Autor Tópico: Preciso de ajuda pra fazer uma palestra  (Lida 1427 vezes)

Offline arielwollinger

• Nível 05
  • *
Preciso de ajuda pra fazer uma palestra
« Online: 23 de Outubro de 2008, 00:01:38 »
A historia é a seguinte: tenho umas colegas de trabalho as quais eu gostaria de abrir a cabeca para o raciocinio critico. Elas acreditam em todo tipo de baboseira imaginavel, da homeopatia e astrologia a fantasmas e ufos. Elas costumam ir a palestras de um fotografo de publicidade que é cliente de nossa empresa ( trabalhamos na Casablanca Finish , a maior pós-produtora do pais ) e é um "ufologo" e medium nas horas extras, cheio de fazer leitura fria e shotgunning. Elas ficam embasbacadas com os "poderes" dele. Gostaria de saber se voce conhece alguem ou se voce mesmo, estaria disposto a fazer uma palestras fazendo debunk desses assuntos, ou entao ensinando aos poucos a detectar bullshit. Nao tenho uma oratoria muito boa e nem um texto bom para usar com completos leigos em pensamento racional e critico. Voce pode me ajudar? Infelizmente a palestra nao seria remunerada. Eu ja me contento em abrir a cabeca dessas pessoas. Estou em Sao paulo.

obrigado e um grande abraco.

ariel wollinger

PS. voce pode me encontrar no orkut, linkedin, imdb , youtube e no google é claro. Procurem por ariel wollinger.

ATUALIZACAO: caso a ideia engrene e vire algo maior, poderiamos cobrar sim. E penso em dar entradas de cortesia pra essas 5 moças.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 01:56:26 por arielwollinger »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
Re: Preciso de ajuda pra fazer uma palestra
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2008, 00:05:25 »

Elas costumam ir a palestras de um fotografo de publicidade que é cliente de nossa empresa ( trabalhamos na Casablanca Finish , a maior pós-produtora do pais ) e é um "ufologo" e medium nas horas extras, cheio de fazer leitura fria e shotgunning. Elas ficam embasbacadas com os "poderes" dele.

Dependendo do tamanho do poder dele :P ninguém poderá convencê-las de nada.

Além disso, o que você ganhará com isso?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2008, 00:07:07 »
Não remunerada? Aí é difícil, né? Quem vem a minha cabeça para dart uma palestra sobre esses assuntos certamente são o Daniel Sottomaior, o Carlos "APODman" Bella e talvez o Widson Porto Reis (mas esse eu acho que é do Rio), mas de graça eu não sei se eles topariam.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2008, 00:52:38 »
Acho que o Carlos toparia, mas ele está em Brasilía, pelo que me consta.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline arielwollinger

• Nível 05
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2008, 01:03:03 »
de graça pois as palestras desse "ufologo" sao de graça. A menos que a ideia vire algo grande e vire uma palestra pra valer, em algum lugar legal tipo uma universidade.  Caso a ideia se torne mais elaborada podemos fazer algo maior e elas poderiam ganha uma cortesia nao?

Offline arielwollinger

• Nível 05
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2008, 01:53:12 »

Elas costumam ir a palestras de um fotografo de publicidade que é cliente de nossa empresa ( trabalhamos na Casablanca Finish , a maior pós-produtora do pais ) e é um "ufologo" e medium nas horas extras, cheio de fazer leitura fria e shotgunning. Elas ficam embasbacadas com os "poderes" dele.

Dependendo do tamanho do poder dele :P ninguém poderá convencê-las de nada.

Além disso, o que você ganhará com isso?

Fico feliz em ter ajudado mais uma pessoa a ver o mundo com outros olhos. Com cabeça aberta ( hoje a cabeça delas é tao aberta que o cerebro pode cair ).

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2008, 01:55:17 »
Bem, só posso desejar boa sorte, que consigam talvez convencer o Sottomaior ou algum outro disponível. Paguem uma cerveja ao menos. Nada com carne, acho que ele é vegetariano agora.

