Que é difícil pra todo mundo ser um sucesso no Brasil?
O cara do texto quer evidenciar que o sucesso está somente nos brancos porque não lembra de muitos nomes de negros, só que se esquece que também há pouco nos brancos.
Pra começo que aqui no Brasil sucesso se limita a um vago reconhecimento, enquanto "sucesso" no resto do mundo significa ter seu nome ouvido por todos mesmo sem saber o que ele fez. Além de que nomes acabam sendo mais reconhecidos por suas bizarrice que realizações, vide o Ronaldo que voltou a ter seu nome falado depois de engordar e o caso dos travestis. (não que bizarrice não tenha público em Hollywood, mas esse é o segundo plano, não o primeiro)
Seja como for, em termos de dificuldades para o sucesso, duvido que haja essa "herança econômica". Para mim está mais óbvio que é um preconceito - vindo dos costumes, não da cor.
Sabemos como a aparência é importante para conseguir um emprego, não precisa fingir que é bilionário, mas não é para ficar fingindo que é de gangue.
Se prestar atenção, é um mito aquilo de que policiais gostam de interrogar negros. Nenhum policial vai sair "desconfiando" de um sujeito de terno, ou um sujeito levando um carrinho de bebê, independente da cor. O que desconfiam é gente querendo bancar o "malandro", andando em grupos somente de homens, alguns sem camisa e com cabelo raspado/coberto, exibindo tatuagens inspiradas em desenhos de gangues.
Tudo bem, eu concordo plenamente que é preconceito de qualquer forma, mas é devido aos costumes - que nem dependem de classe social - e não devido à cor.
E no final das contas, hoje em dia há um complexo de inferioridade voltado para a pele negra. Por exemplo, gostam de dizer que a indústria da moda prefere brancos, devido a seus cabelos lisos e nariz pequeno. Só que se esquecem que também preferem pessoas com pele lisa e com físico definido, o qual são características predominantes nos negros.
Então a gente já não sabe dizer o que é real, ou o que é falso, porque virou perseguição.