Autor Tópico: O que é Niilismo ??  (Lida 4245 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
O que é Niilismo ??
« Online: 16 de Outubro de 2008, 18:08:41 »
Afinal de contas o que é Niilismo ? É uma pessoa que é contra tudo e todos,que não acredita em absolutamente nada ??? Me expliquem aí...
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: O que é Niilismo ??
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2008, 21:46:35 »
Niilismo é uma postura de indiferença, apatia e desmotivação que exclui as esperanças de melhorias para o presente e para o futuro.

Tem menos a ver com crer ou descrer do que com estado emocional.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2008, 21:56:19 »

Em um sentido vulgar, você pode estar correto, Luis, mas veja o sentido filosófico:

"O Niilismo é a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”. Os valores tradicionais se depreciam e os "princípios e critérios absolutos dissolvem-se". "Tudo é sacudido, posto radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada e torna-se difícil prosseguir no caminho, avistar um ancoradouro"." (Wikipedia)

Niilismo, no sentido apresentado acima, correponde a não acreditar em um sentido para a existência, e não a não "desejar" nada. Eu me considero niilista justamente por isto.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2008, 22:07:58 »
Em Emil Cioran isso se expressa com muita beleza, suas vísceras vão agradecer.

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2008, 22:45:52 »
Quem é Emil Cioran?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2008, 07:09:23 »
Nossa, pelo que o Dantas disse, parece que se trata da filosofia de vida dos deprimidos hauah...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2008, 22:01:31 »
Quem é Emil Cioran?
Ele pode ser um veneno ou um remédio: você decide.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
Re:O que é Niilismo ??
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:11:18 »
Quem é Emil Cioran?

Uma apresentação mais informal de quem é Emil Cioran, por Olavo de Carvalho.

http://www.youtube.com/watch?v=GAHVdwmiq2o

É assim que se faz, porra!

"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Janeiro de 2012, 21:21:49 »
Quem é Emil Cioran?

Uma apresentação mais informal de quem é Emil Cioran, por Olavo de Carvalho.

http://www.youtube.com/watch?v=GAHVdwmiq2o

É assim que se faz, porra!

Ótimo vídeo para mostrar quem e o que é este "cavalheiro".
Foto USGS

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2012, 08:45:48 »
Já tive uma atitude muito niilista, mas muito mesmo.  "Nada presta, nada serve, nem o São Marcos joga mais, que será deste mundo?".
Mas chega num ponto que o niilismo enche o saco, porque sabemos que é uma merda o mundo mesmo, mas ficar assim só serve pra ficar deprimido mesmo.

Então fiz minhas as palavras de Daumier. 'Nós, nós ainda temos a arte para nos consolar. Mas, e eles? O que é que eles têm?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2012, 14:17:01 »
Todos nós somos um pouco mais niilistas quando vamos dormir!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2012, 15:15:17 »
"O Niilismo é a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”.
Então, nos limites desse trecho, eu sou muito niilista. Ao extremo.
8-)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #12 Online: 27 de Janeiro de 2012, 15:36:51 »
"O Niilismo é a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”.
Mr. "A", ainda nesse mesmo trecho, se é relevante fazer considerações a respeito do texto, frisando inclusive quanto você é muito niilista, mesmo esse "muito" não é suficiente para deixar de se ater à finalidade de resposta ao porquê, não está desvalorizando tanto e nem mantando o sentido! :P

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #13 Online: 27 de Janeiro de 2012, 16:02:09 »
Só uma duvida com o niilismo . O niilismo seria prejudicial à sociedade se a maioria das pessoas adotar uma filosofia assim?
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Janeiro de 2012, 16:28:08 »
Acredito que não, somente se o reconhecimento da verdade fosse tão pernicioso a ponto de os humanos não conseguirem lidar com a ideia - o que muito bem explica o propósito das religiões: experiência essa desconhecida.

Relembrando que niilismo vem de nihil, palavra latina para nada. Em relação a seu conceito, é uma posição filosófica realista, a qual resumo que não há um valor próprio para a vida, senão o valor que nós conferimos a ela. Quer isso dizer que não há um propósito existencial, daí o nihil, postura essa que implica a reformulação de muitos valores - como felicidade, vida e amor - sob uma óptica científica, e, como tal, realista.

Recomendo ler um texto de Arthur Schopenhauer: O vazio da existência (http://ateus.net/artigos/filosofia/o-vazio-da-existencia/). São umas cinco páginas incríveis, como o excerto abaixo, anunciando uma verdade de forma eloquente:

"Um homem, para seu assombro, repentinamente torna-se consciente de sua existência após um estado de não-existência de muitos milhares de anos; vive por um breve período e então, novamente, retorna a um estado de não-existência por um tempo igualmente longo".

Um autor brasileiro muito bom é o filósofo André Cancian, que trata desse tema e sobre ateísmo, tudo de forma clara e objetiva.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Janeiro de 2012, 17:05:05 »
Pelo que eu já li, a definição de niilismo está mais relacionada ao que disse o Sparke, significando a ausência de uma fonte universal de onde retirar valores como um sentido para a vida, um sistema moral, etc. Ou seja, para quem é niilista, é ele mesmo que precisa atribuir a si esses valores, e não um ente divino ou a própria natureza.

Offline Mr."A"

• Nível 24
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2012, 20:04:00 »
Mr. "A", ainda nesse mesmo trecho, se é relevante fazer considerações a respeito do texto, frisando inclusive quanto você é muito niilista, mesmo esse "muito" não é suficiente para deixar de se ater à finalidade de resposta ao porquê, não está desvalorizando tanto e nem mantando o sentido! :P
Não importa! Nada importa, porque eu sou niilista.  ;P
8-)

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2012, 22:55:44 »
Pelo visto existem muitos tipos de niilismo, assim como muitos tipos de cristianismo e outros ismos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2012, 23:33:11 »
Só uma duvida com o niilismo . O niilismo seria prejudicial à sociedade se a maioria das pessoas adotar uma filosofia assim?