Uma alternativa talvez fosse passar vídeos, documentários sobre o assunto, mas também tem os aspectos legais disso e etc, só pode ser for bem informal mesmo, acho.

PS.: Acredito que essa seção de "ajuda" se refere especificamente a ajuda em como usar o fórum. A seção correta seria "ceticismo".

Offline arielwollinger

• Nível 05
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2008, 01:58:55 »
há algum modo de mover o topico?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2008, 13:12:41 »
Acho que o Carlos toparia, mas ele está em Brasilía, pelo que me consta.

Por que é que esses céticos não param quietos no mesmo lugar, hein? :P

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2008, 13:19:22 »
É a alma cigana! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2008, 02:08:01 »
Existe uma diferença entre palestra de graça pra quem assiste e palestra de graça para o palestrante.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2008, 11:59:50 »
Um site que estuda estes fenômenos de forma crítica é o:
www.pesquisapsi.com
Eles têm vídeos para baixar

Importante: não confundir com o pesquisa.psi.com.br, que é uma fraude.

Quanto ao pensamento crítico propriamente dito:
http://www.projetoockham.org/ferramentas_critico_1.html

Neste site, também há muita coisa sobre pseudociência e paranormalidade.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2008, 12:05:26 »
(...)Gostaria de saber se voce conhece alguem ou se voce mesmo, estaria disposto a fazer uma palestras fazendo debunk desses assuntos, ou entao ensinando aos poucos a detectar bullshit. Nao tenho uma oratoria muito boa e nem um texto bom para usar com completos leigos em pensamento racional e critico. (...)

O melhor seria direcionar para os mesmos tópicos da palestra do cara, para ser direto e reto. Você teria condições de filmá-lo ? Estranho que pessoas que trabalham numa empresa que ajuda a construir ilusões não percebam o óbvio, mas enfim, esse é outro assunto...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline ICOGNITUX

• Nível 10
  • *
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2008, 15:36:45 »
A historia é a seguinte: tenho umas colegas de trabalho as quais eu gostaria de abrir a cabeca para o raciocinio critico. Elas acreditam em todo tipo de baboseira imaginavel, da homeopatia e astrologia a fantasmas e ufos. Elas costumam ir a palestras de um fotografo de publicidade que é cliente de nossa empresa ( trabalhamos na Casablanca Finish , a maior pós-produtora do pais ) e é um "ufologo" e medium nas horas extras, cheio de fazer leitura fria e shotgunning. Elas ficam embasbacadas com os "poderes" dele. Gostaria de saber se voce conhece alguem ou se voce mesmo, estaria disposto a fazer uma palestras fazendo debunk desses assuntos, ou entao ensinando aos poucos a detectar bullshit. Nao tenho uma oratoria muito boa e nem um texto bom para usar com completos leigos em pensamento racional e critico. Voce pode me ajudar? Infelizmente a palestra nao seria remunerada. Eu ja me contento em abrir a cabeca dessas pessoas. Estou em Sao paulo.

obrigado e um grande abraco.

ariel wollinger

PS. voce pode me encontrar no orkut, linkedin, imdb , youtube e no google é claro. Procurem por ariel wollinger.

ATUALIZACAO: caso a ideia engrene e vire algo maior, poderiamos cobrar sim. E penso em dar entradas de cortesia pra essas 5 moças.

Não decore o que dizer. Seja o mais expontâneo possível, mas sem forçar a barra pra ser engraçado e tals. Mantenha o foco e fale como se estivesse falando consigo mesmo. Olhe para todos aleatoriamente e busque exemplificar o argumento. Evite termos complicados e deixe que as palavras fluam com naturalidade.
Respire pausadamente e, de modo algum prolongue-se por muito tempo, com isso você permite a interação dos ouvintes.
Tudo... Nada... Eis a questão.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!