Vou tentar responder em forma de entrevista...
Você acha que o ateísmo tem relação com liberdade de pensamento?
Depende. Depende de como você vê a religião. Visto como eu, uma forma de entretenimento, não muito.
Mas há casos e casos, fazer crianças acreditaram que queimarem 24h por dia em uma fornalha pode ser considerada uma forma de tortura psicológica. Sempre existem os que queiram transmitir suas crenças devido ao medo, acredito ser mais comum entre religiões mais conservadoras, mas imagino que também há ateus que temem seus filhos derem dízimo às Igrejas...
O que sua família acha da sua escolha?
Minha irmã é espírita, minha mãe é meio ufóloga, eu considero como formas de religião mas parece que Deus não preocupa muito, o máximo que recebi foi de minha avó "confia em mim pois vivi muito, Deus existe, eu sei disso"...
Você acha que a tendência é que cada vez apareçam mais ateus? Que as pessoas questionem mais a religião e revelem seu modo de pensar para o mundo?
Difícil dizer. A gente não sabe para qual lado a corrente leva. Por um lado, a era da ciência destrói (feliz ou infelizmente) as crenças das pessoas, principalmente por se provar prática. Por outro, isso cria uma necessidade em se apegar a algo, o que leva as pessoas a religiões mais extremistas (como pentecostais) que transformam o conhecimento científico em um dragão a ser combatido.
Por mais outro lado, a ciência é vista entre os menos sábios como um dogma, que acreditam sem questionar, o que gera um marketing por trás do termo "ciência", criando uma ascensão do que eu poderia chamar de "ciência dos tolos" (pseudo-ciência com um embuste de ciência). O que é um tanto irônico, já que a última coisa que a ciência devia fazer é criar linhas de pensamentos totalmente opostas, onde você deve optar por princípios "científicos" do espiritismo ou então do criacionismo...