Autor Tópico: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela  (Lida 2412 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Online: 03 de Outubro de 2008, 08:51:45 »
Citar

A Rússia cumpriu o contrato para fornecer à Venezuela 24 caças polivalentes Su-24MK2, informou hoje o presidente da Corporação Aeronáutica Unida estatal russa, Alexei Fiodorov.

"Cumprimos nosso acordo sobre o fornecimento de caças à Venezuela", disse Fiódorov sobre o contrato assinado por Moscou e Caracas em julho de 2006 e avaliado extra-oficialmente em cerca de US$ 1,5 bilhão, segundo a agência Interfax.

Fiodorov disse ainda que no restante do ano a Rússia entregará o primeiro dos 16 caças Mig-29MK (14 de combate e dois de treino) adquiridos pela Índia, e afirmou que Nova Délhi pretende aproveitar uma opção de compra de outros 30 aparelhos.

O funcionário assegurou que a Rússia participará de uma licitação para a venda à Índia de outros 126 caças polivalentes, na qual competirá com companhias ocidentais como Boeing, Lockheed, EADS e Saab.

No âmbito civil, Fiodorov disse que a Corporação Aeronáutica Unida negocia um contrato para vender ao Irã 100 aviões de passageiros Tu-204, além de possuir vários projetos conjuntos com a China e de cooperar com a EADS no programa de fabricação do modelo A-350XWB.


http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3229519-EI8140,00.html


Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2008, 09:30:16 »
Na Venezuela ou em qualquer outro país o processo decisório é rápido.

Ja aqui as coisas se arrastam, o FX esta rolando a mais de 10 anos, muita saliva, papel e dinheiro publico foram gastos apenas com a burocracia, e todo mundo ja sabe  sabe quem é o vencedor


Citar
Programa F-X
DEFESA@NET 01 Outubro 2008
FAB 01 Outubro 2008 Força Aérea Brasileira
Programa F-X2

Ministério da Defesa
Comando da Aeronáutica
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA


Comando da Aeronáutica Pré-seleciona
candidatos do Projeto F-X2


O Comando da Aeronáutica informa que, em obediência ao cronograma de renovação da frota das aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira – FAB, completou mais uma etapa do processo de seleção dos novos caças multi-emprego a ser incorporados ao seu acervo.

A Comissão Gerencial do Projeto F-X2 (CGPF-X2), instituída em 15 de maio de 2008, conduziu os estudos de avaliação das aeronaves pré-selecionadas (Boeing F-18E/F Super Hornet, Dassault Rafale, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 Adv, Saab Gripen NG e Sukhoi SU-35), de forma a elaborar uma lista reduzida (short list) nesta etapa do processo.

A concretização desta short list visou a garantir o atendimento aos requisitos operacionais para aeronave de caça multi-emprego estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica e permitir o aprofundamento das avaliações dos sistemas de armas candidatos que foram selecionados nesta fase.

Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a Indústria Nacional de Defesa.

A partir de agora, na nova etapa do processo de seleção, as avaliações irão concentrar-se nas seguintes aeronaves componentes da short list (listadas aqui em ordem alfabética dos respectivos fabricantes):

BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET),
DASSAULT (RAFALE) e
SAAB (GRIPEN NG).

As 36 aeronaves, que integrarão o 1º lote, deverão ser entregues a partir de 2014, com expectativa de vida útil de, no mínimo, 30 anos. Assim, ao longo dos próximos anos, haverá a substituição, gradativamente, dos atuais caças Mirage 2000, F-5M e A-1M. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológica adquiridos nesta aquisição irá contribuir para que o Brasil tenha condições de produzir ou participar da produção de caças de 5ª geração em um futuro de médio e longo prazo.

Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta que este processo representa um importante avanço para sua Indústria de Defesa com reflexos duradouros, possibilitando parcerias estratégicas de longa duração. No correr do próximo ano, deverá ser conhecido o vetor selecionado, tão logo as fases subseqüentes sejam concluídas.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Fonte: CECOMSAER
http://www.defesanet.com.br/fx2/fab_01out08.htm



RAFALE:

O Dassault Rafale é um caça considerado de 4ª geração. A Dassault Aviation iniciou seu projeto na década de 80 afim de substituir todos os Mirage 2000 da força aérea francesa.

