Autor Tópico: TV pode estimular puberdade precoce !  (Lida 1060 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
TV pode estimular puberdade precoce !
« Online: 26 de Setembro de 2008, 16:06:38 »
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u448303.shtml

Alguns médicos dizem acreditar que a exposição das crianças a programas adultos na televisão é um dos fatores que fazem com que elas se desenvolvam precocemente. "Os estímulos visuais são muito fortes. Uma criança que desde pequena convive com cenas de sexualidade, como nas novelas, estimula o hipotálamo, região do cérebro que então envia mensagem para a glândula hipófise ordenando a produção de hormônios", conta a endocrinologista Vivian Estefan, que também alerta para o uso que as crianças fazem dos computadores. "Os pais devem ficar bem atentos aos sites que elas visitam, com quem elas estão conversando e principalmente com o conteúdo dessas conversas."

Outros médicos, porém, não acreditam que a exposição ao conteúdo adulto de programas de TV influencia a puberdade precoce. "Se fosse assim, todas as crianças que assistem a programas impróprios teriam manifestado a puberdade antes da hora. O mesmo acontece com quem acha que a culpa é dos hormônios da carne e do frango. Se fosse assim, o número de casos seria muito maior. É muito difícil que apenas um fator cause a puberdade precoce", afirma a médica Angela Spinola-Castro.

Seja para evitar esse distúrbio ou por outras razões, a recomendação é que os pais monitorem as atividades dos filhos de perto.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
Re: TV pode estimular puberdade precoce !
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2008, 17:28:09 »
Algum estudo científico ou é apenas a opinião da endocrinologista?

Que a criança é afetada psicologicamente por exposição a conteúdo adulto, tudo bem. É aceitável.

Mas que essa exposição altere a produção hormonal, adiantando a puberdade, eu acho difícil...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2008, 18:51:12 »
Aqui já tem duas questões:

- Há outras lugares do mundo onde o sexo é visto de forma diferente, e que obviamente não possuem taxas diferentes de maturidade sexual. Parece ser algo generalizado de produtos industrializados (alguns dizem ser de alimentos...).

- Porque "ter cuidado"? Antigamente achava-se um absurdo imoral idosos fazerem sexo. Hoje acham que deve-se ter cuidado com crianças sexualmente ativas... do ponto de vista da lógica, aqueles que tem capacidade de procriar são os que únicos com a oportunidade de prejudicar a vida de outro alguém (filhos indesejáveis).

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2008, 12:05:49 »
Na época da minha bisavó, era normal uma menina se casar aos 12 anos. Foi o caso dela e eram todos bons católicos e respeitadores.
Por outro lado, também era normal que meninas só tivessem a primeira menstruação aos 18 e que os meninos só começassem a ter barba por volta dos 21.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2008, 21:37:00 »
Por outro lado, também era normal que meninas só tivessem a primeira menstruação aos 18 e que os meninos só começassem a ter barba por volta dos 21.
Discutível. Naquela época havia tendência a esconder coisas que causem vergonha.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2008, 22:59:00 »
Eu já sabia disso rsrsr
Mas a mídia está mesmo encurtando a infancia ...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:22:35 »
Então, pela mesma lógica, posso concluir que um Castrato tem sua infância prolongada até o fim da vida?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:32:52 »
Trechos de dois artigos da WP:

[Puberty] Historical shift

The age at which puberty occurs has dropped significantly since the 1840s.[34][35][36] Researchers refer to this drop as the 'secular trend'. From 1840 through 1950, in each decade there was a drop of four months in the average age of menarche among Western European female samples. In Norway, girls born in 1840 had their menarche at average 17 years. In France in 1840 the average was 15.3 years. In England the 1840 average was 16.5 years for girls. In Japan the decline happened later and was then more rapid: from 1945 to 1975 in Japan there was a drop of 11 months per decade.

http://en.wikipedia.org/wiki/Puberty#Timing_of_onset

[Sir James Matthew Barrie, autor de Peter Pan]

When he was 6 years old, his next-older brother David Barrie , his mother's favourite, died two days before his 14th birthday in an ice-skating accident. This left his mother devastated, and Barrie tried to fill David's place in his mother's attentions, even wearing his clothes. One time Barrie entered her room, and heard her say "Is that you?" "I thought it was the dead boy she was speaking to," wrote Barrie in his biographical account of his mother, Margaret Ogilvy (1896), "and I said in a little lonely voice, 'No, it's no' him, it's just me.'" Barrie's mother found comfort in the fact that her dead son would remain a boy forever, never to grow up and leave her.[1] It has been speculated that this trauma induced psychogenic dwarfism, and was responsible for his short stature and apparently asexual adulthood.[2]

http://en.wikipedia.org/wiki/J._M._Barrie

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2008, 23:43:03 »
Então, pela mesma lógica, posso concluir que um Castrato tem sua infância prolongada até o fim da vida?

Desculpa a minha ignorancia ...o que quer dizer "castrato" ?

EDIT: já sei o que é rsrr

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2008, 09:24:40 »
Saudades da TV anos 80, 90... Angelmix, caverna do dragão, cavaleiros do zodíaco, chaves... era muito melhor.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2008, 10:27:40 »
estímulos externos podem sim influenciar na puberdade, mas provavelmente outros fatores devem ser levados em consideração.....  já li um artigo sobre a puberdade entre garotas cegas, o artigo é bem interessante.... (não to com saco p procurar o artigo não, procura por aí que você vai encontra)  não existe dúvidas que a puberdade entre as garotas cegas começa tardiamente em relação as garotas não cegas....   essa seria uma uma prova da influência dos estímulos externos na aceleração ou não da puberdade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!