Sem essa no filme tinha um climinha entre os dois hobbits, se fosse filme de sacanagem ia descambar para a viadagem explícita.
o diretor simplesmente foi fiel ao livro nesse ponto.
Não foi oque meu amigo disse, ele que leu a saga do anel completa diz que a relação entre os hobbits era mais intima, e que nos filmes foi amenizada pra evitar a maldade das pessoas - o que não adiantou nada!

Os hobbits não eram gays, nem Legolas ou Aragorn... Viado mesmo, de verdade, é o Gandalf!

Mas sem fugir do topico:

Sempre achei a relaçaõ de João e Jesus suspeita. Não que tivessem um caso, mas que há algo estranho. Jesus deveria ser imparcial, porque essa preferencia por um apóstolo? Porque João é frequentemente retratado nas ilustrações da Santa Ceia de forma andrógina (vi uma em que ele estava deitado no colo de Jesus - pintura antiga, acho que Arte Romanica). Porque apenas apóstolos do sexo masculino?

Num debate com minha tia (bastante religiosa) eu joguei uma duvida babaca: E se João fosse Joana? Se fosse uma apóstola? Dessa forma a igreja poderia já ter mudado ha muito tempo o sexo deste personagem pra evitar difamações de Jesus por ter preferencia por uma mulher, patra não soar como uma preferencia sexual - o que não adiantou nada - e se fosse Joana, explicaria um pouco a androginia das retratações. Mas não explica a preferencia, que virtualmente não deveria existir. mas como disse, minha pergunta era babaca, eu tinha uns 13 anos.

Se Jesus era hetero, homo, virgem... pra mim não importa! Mas para um monte de gente... nossa, isso ia gerar muita controversia
Axia