Olá. Criei uma comunidade no Orkut e tenho a intenção de expor a sua idéia simples e saber a opinião dos membros deste fórum (e sendo um completo novato aqui, peço perdão se estiver "chovendo no molhado", sendo ingênuo, sendo generalista demais, utópico, vago ou simplesmente bobo). Coloco abaixo a descrição da comunidade.
"Os não-religiosos incluem agnósticos, ateus, humanistas seculares e pessoas que se dizem sem preferência/prática religiosa (mesmo que sejam teístas). O fato é que em nosso páis um candidato a presidente que se diga ateu tem a menor chance de se eleger entre todas as combinações possíveis de crenças. Em uma sociedade como a nossa as pessoas sempre acham "muito importante ter uma religião".
Tenho pensado se não podemos fazer alguma coisa séria para tentar mudar isso, alguma ação pró-ativa. A princípio não penso em nada que envolva odes à racionalidade e ao método científico, mas apenas fazer com que as pessoas vejam que somos como elas, que temos os mesmos sentimentos e aflições, só que buscamos resolvê-los de uma forma que não envolva
religião. Mostrar que somos felizes ou infelizes, como qualquer um, e
que isso independe de escolha religiosa ou opção não-religiosa."
Tomei conhecimento de uma "sociedade anti-religião" que organiza, por exemplo, churrascos nas sextas-feiras da paixão, próximo a grandes templos religiosos, conseguindo alguma cobertura da mídia.
Mas note que há uma diferença entre a abordagem da "sociedade anti-religião" e a minha "abordagem", que se pretende, a princípio, voltar-se para a tolerância mútua e a convivência mutuamente benéfica. Portanto, no momento eu não pensaria em uma estratégia francamente confrontativa, como um churrasco na sexta-feira da paixão. Não quero provar para as pessoas, racionalmente, que as religiões são más per se, independente do que fazem dela seus mais diversos adeptos. Se alguns (a maioria?) deles são cruéis conosco (e especialmente com os ateus declarados), não quero generalizar, quero criar um espaço para a compreensão mútua. Posso estar sendo ingênuo, utópico ou simplesmente bobo ao adotar essa idéia de não confrontar, mas por ora é exatamente o que penso. Quero ser compreendido, desmistificado, aceito. Quero poder declarar abertamente minha posição não-religiosa e não sofrer socialmente do estigma que ora nos ronda. É muito? É impossível?
Em tempo, o link para a comunidade, ainda extremamente embrionária:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71584861