Autor Tópico: Trio vence prêmio Nobel de Química por proteína brilhante  (Lida 547 vezes)

Offline Joe Edward

• Nível 07
  • *
Trio vence prêmio Nobel de Química por proteína brilhante
« Online: 09 de Outubro de 2008, 15:05:12 »
ESTOCOLMO (Reuters) - Dois norte-americanos e um japonês venceram nesta quarta-feira o prêmio Nobel de Química de 2008 pela descoberta de uma proteína brilhante das águas vivas que ajudou os cientistas a identificar o começo de doenças como o câncer e o mal de Alzheimer.

O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,4 milhão de dólares) foi para o japonês Osamu Shimomura e os norte-americanos Martin Chalfie e Roger Tsien pela descoberta da proteína GFP.

"A proteína fluorescente verde, GFP, foi observada inicialmente na bonita água viva Aequorea victoria, em 1962", disse o Comitê Nobel de Química da Academia Real Sueca de Ciências, em comunicado.

"Desde então, esta proteína se tornou uma das ferramentas mais usadas na biociência moderna. Com a ajuda da GFP, os pesquisadores desenvolveram maneiras de observar processos outrora invisíveis, como o desenvolvimento de células nervosas no cérebro ou como as célula cancerígenas se espalham".

Shimomura isolou a GFP pela primeira vez, retirando-a das águas vivas da costa oeste da América do Norte. Ele descobriu que, exposta à luz ultravioleta, a proteína brilhava em um tom de verde.

Chalfie debruçou-se sobre a descoberta para demonstrar que a GFP serviria para fazer a identificação genética luminosa de fenômenos biológicos. Já Tsien estendeu a paleta de cores para além do verde, o que permitiu que os pesquisadores acompanhassem processos biológicos distintos ao mesmo tempo.

O forte tom de verde da proteína da água viva aparece sob as luzes azul e ultravioleta, o que permite que os pesquisadores iluminem tumores cancerígenos em crescimento e mostrem o desenvolvimento do mal de Alzheimer no cérebro ou o crescimento de bactérias nocivas.

Todos as categorias do prêmio Nobel, exceto o de economia, foram estabelecidas no testamento de Alfred Nobel, magnata sueco que inventou a dinamite. A distribuição começou em 1901. O prêmio de economia foi criado pelo banco central da Suécia a partir de 1968.

Fonte
''A nossa única grande vantagem, o segredo do nosso sucesso, é o pensamento — o pensamento caracteristicamente humano. Temos capacidade para pensarmos profundamente nas coisas, imaginarmos acontecimentos que ainda estão para vir, encontrar soluções. Foi assim que inventámos a agricultura e a civilização. O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos. '' (Carl Sagan, Aborto: Pró-Vida ou Pró-Escolha?)

Offline Joe Edward

• Nível 07
  • *
Re: Trio vence prêmio Nobel de Química por proteína brilhante
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2008, 15:09:38 »
É assim que se constrói a ciência, com pequenos passos e forma-se uma enorme contribuição para humanidade.
''A nossa única grande vantagem, o segredo do nosso sucesso, é o pensamento — o pensamento caracteristicamente humano. Temos capacidade para pensarmos profundamente nas coisas, imaginarmos acontecimentos que ainda estão para vir, encontrar soluções. Foi assim que inventámos a agricultura e a civilização. O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos. '' (Carl Sagan, Aborto: Pró-Vida ou Pró-Escolha?)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2008, 08:20:09 »
Meu, isso tem uma utilidade prática tão imediata e gigantesca, que me surpreende que ninguém tenha tentado antes!

E o melhor de tudo é que os testes para detecção da irradiação de tumores normalmente são realizados com elementos radioativos, que são agressivos ao corpo. Essas proteínas parecem bem mais inofensivas.
(Me corrijam se eu estiver errado).
Latebra optima insania est.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2008, 14:39:59 »
E o melhor de tudo é que os testes para detecção da irradiação de tumores normalmente são realizados com elementos radioativos, que são agressivos ao corpo. Essas proteínas parecem bem mais inofensivas.
(Me corrijam se eu estiver errado).
Sim. Eu acho que essa proteína deve ser usada na terapia fotodinâmica, que é uma técnica nova em tratamentos de neoplasias superficiais (câncer de pele, por exemplo), mas que está sendo bem estudada para situações mais complicadas. O problema é que também não há muito estudos sobre os malefícios dela, daí por enquanto tá aquela coisa de "tá tudo muito bonito".

Offline Zen

• Nível 06
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2008, 23:13:20 »
Já havia tido essa informação ou algo próximo a ela, mas com a utilização de marcadores em biologia celular/molecular mesmo. Onde inclusive já existem variações dessa técnica, ao que parece chegando à manipulação genética introduzindo um gene que decodifica um aspecto fluorescente. Alias existe uma empresa chinesa que está vendendo pela internet peixinho modificados geneticamente que brilham no escuro...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!