A questão é que não vejo a possibilidade de meu salário não dar para pagar uma kitinete ou uma pensão, ou até mesmo eu poderia pernoitar em um albergue público.
Um exemplo: um amigo meu quis alugar uma casa por aqui. Ele queria um apartamento pequeno, mas na região central porque ele a esposa dele trabalham em lados opostos da cidade, e o que ela gasta de combustível no carro por mês é uma fortuna. Na região em que eles procuraram apartamento os aluguéis estavam na faixa de R$800,00, mas como ambos poderiam trabalhar de ônibus (com uma só condução), o aumento dos gastos não seria tão alto assim. Só que, na hora de alugar o apartamento, foi exigido que o valor do aluguel mais uns gastos extras (que não me recordo agora) não superasse 30% do rendimento deles. Em suma, se não ganhassem R$3.000,00 nada feito. Havia a opção de ter um fiador, mas era exigido do fiador essa mesma renda, além do fiador possuir imóvel acima de certo valor. Resultado: continuaram onde estavam tendo que fazer uma tremanda viagem todo dia para ir trabalhar.
Não sei se existem albergues públicos nos EUA.
Outra coisa, a primeira coisa a se vender é o carro. Compra uma moto se for tão imprescindível assim o transporte. Uma moto você compra por R$ 3.000,00 em excelentes condições. Uma moradia popular aqui no Brasil você compra prestações levíssimas, com menos de R$ 70,00 mensais até. A maioria gira em torno de R$ 100,00.
Porque há prestações tão baixas por aí? Simples, porque há muito crédito, e por isso que se consegue financiar imóveis em parcelas tão pequenas. A questão é que por lá o crédito agora secou, então acabaram essas facilidades. E, se a situação de crédito está ruim, é capaz das pessoas não conseguirem nem vender o carro por falta de comprador.
Só que boa parte destas pessoas perdeu casas cuja hipoteca era de U$ 200.000,00. Não estamos falando de uma casa bem modesta, mas apta para morar no valor de R$ 10.000,00. Neste valor, pouquíssimos americanos não conseguiriam pagar a parcela.
O que eu quero dizer é que eles desaprenderam de como se virar e planejar a vida financeira. Estão fora da realidade das coisas. Literalmente não caiu a ficha ainda.
Sim, mas a que distância ficaria? Suponha que seja mais de 100 km de onde ele trabalha. Valeria a pena?