Autor Tópico: Os ateístas mais influentes da história  (Lida 10060 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Os ateístas mais influentes da história
« Online: 20 de Outubro de 2008, 09:42:51 »
Matéria publicada na Revista das Religiões(Editora Abril) Nº 17,Janeiro de 2005

1-Sócrates(469 a.C.-399 a.C.)-O filósofo grego foi condenado por um júri de Atenas,acusado de negar as divindades locais e de corromper a juventude com seus ideais.Morreu depois de ter sido obrigar a beber cicuta.

2-George W.F.Hegel(1770-1831)-Inspirador do movimento ateísta contemporâneo,o filósofo alemão dizia que Deus dependia do mundo assim como o mundo depende Dele:"Sem o mundo,Deus não é Deus e Deus é insuficiente"

3-Ludwig Feuerbach(1804-1872)-O filósofo alemão criou a Teoria do Materialimo,segundo a qual o mundo gira em torno da matéria.A religião não passaria de projeção das necessidades e dos desejos dos seres humanos

4-Karl Marx(1818-1883)-Ao afirmar que "a religião é o ópio do povo",o pensador alemão defendeu que o homem não precisa de crenças religiosas,pois elas se tornam fontes de alienação.Ele aceita a matéria como a única realidade.

5-Friedrich Nietzche(1844-1900)-O filósofo alemão elaborou a teoria que Deus está morto.Para ele,o Deus que existe é somente aquele que a religião,ou o homem,interpreta da maneira que melhor lhe aprouver.

6-Sigmund Freud(1856-1939)-O austríaco,criador da psicanálise,afirmava:"A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e de imortalidade,ou como um ópio contra a miséria e o sofrimento da existência humana"

7-Bertrand Russel(1872-1970)-O filósofo Britânico foi um dos que mais defenderam o ateísmo:"Estou convencido de que as religiões não só prejudicam como são falsas",afirmou."Se a humanidade tivesse sido feita por Deus,então quem teria feito Deus ?"

8-Jean-Paul Sarte(1905-1980)-Autor de uma filosofia essencialmente atéia,o pensador francês acreditava que a negação de Deus era símbolo da emancipação do homem,que assim se tornava responsável por sua própria vida e escolhas
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 09:47:33 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Os ateístas mais influentes da história
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2008, 09:52:07 »
hauhauhauha... esse bando é phoda...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2008, 09:59:18 »
Sidarta Gautama também caberia nessa lista.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2008, 10:00:49 »
Sidarta Gautama também caberia nessa lista.

Pelo pouco que sei do Budismo,nunca me lembro de ter lido uma afirmação ateísta de Buda...
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2008, 10:04:32 »
Já os Hinduístas juram que Buda mentiu para cativar os ateus.  É tudo uma questão de percepção.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2008, 18:17:43 »
Se não fosse pelas estátuas dele "pagando peitinho" e "barriguinha" com uma refeição de UM Grão de arroz por dia ele teria me enganado!

:biglol: :biglol:
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 18:21:58 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2008, 18:29:59 »
Até onde sei, Bertrand Russel era agnóstico...

Tem até uma história engraçada no prefácio de "Introdução à filosofia matemática", em que ele diz que quando foi preso o carcereiro lhe perguntou qual sua religião. Então ele diz "agnóstico" e o guarda, depois de lhe pedir para soletrar a palavra responde: "Bem, há muitas religiões, mas suponho que todas cultuam o mesmo deus." :lol:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2008, 19:06:05 »
Se não fosse pelas estátuas dele "pagando peitinho" e "barriguinha" com uma refeição de UM Grão de arroz por dia ele teria me enganado!

:biglol: :biglol:

Eu não devia me dar ao trabalho, mas esse é Hotei, não Buda.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2008, 19:18:55 »

E Este é Buda?

Ou Este?

Não sou muito preciso nisto, reconheço! :biglol:

Abraço

« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 20:15:38 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2008, 19:25:55 »
E este é Buda?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2008, 19:26:04 »
Não, nenhum dos dois.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2008, 19:45:02 »
Vamos lá, Lordakner.

Este é Buddha:

Este é Hotei:

Este é Buddha:

Este é Hotei:

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2008, 19:45:48 »

Agnóstico ateu.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2008, 19:49:47 »

Agnóstico ateu.
Tá explicado. Valeu, Dante. :)
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2008, 19:57:21 »

Agnóstico ateu.
Tá explicado. Valeu, Dante. :)

Citação de:  Bertrand Russell
An atheist, like a Christian, holds that we can know whether or not there is a God. The Christian holds that we can know there is a God; the atheist, that we can know there is not. The Agnostic suspends judgment, saying that there are not sufficient grounds either for affirmation or for denial. At the same time, an Agnostic may hold that the existence of God, though not impossible, is very improbable; he may even hold it so improbable that it is not worth considering in practice. In that case, he is not far removed from atheism. His attitude may be that which a careful philosopher would have towards the gods of ancient Greece. If I were asked to prove that Zeus and Poseidon and Hera and the rest of the Olympians do not exist, I should be at a loss to find conclusive arguments. An Agnostic may think the Christian God as improbable as the Olympians; in that case, he is, for practical purposes, at one with the atheists.