O Rafale é um caça polivante, sendo um caça-bombardeio de amplo raio de ação, com 14 pontos duros ele pode carregar um excelente arsenal ar-ar ou ar-terra, ou também tanques extras o que aumenta ainda mais seu raio de ação. Os componentes aviôncios do Rafale são muito avançados, mas entre eles destaca-se o seu radar munti funcional Thomson-CSF Detexis RBE-2 que opera junto ao sistema eletro-óptico avançado OSF (Optronique Secteur Frontal), que inclui câmeras infravermelhas FLIR, telêmetro laser, etc



GRIPEN:

O Saab JAS 39 "Gripen" é um caça sueco fabricado pela Saab, sendo o sucessor do Saab Viggen.

O Gripen é um dos mais avançados aviões de caça do mundo e combina uma magnífica agilidade com excepcionais capacidades de pouso e decolagem em pistas curtas em um caça relativamente pequeno.

O JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça instável do mundo com estabilizadores canard e asa em delta, graças ao uso da instabilidade intrínseca controlada por avançado sistema fly-by-wire. Está equipado com o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo. Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um head-up display (HUD) de amplo campo visual. Seu motor é o turbo-fan GE F404 americano, produzido sob licença pela Volvo, que aumentou seu empuxo em 10%. O JAS 39 Gripen alcança até 2.126 km/h.



SUPER HORNET:

O F/A-18E é a ultima versão do caça F/A-18 desenvolvido para a marinha dos EUA entre o final dos anos 70 e início dos anos 80. O F/A-18 original foi o avião de terceira geração com melhores características multifuncionais, porém havia pequenas limitações que atrapalhavam nas missões que ele tinha que cumprir. A principal delas era a baixa autonomia, que impedia missões de interdição em profundidade, e uma outra, era a carga de armas que era menor que a do seu antecessor A-6 intruder. No novo F/A-18E Super Hornet essas limitações foram resolvidas, e o caça pode atacar alvos que estejam a 1400 km da base ou navio e transportando mais carga, graças a um aumento do tamanho das asas e da fuselagem. O aumento do bordo de ataque (LERX), garante melhor sustentação que os Hornets mais antigos mas mesmo assim a manobrabilidade é um pouco inferior ao dos F/A-18 antigos. As asas maiores montadas no F/A-18E também contribuem para uma melhor sustentação, além de possuirem 2 novos pontos para transporte de armas. O Super Hornet transporta uma tonelada a mais de carga que seu antecessor


Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2008, 10:37:59 »
Vai dar Rafaele... Será que eles são superiores aos Sukhois russos que o Chapolim comprou?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2008, 10:57:51 »
O Brasil não sabe construir caças???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:03:28 »
Nao, só aviões de treinamento e ataque leve ( Xavante, AMX, Tucano, Super Tucano)

A ideia é que se tenha algum repasse de tecnologia

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:06:11 »
E desses caças qual contrato garante o repasse???

E outra... Com todo o conhecimento que a embraer possue não conseguem desenvolver um caça puramente nacional???

Dificil entender isso...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:19:14 »
Acredite, a Embraer nao tem know-how para fazer aviões de caça modernos

Aviões civis sao muito mais simples, nao precisam de radares complexos, turbinas poderosas, suportar altas velocidades, armas, sistemas de defesa etc,etc,etc...   e ainda por cima sobreviver 

Todos os aviões que chegaram até esta fase é porque garantiram o repasse, até mesmo os americanos (efeito Chavez?)

A proposta russa melou porque eles começaram a enrolar
« Última modificação: 03 de Outubro de 2008, 11:28:45 por André Luiz »

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:27:47 »
hummm
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.610
  • Sexo: Masculino
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:36:52 »
O Gripen é o unico com APU e tem o melhor sistema de informação de combate...E exige a menor equipe de terra...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

    “O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2008, 13:27:58 »
O problema do Gripen é a autonomia, ele foi feito com a Europa em mente, uma nova versão com alcance estendido esta sendo cogitada, mas nao sei se a FAB esta disposta a esperar muito

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2008, 13:14:29 »
Rússia anuncia veículos blindados para Venezuela




A Rússia deve fechar em breve com a Venezuela um acordo para a venda de veículos blindados usados no transporte de tropas, afirmou o vice-diretor da empresa estatal russa exportadora de armas, segundo a agência de notícias do país Interfax.

"A cooperação militar-tecnológica com a Venezuela vem se intensificando muito", disse Igor Sevastyanov, vice-diretor-geral da Rosoboronexport. As declarações dele foram divulgadas pela Interfax na quarta-feira.

