
Vou participar de uma reportagem sobre ateísmo e fui entrevistado sobre suas relações com a liberdade de pensamento e o atual crescimento dos ateus, num jornal local daqui de Joinville, o Jornal A Notícia. Alguns anos atrás eu já havia feito uma entrevista sobre ceticismo versus astrologia em outro jornal lá em Santa Maria, o Diário de Santa Maria.

São perguntas básicas, apenas para saciar os religiosos mais curiosos e saberem que cada vez mais ateus estão aparecendo.

Gostaria de saber quais respostas vocês dariam.

Você acha que o ateísmo tem relação com liberdade de pensamento?

O que sua família acha da sua escolha?

Você acha que a tendência é que cada vez apareçam mais ateus? Que as pessoas questionem mais a religião e revelem seu modo de pensar para o mundo?

Minhas respostas já estão com a repórter, amanhã vou tirar uma foto para ilustrar a reportagem e meu ponto de vista. Não sei quando será publicado.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Participação em reportagem de jornal
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2008, 12:22:16 »

Sim, uma vez que ateus estão totalmente desligados a dogmas religiosos.

Eles não sabem. Se você contar eu te mato. :twisted:

Você acha que a tendência é que cada vez apareçam mais ateus? Que as pessoas questionem mais a religião e revelem seu modo de pensar para o mundo?

Não. Os religiosos têm bem mais influência que os céticos. O grande "bum" causado pelo iluminismo diminue a cada dia.

Minhas respostas já estão com a repórter,

amanhã vou tirar uma foto

para ilustrar a reportagem e meu ponto de vista.

Não sei quando será publicado.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2008, 12:50:29 »
Legal, Ricardo.  Parabéns!

Até certo ponto, sim.  Em uma cultura predominantemente teísta como a nossa, é preciso ter um certo grau de liberdade para pensar em se assumir como ateu.

A escolha seria fingir uma crença que não tenho.  Eles não me parecem ter entendido minha posição de fé.  Mas isso não é muito notável, pois são pessoas que não sabem quase nada a meu respeito.

Sim, com certeza, embora não cheguem talvez a mais do que 20 ou 30% da população mesmo no futuro distante.  Mais significativa, e na minha opinião inevitável, é a tendência à religião mudar para não depender tanto do conceito e da crença em Deus, que aliás nunca foi universal entre as crenças.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2008, 14:16:49 »
eita Jeanioz :histeria:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2008, 14:57:25 »
Vou participar de uma reportagem sobre ateísmo e fui entrevistado sobre suas relações com a liberdade de pensamento e o atual crescimento dos ateus, num jornal local daqui de Joinville, o Jornal A Notícia. Alguns anos atrás eu já havia feito uma entrevista sobre ceticismo versus astrologia em outro jornal lá em Santa Maria, o Diário de Santa Maria.

São perguntas básicas, apenas para saciar os religiosos mais curiosos e saberem que cada vez mais ateus estão aparecendo.

Gostaria de saber quais respostas vocês dariam.

Minhas respostas já estão com a repórter, amanhã vou tirar uma foto para ilustrar a reportagem e meu ponto de vista. Não sei quando será publicado.
Parabens Ricardo....O pensamento cetico estará bem representado...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2008, 15:45:25 »

Minha família tem uma tradição de ateísmo por gerações. Meus pais e meu irmão são ateus. O pai da minha mãe e o pai dele também. Eu teria problema se não fosse.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2008, 17:25:10 »
É preciso ter muito cuidado quando a mídia entra na jogada pois vc terá de responder de acordo com suas convicções sem tomar partido dos outros.
Vc terá de trazer tudo pra primeira pessoa para outros colegas seus não se sentirem mal ...
Responda pessoal e individualmente ...
É o que eu faria ...

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2008, 18:09:40 »

Minha família tem uma tradição de ateísmo por gerações. Meus pais e meu irmão são ateus. O pai da minha mãe e o pai dele também.  Eu teria problema se não fosse.

Fala isso não que logo vão dizer que Ateus fazem lavagem cerebral e crueldade Paternal!
 :biglol:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2008, 19:15:16 »
Qualquer coisa que envolve mídia será vista como generalização.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2008, 19:44:35 »
To curioso pra ver a reportagem...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2008, 10:38:48 »
[merchan]

Acabo de tirar uma foto, do lado do laptop, com a página do CC aberta.

[/dising]

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:07:44 »
Desculpa a ignorancia Braida, mas por que você???

Por que escolheram você pra ser o "cético da vez"???

