Acho (ACHO) que praticamente todas "ajeitam" seu rebanho com vistas a aumentar o retorno (apesar que até naturalmente isso possa acontecer... sem "segundas intenções"... afinal o pastor deve saber quem precisa do que e quem tem o que para oferecer).
Esperto, e de uma certa maneira justo, o cara paga com seu trabalho e todos ganham, ou quase todos, o pastor ou administrador da franquia da seita/igreja ganha mais. rs....
Uma coisa que percebi morando em cidade pequena, a igreja da cidade onde morava sempre era beneficiada pela prefeitura, uma vez que o prefeito e quase todos os vereadores são católicos.
Assim sendo, reformas na igreja, construções de calçadas e muros geralmente eram feitos pela prefeitura, ou no mínimo a prefeitura ajudava de alguma maneira, doando material ou mão de obra.
Sem falar que a igreja possui um quarteirão no centro da da cidade, e nunca pagou IPTU.
Chegou-se ao ponto da igreja ter um funcionário, para cuidar do pátio da igreja, registrado como funcionário da prefeitura, e o salário do dito cujo era pago pela prefeitura obviamente, simplesmente ridículo, mas ninguém reclamava, coisas de deus são inquestionáveis, ainda mais em uma cidade com 9.000. habitantes.
Triste realidade!
Mas a IURD, essa tenho certeza que "administra" seus fieis (daí o testemunhos).
Embora ache que alguns são falsos, para "apimentar" as histórias.
Algumas?
Acho que a maioria, pra não dizer todas.
rs...