07/10/2008 - 08h43
Japoneses e americano ganham Nobel por trabalhos em física subatômicada Efe, em Estocolmo
Os japoneses Toshihide Maskawa e Makoto Kobayashi, e o japonês naturalizado norte-americano Yoichiro Nambu ganharam Prêmio Nobel de Física 2008, por suas descobertas no campo da física subatômica.
A Academia Real Sueca de Ciências informou nesta terça-feira, em Estocolmo, que Nambu, ficou com metade do prêmio devido à "descoberta do mecanismo de quebra espontânea de simetria na física subatômica".
Kobayashi e Maskawa compartilham a outra metade do prêmio devido a "sua descoberta da origem da quebra de simetria que serve para prever a existência de ao menos três famílias de quarks (partículas elementares que compõem a matéria do Universo) na natureza".
Nambu, que nasceu na capital japonesa, em 1921, trabalhou na Universidade de Tóquio e é professor emérito da Universidade de Chicago.
Kobayashi nasceu na cidade japonesa de Nagóia em 1944, em cuja universidade obteve o doutorado em 1972 e é professor no Laboratório de Física de Alta Energia, em Tsubuka. Maskawa, que nasceu em 1940, é professor emérito do Instituto de Teoria da Física da Universidade de Kioto.
O prêmio de Física oferece 10 milhões de coroas suecas (1 milhão de euros) e, como os outros prêmios Nobel, é entregue em 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador da premiação, Alfred Nobel.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u453310.shtml