Só há uma previsão infalível sobre o futuro: em algum ponto dele, nós vamos morrer. O que é uma pena, não apenas porque é muito mais divertido estar vivo, como também porque vamos deixar de acompanhar as mudanças pelas quais o mundo passa. Pensar nisso me deixa com a sensação de que vou ter que sair do cinema antes do final do filme, e justo na melhor parte...
Só nos resta, então, a brincadeira de adivinhar. A maioria dos palpites provavelmente vai fazer água; ou serão exageros absurdos, ou serão superados em muito pela realidade - dizem que o presidente da IBM falou nos anos 70 que não haveria lugar para mais que uma dezena de computadores na virada do milênio, e provavelmente os computadores que ele tinha em mente eram do tamanho de um prédio...
Mas acertar é o que menos importa, convido vocês a palpitarem sobre o que pode mudar na tecnologia, na sociedade e na cultura. Se quiserem podem arriscar quanto tempo acham que levará para suas previsões se concretizarem. De preferência gostaria de ver idéias originais, dizer que vamos colonizar Marte ou teremos implantes neurais já é ficção científica bem velhinha...
Minha primeira previsão eu já antecipei em outro tópico, e foi justo onde tive a idéia de criar este aqui. Eu prevejo que em menos de dez anos a nova onda entre os adolescentes revoltados será tingir a pele. Tingir os cabelos de vermelho ou azul hoje já é comum. Tatuagens também já não chocam muito. Mas um dia alguém vai ter a idéia e os meios para colorir a pele inteira. Teremos gente verde andando nas ruas, ou gente vermelha, azul... e até fãs dos Simpsons com um destacado amarelo e torcedores fanáticos estampando na pele as cores de seu time.
A maior polêmica, porém, deverá vir com negros se tingindo de brancos e vice-versa. Algum alarmista ligado ao movimento negro vai dar entrevista no Fantástico expressando sua preocupação de que a nova técnica seja uma invenção racista com objetivo de transformar todo mundo em brancos de olhos azuis. Vão tentar proibir, mas não vão conseguir. E mesmo as pessoas mais discretas vão se beneficiar, pois em vez de bronzeamento artificial, muitos vão recorrer à tintura, e até as mulheres que vão à praia podem querer se livrar das marquinhas de biquíni tingindo a área mais clara.