"Estamos planejado o fornecimento de uma grande quantidade de veículos de infantaria BMP-3. O contrato deve ser assinado dentro de um mês", afirmou.

O BMP-3 é um veículo blindado de 19 t usado para o transporte de tropas. Ele possui uma metralhadora 100 mm e pode carregar três tripulantes e sete passageiros.

Segundo Sevastyanov, as negociações sobre a venda de sistemas de defesa costeira e de artilharia também avançam. Não foram, porém, divulgados maiores detalhes a esse respeito.

A Rússia anunciou no mês passado que forneceria à Venezuela um empréstimo de 1 bilhão de dólares para cobrir a compra de armas e equipamentos militares de fabricação russa.

Os dois países, ambos grandes produtores de petróleo, dizem ter aprofundado seus laços ampliando a cooperação nos setores econômico e militar. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deu apoio à Rússia na guerra contra a Geórgia em torno da região separatista da Ossétia do Sul.

Chávez, famoso por suas críticas aos EUA, recebeu em território venezuelano aviões bombardeiros russos neste mês e navios de guerra da Rússia realizarão exercícios na Venezuela em novembro. Essas deverão ser as primeiras manobras do tipo nas Américas desde o fim da Guerra Fria.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3258942-EI8142,00-Russia+anuncia+veiculos+blindados+para+Venezuela.html

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2008, 13:30:14 »
Fujam para as montanhas

A propósito, os aviões entregues a Venezuela foram os Su-35 e nao Su-24

Su-24 é mais velho do que eu e é o equivalente russo do americano F-111

Offline Fabulous

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.425
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2008, 14:39:02 »
Chavez não brinca mais só com barril...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2008, 20:20:52 »
O interessante é que a Rússia retoma sua posição como grande fornecedora de armamentos. Além da Venezuela é ela que está fornecendo os navios de guerra da Armada chinesa.
Além do objetivo comercial é óbvio o interesse russo em retomar seu papel na geopolítica mundial.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2008, 20:39:58 »
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/10/081015_venezuela_petroleo_pib_cj_cq.shtml

Melhor pedir pagamento adiantado...

"Petróleo em baixa pode derrubar PIB da Venezuela em 2009"

"...A economia venezuelana não tem como se salvar se houver uma crise relevante no setor", acrescentou León.

É do petróleo que provêm 92% das divisas que ingressam na Venezuela e quase a metade do orçamento do governo...

Orçamento paralelo

Em um cenário de recessão, porém, a incerteza quanto ao gasto público poderia vir dos projetos que são financiados com o excedente da renda petrolífera, cujo gasto não é contemplado no orçamento anual.

Analistas estimam que os principais projetos de obras públicas, as compras de armamento, a cooperação com o governo de Cuba, parte dos projetos sociais e a construção de refinarias não são contabilizados no orçamento. "


Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Rússia entrega 24 aviões de caça à Venezuela
« Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2008, 18:10:45 »
Além do objetivo comercial é óbvio o interesse russo em retomar seu papel na geopolítica mundial.
Com certeza, mas isso é algo secundário.

Citar
Venezuela: Russos fazem exercícios militares no país de olho no comércio
 
Os exercícios militares que o governo russo realiza a partir desta segunda-feira com colegas venezuelanos têm mais importância econômica do que militar, na opinião de especialistas.

Na avaliação de analistas ouvidos pela BBC Brasil, ao contrário do venezuelano Hugo Chávez, que trata os exercícios militares como uma estratégia para sua diplomacia que prega a multipolaridade, o governo russo estaria interessado, primeiramente, em incrementar o comércio de armas e tecnologia bélica com a Venezuela.

O aspecto político de enviar uma mensagem geopolítica para os Estados Unidos seria, na opinião dos especialistas, apenas secundário nas motivações russas.

Na avaliação de Rocío San Miguel, diretora da organização não-governamental Controle Cidadão, na semana passada o presidente russo, Dmitry Medvedev, esteve na Venezuela para explorar novos acordos na área de armamento, assim como avaliar a capacidade de cumprimento dos contratos já negociados.

"Na relação com a Venezuela, a Rússia não tem um conteúdo ideológico e sim um conteúdo essencialmente pragmático de venda de um produto atrativo não só para a Venezuela, como para os vizinhos, como Brasil", afirmou San Miguel.