* What is an Agnostic? (1953)

Ou seja, levando em conta todo preciosismo epistêmico e toda cautela intelectual que impedem de efetuar afirmações categóricas sem provas contundentes, ele e agnóstico. Mas o bom senso dele diz que deus não existe.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2008, 20:12:38 »
Vamos lá, Lordakner.

Este é Buddha:

Este é Hotei:

Este é Buddha:

Este é Hotei:

Ah, assim sim...
Buda não "pagava peitim" nem "Barriguinha", era "Saradão".
E eu passei todos estes anos enganado...
Prazer, Buda...
Prazer, Hotel...
Lordakner, ao inteiro dispor!
Mas qual comia UM GRÃO de arroz nas refeições? :biglol:
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 20:45:09 por Lordakner »

Offline Churrumino

• Nível 08
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2008, 20:19:37 »
Deve ser o Buda, porque pelo jeito o Hotei comia uma bela pratada típica de pedreiro (sem querer denegrir ou menosprezar a forma de alimentação dos pedreiros)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 20:29:16 por Churrumino »

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2008, 20:22:17 »
Deve ser o Buda, porque pelo jeito o Hotel comia uma bela pratada típica de pedreiro (sem querer denegrir ou menosprezar a forma de alimentação dos pedreiros)

Talvez a base da refeição fosse um grão...
Acompanhado de lazanha e leitão a pururuca.
Dizem também que comer entre as refeições é que engorda!
Sei lá! :?

P.S.: Hotel, Hotei...
Quem tá ligando? :biglol:
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 20:41:23 por Lordakner »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2008, 16:06:08 »
O jiu-jitsu dizem que é herança dos tempos do Buda, os monges inventaram pra se defenderem dos saqueadores que viviam se aproveitando da nobreza, digo, da fraqueza deles...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2008, 16:25:36 »
Cheira a artigo ruim.

O primeiro na lista é Sócrates e todo mundo que leu a Apologia sabe que Sócrates não era ateu e que negou veementemente a acusação de ateísmo em seu julgamento.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2008, 16:57:39 »
Cheira a artigo ruim.

O primeiro na lista é Sócrates e todo mundo que leu a Apologia sabe que Sócrates não era ateu e que negou veementemente a acusação de ateísmo em seu julgamento.

Realmente... só por dizerem que Sócrates era ateu já dar pra ter uma idéia.
Não sei em relação a Apologia mas levando em conta a proximidade que tinha com platão, fica difícil pensar em um Sócrates que não pensasse ao menos de modo próximo.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2008, 17:02:43 por Renato Toso »

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2008, 17:23:34 »
Essa lista é igual aquela dos ateus no leito de morte...
 - Carl Sagan

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2008, 18:18:49 »
Cheira a artigo ruim.

Realmente... só por dizerem que Sócrates era ateu já dar pra ter uma idéia.
Não sei em relação a Apologia mas levando em conta a proximidade que tinha com platão, fica difícil pensar em um Sócrates que não pensasse ao menos de modo próximo.

Na antiguidade o chamado ateísmo teria uma definição diferente da concepção que temos hoje.
Talvez tenhamos de prestar uma certa reverência pela "coragem" que tiveram de fugir do "lugar comum" ainda que de forma diversa da atualidade.
Sempre é bom lembrar que não tinham tanta base científica para se "apoiarem".

Abraços.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2008, 20:17:53 »
Além de estar errado o Sócrates, grande coisa esta lista. A maioria são filósofos que para serem mais explicitamente ateus do que já eram só faltava tatuarem isto na testa. Seria como fazer uma lista de matemáticos formalistas com apenas dois nomes: David Hilbert e Ernst Zarmelo.

Tipo... Oh, really?

Offline Joe Edward

• Nível 07
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2008, 22:17:28 »
Carl Sagan.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2008, 22:20:05 por Joe »
''A nossa única grande vantagem, o segredo do nosso sucesso, é o pensamento — o pensamento caracteristicamente humano. Temos capacidade para pensarmos profundamente nas coisas, imaginarmos acontecimentos que ainda estão para vir, encontrar soluções. Foi assim que inventámos a agricultura e a civilização. O pensamento é a nossa bênção e a nossa maldição e faz de nós aquilo que somos. '' (Carl Sagan, Aborto: Pró-Vida ou Pró-Escolha?)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!