As penas eram características de todos os terópodes? Inclusive os grandalhoes?
Acho que até agora não se sabe bem como era a distribuição das penas, nem nos que tinham penas, exceto naqueles cujas impressões fósseis mostram serem obviamente totalmente plumados.
Os grandes terópodes tem umas duas ou três grandes divisões principais, acho que apenas uma delas é enquadrada num grupo onde penas ou proto-penas seriam uma característica ancestral, presente em uma espécie (de pequeno porte, Sinosauropteryx) primitiva do grupo, e possivelmente herdada nos animais maiores. Esse grupo é o do T. rex. Num ancestral mais próximos do T. rex que o Sinosauropteryx, o Dilong paradoxus também de porte comparativamente pequeno, foram encontrados com possíveis impressões de penugem. Mas T. rex mesmo parece ter só impressões de pele/escamas meio "crocodilianas", pelo que eu sei.
Por outro lado, como não se sabe o padrão de plumagem, se era uma coisa que cobria todo o corpo, durante toda a vida, não é possível descartar ainda. Gregory Paul, paleontólogo, desenhava Velociraptor com penas nos braços antes de todo mundo, quase dez anos antes de descobrirem os sulcos nos ossos dos braços, iguais aos que suportam penas nas asas das aves. Ele também desenha T. rex com pequenas asinhas de kiwi com dedos...
Outros grandes terópodes incluem Allosaurus, Spinosaurus, Giganotosaurus, Carcharodontosaurus, mas esses estão provavelmente fora do grupo onde surgiram as penas. Por outro lado, Há algum tempo encontraram algo que foi chamado por uns de proto-penas em um dinossauro não terópode, psitacosaurus, que é inclusive ornitísquio, uma das duas maiores divisões dos dinossauros, na qual não estão inclusos os terópodes mas os saurópodes, de longos pescoços, e o triceratops. Pode ser que os ancestrais das penas já fossem consideravelmente mais antigos que os terópodes.
Pode ser que não tenham nada a ver com penas, também, como por exemplo, os perus tem um tipo de "espanador" no peito, uns filamentos que, que eu saiba, não são nenhum tipo de penas, mas uma outra coisa "única", ou uma espécie de pena ou escama bastante modificada, a ponto de praticamente não ser pena ou escama.