Olá. Criei uma comunidade no Orkut cujo link não colocarei aqui; a intenção não é necessariamente divulgá-la (da forma clássica), mas apenas expor a minha idéia e saber a opinião dos membros deste fórum (e sendo um completo novato aqui, peço perdão se estiver "chovendo no molhado", sendo ingênuo, sendo generalista demais, utópico, vago ou simplesmente bobo; se estiver violando alguma regra da comunidade, moderadores, estejam a vontade para deletar o tópico). Coloco abaixo a descrição da comunidade.
"Os não-religiosos incluem agnósticos, ateus, humanistas seculares e pessoas que se dizem sem preferência/prática religiosa (mesmo que sejam teístas). O fato é que em nosso páis um candidato a presidente que se diga ateu tem a menor chance de se eleger entre todas as combinações possíveis de crenças. Em uma sociedade como a nossa as pessoas sempre acham "muito importante ter uma religião".
Tenho pensado se não podemos fazer alguma coisa séria para tentar mudar isso, alguma ação pró-ativa. A princípio não penso em nada que envolva odes à racionalidade e ao método científico, mas apenas fazer com que as pessoas vejam que somos como elas, que temos os mesmos sentimentos e aflições, só que buscamos resolvê-los de uma forma que não envolva
religião. Mostrar que somos felizes ou infelizes, como qualquer um, e
que isso independe de escolha religiosa ou opção não-religiosa."