Autor Tópico: A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?  (Lida 756 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.505
A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?
« Online: 27 de Outubro de 2008, 12:56:38 »
A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?

Paulo diz, nas epístolas, que Deus fez os sábios deste mundo de loucos e que sua sabedoria parece loucura aos olhos do mundo.

1 Coríntios 02:13-14
“…e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.”

1 Coríntios 01:20-21
“Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.”

1 Coríntios 03:18-20
“Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se julga sábio maneira deste mundo, faça-se louco para tornar-se sábio, porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois (diz a Escritura) ‘ele apanhará os sábios na sua própria astúcia’.


Isto permite que pessoas que, em qualquer outra situação, seriam consideradas ignorantes, sintam-se sábias e autorizadas a ensinar àqueles que o "mundo" considera seus superiores intelectuais.

É fácil perceber tal fato no dia-a-dia. Embora mal saibam se expressar em sua língua materna, semi-analfabetos com uma visão limitadíssima do mundo entram para uma seita e, de um dia para o outro, saem por aí discursando com ar superior. Repetem com olhos arregalados as bobagens que ouviram na igreja de fundo de quintal como se estivessem fazendo grandes revelações.

Entramos no botequim de caminhoneiros e lá está o "iluminado" citando trechos grandiloquentes da Bíblia que ele próprio, com seu parco vocabulário, mal compreende. Andamos pela rua e lá está o camelô com suas baboseiras apocalípticas, como se estivesse no púlpito. Na fábrica, o operário que mal sabe assinar o próprio nome lidera grupos de oração dos quais participam funcionários bem mais capacitados que ele.

Numa total inversão de valores, o ignorante, o quase analfabeto sem cultura, vê-se como o enviado de Deus, trazendo revelações que ele acha que vão deixar de quatro, maravilhados, todos os que o ouvirem. E quanto mais é rejeitado e ridicularizado, mas se sente santificado e justificado. Quanto mais o chamam de louco, mais fica provado que ele é sábio.

Ele não é mais o cara humilde que se calava diante dos mais instruídos. Agora, ele é importante, é membro de uma organização poderosa que representa o Criador. Ele tem uma missão. Ele sabe das coisas. Ele está salvo e Deus tem um plano especial para sua vida. Ele é muito superior aos orgulhosos e vaidosos que ousam duvidar de suas palavras. Ele é superior aos mais instruídos e capacitados. Sua sabedoria é a de Deus, não a dos homens.

O mesmo ocorre na Internet. Ao cair num site de ateus, alguns crentes ficam chocados e deixam mensagens cheias de ofensas e ameaças de fogo eterno. Outros apenas assumem que aquelas pessoas ainda não encontraram a verdade e, com um sorriso de superioridade, despejam citações do "Livro Bom", certos de que conseguirão uma conversão instantânea de todos os participantes.

Seus "argumentos" deixam claro que eles não leram nada do que estava sendo debatido e nem julgaram isto necessário.

Lembro-me de uma crente que me escreveu após topar com algum texto que eu postei. Seu português era capenga e ela às vezes digitava a mensagem inteira no campo "Assunto". Logo no primeiro contacto, disse que não conhecia a Bíblia e que era melhor assim, mas que estava pronta a responder a qualquer pergunta que eu lhe fizesse. Sua confiança ingênua desapareceu após alguns dias de debate e, assustada, pediu que eu não lhe escrevesse mais.

Ela é um bom resumo do que a religião faz com a cabeça das pessoas e de como pessoas ignorantes passam a ter como única cultura, visão do mundo e conhecimentos científicos aquilo que ouviram na igreja:
Citar
moço com todo o respeito, o senhor esta preocupado em querer saber sobre o
livre arbitrio de ter nascido? Pergunta a sua mãe, foi ela quem desejou
isto. Deus apenas deu a ela esta dádiva de ser mãe.

O senhor tem uma outra dúvida, tem a liberdade de perguntar. Não sou entendo
muito da biblia, mas é bem melhor assim...

Tem outra duvida?

Se o senhor estava querendo saber , o senhor tem este email que poderá tirar
a dúvida, mas não exponha a sua descrença tentando passar duvidas para os
outros nao, isto atrapalha o nosso trabalho de evangelização.

Eu sei que o senhor deve ser ateu, tudo bem , é para isto que existe o livre
arbitrio, o senhor não é obrigado a acreditar em quem fez o mundo ou quem
fez o primeiro ser humano. Pode acreditar no que quiser, se veio do macaco,
ou se veio de um ser cósmico, eu só sei que jacaré gera jacarezinho, são
iguaizinhos, gato gera gato são iguais, isto é DNA.
Agora, obvio que o ser humano veio de outro ser humano, agora o
primeiro,...fica difícel lembrar...a sua tataraavo , o senhor conhece....
não. como pode me explicar se ela existiu?