A Venezuela é o principal cliente de Moscou na região. Desde 2004, a Venezuela já investiu US$ 6 bilhões na compra de armamentos russos. Desde então, foram comprados 24 aviões de combate Sukhoi-30, 53 helicópteros de transporte e ataque e 100 mil fuzis de assalto 7,62 AK 103.

Em entrevista publicada também na semana passada, o ex-ministro da Defesa, Raul Isaías Baduel, afirmou à BBC Brasil que o interesse da Rússia em seu país é de caráter essencialmente comercial.

"Para os russos, a Venezuela se tornou uma considerável oportunidade de negócios", afirmou Baduel, que rompeu com o governo Chávez no ano passado.

Geopolítica

O historiador Diego Bautista Urbaneja, da Universidade Central da Venezuela, avalia que os russos "estão jogando várias cartas ao mesmo tempo", tanto do ponto de vista econômico como político.

"Estão levantando pontes comerciais na região e no caso particular da Venezuela, que mantém uma permanente confrontação com os Estados Unidos, aproveitam para marcar uma presença do ponto de vista geopolítico, mas sem muita ênfase nisso", afirmou.

Na avaliação de Urbaneja "há um matrimônio de conveniências" na realização das manobras militares no Caribe e da aliança entre os dois países, cada qual buscando seu foco de interesse.

"Chávez dá um significado político com seu discurso anti-imperialista, com o qual a Rússia não tem tanta afinidade, mas que tampouco ignora", acrescentou o historiador.

Para Chávez, a Rússia é um aliado estratégico de seu país para alcançar a ruptura com o "mundo unipolar" marcado pela hegemonia dos Estados Unidos, com quem Caracas mantém uma severa crise há quase uma década.

Dmitri Medvedev diz concordar com esta visão. "Nas questões fundamentais da política internacional, nossas visões coincidem. Ambos buscamos um mundo onde se reconciliem as posições e este mundo não pode ser unipolar", afirmou o presidente russo durante a assinatura de sete acordos, entre eles um de cooperação nuclear para o desenvolvimento de energia.

Mais compras

Na avaliação da analista Rocío San Miguel, Dmitry Medvedev também pretende indicar aos Estados Unidos que seu aliado na região é um bom comprador que lhe garantiria presença na sua área de influência.

"Escolheram um momento chave para a realização das manobras militares que é a transição presidencial norte-americana indicando aos norteamericanos: tenho um cliente com o qual posso chegar longe e temos a possibilidade de manter presença permanente no hemisfério", afirmou San Miguel.

O governo dos Estados Unidos, porém, não se mostra preocupado com a presença dos ex-soviéticos no Caribe.

"Uns poucos barcos russos não vão mudar o equilíbrio de poder (...) não acredito que existam dúvidas sobre quem tem a preponderância do poder no hemisfério ocidental", afirmou, na quinta-feira, Condoleezza Rice, secretária de Estado americana.

Essa dimensão pode mudar, no entanto, no momento em que a Venezuela adquirir armas que incomodem ao governo americano, na avaliação de Rocío San Miguel.

"Se Chávez concretizar a compra de submarinos e o sistema de mísseis de longo alcance, aí sim poderia haver alguma preocupação dos Estados Unidos com a influência da Rússia na região", afirmou.

Manobras

Na quinta-feira, Chávez e Medvedev deram o início simbólico às manobras militares que serão realizadas entre os dias 1 e 3 de dezembro. A bordo do navio de guerra Almirante Chebanenko, Chávez disse estar "embargado de emoção".

Os exercícios militares serão realizados no mar territorial venezuelano, ao norte do país. Está previsto o ensaio de manobras de resgate, exercício de comunicações, de vigilância marítima e aérea e de luta contra o narcotráfico e o terrorismo.

Participarão da manobra quatro navios de guerra russos, entre os quais está Pedro, o Grande considerado um dos maiores navios de combate do mundo, com um total de 1.150 militares a bordo. Da parte venezuelana, estarão onze navios e oito aeronaves, com 600 efetivos.

Será a primeira vez, desde o final da Guerra Fria, que a Rússia realiza operações deste tipo na região, considerada uma área de influência dos Estados Unidos.

Chávez nega que os exercícios sejam uma provocação à Casa Branca. "Nossa missão é uma missão de paz. Nos esta levando a um mundo equilibrado multipolar", afirmou o mandatário venezuelano.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/12/081128_russiavenezuela_mp.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!