É melhor do que idiotices voluntariosas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2012, 16:10:18 »
...a ausência de uma fonte universal de onde retirar valores como um sentido para a vida, um sistema moral, etc. Ou seja, para quem é niilista, é ele mesmo que precisa atribuir a si esses valores, e não um ente divino ou a própria natureza.

Mas a Natureza não revela claramente o sentido da vida no caso humano e em tantos outros?

1- sobrevivência e obtenção de condições para a
2- procriação em condições de segurança que permitam a
3- criação da descendência até esta conseguir sobreviver e procriar...

Está tudo bem evidente na Natureza. A vida vale em si mesma e na sua propagação... e isto é comum a todas as formas vida.
Isto só é incompreensível e insuficiente para quem almeja quiméricas e estranhas "justificações" e "sentidos" de teor sobrenatural...

Deus sive Natura
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #20 Online: 28 de Janeiro de 2012, 16:45:43 »
...a ausência de uma fonte universal de onde retirar valores como um sentido para a vida, um sistema moral, etc. Ou seja, para quem é niilista, é ele mesmo que precisa atribuir a si esses valores, e não um ente divino ou a própria natureza.

Mas a Natureza não revela claramente o sentido da vida no caso humano e em tantos outros?

1- sobrevivência e obtenção de condições para a

Deus sive Natura
Até onde está grifado, acima, eu até concordo, ante a prevalência do apelo dos mecanismos biológicos de sustentação da vida, como a fome, a sede e a nescessidade de repouso vide períodos de sono, e mesmo assim com reservas. Após o grifo, são constructos culturais no máximo com algum background psicológico, se tanto.

Claudite jam rivos, pueri; sat prata biberunt

Citação de: Sergio Sodré
Colorem habet substantiam vero nullam :wink:

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #21 Online: 28 de Janeiro de 2012, 19:53:59 »
Está tudo bem evidente na Natureza. A vida vale em si mesma e na sua propagação... e isto é comum a todas as formas vida.
Eu já quis ter filhos na vida, mas desisti dessa idéia e agora quero me concentrar na minha própria vida porque não espero que ninguém faça isso por mim.

Você não mencionou suicidas, pessoas que passam a vida inteira obcecadas com a própria morte, nem casos como um que passou no Discovery Channel uma vez sobre uma mulher que lutou pelo direito de amputar as próprias pernas porque não reconhecia as pernas como parte do próprio corpo.

Também não levou em conta pessoas que não querem ter filhos, e homossexuais que nem condições de gerá-los naturalmente sem contrariar a própria natureza têm.

A vida não tem sentido, quem tem sentido são os seres vivos. O ato de viver pode ser comum a todos, mas o sentido próprio de cada um não, portanto não há determinismo entre uma coisa e outra.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Janeiro de 2012, 21:06:40 »
A minha resposta é apenas uma objeção à afirmação "a ausência de uma fonte universal de onde tirar valores como um  sentido para a vida" que outros foristas referiram... O que digo é: olhem para a Natureza, procurem aí...

Isso não impede que cada ser pensante crie, para seu uso, o seu sentido próprio de vida sem seguir o "padrão geral" da vida.

Eu também julguei que nunca teria filhos... até admiti que não me casaria... Só que NUNCA procurei valorizar ou justificar isso através de um suposto sentido para a vida... Sempre ajuizei que isso seria uma falha pessoal e não uma qualquer virtude... Estava pronto para falhar nesse aspeto importante e aceitar as minhas limitações... Felizmente, acabei por "dar a volta", mas podia perfeitamente não ter acontecido e disso tenho perfeita consciência.

Também julgo que o sentido da vida vai para além da cada vida individual... Só isso justifica que os indivíduos estejam dispostos a sacrificar a sua vida em certas circunstâncias... E isso é válido não apenas para o homem...   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #23 Online: 30 de Janeiro de 2012, 00:28:52 »
A minha resposta é apenas uma objeção à afirmação "a ausência de uma fonte universal de onde tirar valores como um  sentido para a vida" que outros foristas referiram... O que digo é: olhem para a Natureza, procurem aí...

Isso não impede que cada ser pensante crie, para seu uso, o seu sentido próprio de vida sem seguir o "padrão geral" da vida.
É uma questão de opinião, por isso é uma posição filosófica. Você não é niilista porque na sua opinião a natureza é uma fonte de valores. Na opinião de outras pessoas, ela pode não ser.

Offline cavecanem

• Nível 10
  • *
  • festina lente
« Resposta #24 Online: 30 de Janeiro de 2012, 01:43:12 »
Ao meu ver o traço distintivo do niilismo não é tanto a ausência de uma fonte de valores, mas sim a ausência da finalidade, do telos para o qual esses valores podem ser direcionados. Por isso o pensamento niilista é tão presente em estruturas que acabaram por ruir, mas que ainda constituem fontes morais. É por não servirem mais os valores vigentes que o despropósito da existência se acentua e ganha os contornos niilistas.

É assim que nasce, por exemplo, o niilismo europeu com a idéia da "morte de Deus", uma vez que a episteme cristã, embora decadente, não fora suprimida e ainda se mostrava a fonte axiológica do homem ocidental. E quando sucumbe aquela noção tão largamente aceita de que "Deus é a verdade", emana de quaisquer outras fontes possíveis o juízo de que tudo o mais é falso e nada tem sentido, embora os valores ainda permaneçam vigentes.
"Por necessidade de recolhimento, livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato." Cioran

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!