Ah! claro que existiu , o senhor esta conversando comigo agora, não é?

esteja a vontade para perguntar, eu nao sou nenhuma teologa, aliás ,
sabedoria dos homens são tolice diante da sabedoria de Deus.
O domíno do idioma pode ser melhor, o conhecimento científico mais completo, mas, no fim das contas, a idéia é:
"Se contraria o que está na Bíblia, então, de alguma forma, está errado. Aceite o que eu lhe digo sem discutir porque é a Palavra de Deus".

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2008, 13:24:19 »
Quem pode com argumentos tao bem elaborados?

Gatos geram gatos foi sensacional.

Mas sabe que eu sempre pensei por esse lado; deve ser por isso que geralmente sao pessoas humildes e sem instrucao que participam dessas coisas. Eh um jeito de se sentir importante.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline J Ricardo

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.203
  • Sexo: Masculino
  • trolling mode
Re: A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:34:20 »
Depois de seis meses de empresa, alguns dos meus colegas mais próximos descobriram que eu sou ateu. Entre eles, uma garota simpática e bonita questionou o motivo de eu ser ateu, certa de que eu ficaria indagado com a questão. Disse em tom seco e curto que até dado momento em minha vida eu não tinha tido motivos suficientes para acreditar nesta alegação, e retruquei por que você crê? - Ora, porque todo mundo crê! Eu não creio, o Gustavo aqui do meu lado (colega agnóstico) tem suas dúvidas e eu conheço dezenas de amigos que também não crêem, complementei questionando se ela acreditaria em um deus com corpo de homem e cabeça de pássaro se tivesse nascido durante a civilização egípcia e seus pais e todos os seus amigos acreditassem nos deuses antropofomórficos. Claro! Disse ela. Alguns caíram na risada diante de tamanha idiotice e me retirei em gargalhadas.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:49:01 »
Putzz... tem gente que ainda cai nesse tipo de estratégia argumentativa??
hauhauaha...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Lordakner

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.581
  • Sexo: Masculino
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Re: A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2008, 15:54:58 »
 Exemplo de resposta em Blog evangélico!
« : 12 Ago 2008, 20:18:36 » Citar 

--------------------------------------------------------------------------------

Livre arbítrio é doutrina de demônio!!! Se você me conhecesse nem teria perguntado!!!...

Vamos ver um exemplo de Pedro querendo demonstrar seu livre arbítrio de seguir a Jesus Cristo, mas Jesus diz a Pedro que isso só depende Dele.

Livre arbítrio x vontade de Deus

Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.
Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.

Pergunto: Para quê o galo canta? O Galo canta para vir o dia onde há luz, portanto, enquanto Jesus Cristo não fizer cantar o galo e dar a luz (entendimento) a tantos Pedros que existem por aí, estes continuarão a nega-Lo até que o dia amanheça e a estrela da alva apareça em seus corações.

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações." (II Pedro 1 : 19)

Livre arbítrio = Por ti darei a minha vida.

Vontade de Deus = Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.

Graças a Deus que eu não tenho livre arbítrio porque Ele me guia em todos os meus caminhos.

http://gospelbrasil.getforum.org/forum/viewtopic.php?t=634&postdays=0&postorder=asc&start=135

E por aí vai
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.581
  • Sexo: Masculino
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Re: A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?
« Resposta #5 Online: 29 de Outubro de 2008, 10:47:50 »
Segundo pecado capital: INCREDULIDADE

O adjectivo apistos (gr.), no texto em análise, significa “incrédulo, infiel, descrente, cético” (1Co 6:6; 7:12-15; 2Co 4:4; 6:15; 1Tm 5:8). A incredulidade se torna um pecado capital quando não reconhecida nem combatida por seu portador (Mt 17:17; Mc 9:24; Lc 17:5). Orações como “Acrescenta-nos a fé” e “Ajuda a minha incredulidade”, se feitas com sinceridade, agradam a Deus.

Entretanto, a permanência na incredulidade foi a causa de a maioria do povo israelita, oriundo do Egito, não ter entrado em Canaã (Hb 3:15-19), bem como a razão de Jesus não ter operado muitos prodígios em certos lugares (Mt 13:54-58). Não crer em Deus ou duvidar das suas obras — como um estado contínuo, e não como um acto isolado — significa fazê-lo mentiroso (1Jo 5:10) e afastar-se definitivamente dEle (Hb 11:6). Não é de se admirar que a parte dos incrédulos contumazes seja no lago de fogo (Mc 16:16b; Jo 3:36).


Mas devo ressaltar que incredulidade é pecado!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!