Um dos maiores mistérios da atualidade, que vem merecendo bastante atenção das chamadas paraciências, é o fenômeno dos círculos ingleses (crop circles). Este fenômeno ocorre principalmente na Grã-Bretanha, embora já tenha sido observado em outros países.
Como funciona? Durante a noite, aparece sem explicação no meio de plantações de trigo, estranhos desenhos, formados basicamente por círculos. Testemunhas garantem ter visto estranhas luzes nos locais onde se formaram estes desenhos.
Dois velhinhos, Doug Bower e Dave Chorley, assumiram em 1991 que os mesmos eram os autores do fenômeno. Sim, dois homens sozinhos, em mais de 250 ocasiões, invadiram fazendas durante a madrugada, desprovidos de lanternas (eles devem possuir visão noturna) e aparelhos de agrimensura e topografia, fizeram desenhos complexos, e fugiram sem deixar pistas.
Interessante que ao assumir a autoria dos círculos, os dois também assumiram os crimes de invasão de propriedade privada e vandalismo (sim, os círculos danificam as plantações). Interessante é que os 250 proprietários de fazenda acharam a história tão absurda que os velhinhos nunca foram processados, apesar de serem réus confessos (sic).
Testados, eles conseguiram reproduzir com pouca fidelidade alguns círculos famosos. E durante o dia. Que dirá conseguirem fazer círculos mais complexos durante a noite.
Estariam eles mentindo??? Pesquisando em alguns sites céticos, verifiquei que por mais que não existam provas e por mais que seja tecnicamente improvável que os mesmos terem feito 250 círculos sob as condições alegadas (isso não sou que estou afirmando, falo por um conhecido meu que é engenheiro agrônomo), a versão deles é aceita sem questionamentos. Como eu disse, o dogma "todos são mentirosos" só é aplicável quanto a situação fantástica em questão fere alguma crença cética em vigor. Quando não é conveniente, ignora-se todo e qualquer absurdo que a explicação oficial possa conter.
Outros grupos conseguem construir círculos com até uma grande perfeição. O Crop Circle Makers é um exemplo. Mas estes fazem seus círculos com equipamentos modernos, em locais autorizados, e nunca no meio da noite.