Tu é amigo de algum pezzonovante??? :lol:
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2008, 12:29:03 »
Que eu saiba ele é o único, ou pelo menos o mais visível, dos CCenses de Joinville.  Além do que, o histórico do Braida é muito bom.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:16:40 »
eita Jeanioz :histeria:

Putz, o único que não usou o Ignore User... ::)

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:23:16 »
Olha, legal e desejo muita sorte e sucesso. :ok:

Mas sou meio encanado com a imprensa. :?

Muitas vezes os reporteres vem com a reportagem pronta apenas esperando a entrevista para ratificar a matéria.
Daí basta colocar a reportagem na capa e dias depois (em caso de ameaça de processo) a "errata" no rotapé da página 7.

Não posso generalizar, mas já vi casos.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:28:30 »
Muitas vezes os reporteres vem com a reportagem pronta apenas esperando a entrevista para ratificar a matéria.
Daí basta colocar a reportagem na capa e dias depois (em caso de ameaça de processo) a "errata" no rotapé da página 7.

Isso acontece o tempo todo. E vai acontecer com o Ricardo. :twisted:

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Setembro de 2008, 13:42:51 »
Tenhamos fé que algo assim não aconteça. ::)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Setembro de 2008, 14:09:30 »
Vamos todos orar por ele... façamos um descarrego para o irmão Braida se ver livre dessa ameaça demoniaca...
 - Carl Sagan

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #18 Online: 26 de Setembro de 2008, 19:26:33 »
neste domingo irmão braida irei rezar pela sua alma!!!

ei eu falei que minha amiga me falou que se eu fizer uma campanha deus iria se mostrar pra mim, eu começei a campanha tres domingos atras e o desafio que eu fiz a deus foi a conversão do lordakner, falta só quatro domingos...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Setembro de 2008, 21:48:46 »
O Tempo do Lord como ateu esta acabando :lol:
 - Carl Sagan

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 27 de Setembro de 2008, 19:00:19 »

Uma vez que não está preso a dogmas e que é alcançado através de profunda meditação, o ateísmo é uma manifestação de liberdade de pensamento, embora não seja a a única forma possível.

No começo pareciam achar que eu era um psicopata. Com o tempo foram ficando mais tolerantes. Agora o meu irmão mais novo acabou virando ateu também e minha mãe quis ler "Deus um Delírio".

É difícil dizer. Observa-se no Norte da Europa uma grande expansão do ateísmo, por outro lado em outros países desenvolvidos, como os EUA, o assunto ainda é tabu. Mas acredito que, assim como vem acontecendo com os gays, a tendência é que, gradualmente, cada vez mais ateus "saiam do armário" e que a tolerância social aumente, mas algum preconceito ainda vai continuar existindo por muito tempo.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 27 de Setembro de 2008, 21:08:09 »
Vou tentar responder em forma de entrevista...
Depende. Depende de como você vê a religião. Visto como eu, uma forma de entretenimento, não muito.
Mas há casos e casos, fazer crianças acreditaram que queimarem 24h por dia em uma fornalha pode ser considerada uma forma de tortura psicológica. Sempre existem os que queiram transmitir suas crenças devido ao medo, acredito ser mais comum entre religiões mais conservadoras, mas imagino que também há ateus que temem seus filhos derem dízimo às Igrejas...
Minha irmã é espírita, minha mãe é meio ufóloga, eu considero como formas de religião mas parece que Deus não preocupa muito, o máximo que recebi foi de minha avó "confia em mim pois vivi muito, Deus existe, eu sei disso"...
Difícil dizer. A gente não sabe para qual lado a corrente leva. Por um lado, a era da ciência destrói (feliz ou infelizmente) as crenças das pessoas, principalmente por se provar prática. Por outro, isso cria uma necessidade em se apegar a algo, o que leva as pessoas a religiões mais extremistas (como pentecostais) que transformam o conhecimento científico em um dragão a ser combatido.
Por mais outro lado, a ciência é vista entre os menos sábios como um dogma, que acreditam sem questionar, o que gera um marketing por trás do termo "ciência", criando uma ascensão do que eu poderia chamar de "ciência dos tolos" (pseudo-ciência com um embuste de ciência). O que é um tanto irônico, já que a última coisa que a ciência devia fazer é criar linhas de pensamentos totalmente opostas, onde você deve optar por princípios "científicos" do espiritismo ou então do criacionismo...
« Última modificação: 27 de Setembro de 2008, 21:10:43 por Ilovefoxes »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #22 Online: 28 de Setembro de 2008, 16:20:45 »
O Tempo do Lord como ateu esta acabando :lol:

Comunguei? Jamais! :biglol:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Setembro de 2008, 18:38:43 »
E aí? Saiu ou não essa reportagem?

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Setembro de 2008, 19:25:05 »
Acho que o Braida estragou a reportagem e ela foi cancelada...
 - Carl Sagan

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!