Autor Tópico: Pastor compara saga dos jedis à dos apóstolos de Cristo  (Lida 1668 vezes)

APODman

• Visitante
Pastor compara saga dos jedis à dos apóstolos de Cristo
« Online: 01 de Julho de 2005, 00:08:47 »

SÉRGIO DÁVILA
DA CALIFÓRNIA

"Você está insatisfeito com sua religião mas sedento por uma jornada espiritual com Deus que envolva risco, mistério e uma fé inabalável?" Quem está dizendo isto para uma igreja lotada é o pastor luterano Tim Kade, da Epic Church (Igreja Épica), no subúrbio de Detroit, no Estado norte-americano de Michigan. Tudo muito natural, não fosse o fato de ele ter angariado fiéis nos semáforos e nas ruas da cidade com auxiliares vestidos de Chewbacca, o personagem peludo da cinessérie "Guerra nas Estrelas", que estréia hoje no Brasil.
Muito já se falou sobre o fato de o universo concebido por George Lucas ter virado uma espécie de religião para muitos fãs, que seguem os roteiros dos filmes como dogmas, mas metáfora era a palavra-chave. Não mais. Desde o começo do ano, Kade e sua mulher, Kathy, que já lideraram diversas denominações em outras cidades norte-americanas e até uma missão em Gana, na África, resolveram fundar sua própria igreja, dentro dos parâmetros luteranos, mas com um "algo a mais". "Eles queriam levar a mensagem de Cristo de maneira nova e inusitada", disse à Folha uma das diretoras da Epic, Nikki Hayley.
O universo de "Guerra nas Estrelas" foi, assim, o caminho natural. Desde o começo do mês e culminando com a noite de hoje, o pastor Kade vem dando uma série de sermões que comparam a saga dos jedis à dos apóstolos de Cristo, a luta interior de Anakin Skywalker/Darth Vader com a tentação de qualquer um entre o bem e o mal e a aventura de se tornar cristão no mundo de hoje à aventura de lutar contra o lado escuro da Força numa galáxia muito, muito distante. "Luke Skywalker saiu da vida que tinha e se aventurou, se revoltou. Você sabe quem, mais fez isso na história da humanidade, não sabe?"

Palavra jedi
Se não sabe, pode se informar lendo dois livros que acabam de ser lançados na esteira da histeria coletiva provocada pelo último episódio da série, ambos fazendo a mesma conexão entre os personagens fictícios e religiões estabelecidas. O primeiro é "The Dharma of Star Wars" (O Darma de "Guerra nas Estrelas", Wisdom Publications), em que a doutrina de Buda (o darma) é comparada à doutrina de Yoda (o mestre jedi verde). Quem o assina é Matthew Bortolin, um membro ordenado do templo budista Thich Nhat Hanh que mantém enquadrados todos os ingressos dos filmes e sua própria fantasia de jedi.

Outro é o do escritor religioso Dick Staub, que colocou ponto final nas últimas semanas em seu "Chistian Wisdom of the Jedi Masters" (A Sabedoria Cristã dos Mestres Jedis, John Wiley & Sons), com título auto-explicativo. Para o autor, o conceito da Força pode ser comparado ao princípio hindu do OM, um poder divino que conecta toda a criação. A idéia comum a todos eles é simples: usar um ímã de jovens da cultura pop como é a cinessérie que já faturou mais de US$ 3 bilhões (R$ 7,43 bi) em ingressos para vender seu peixe.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1805200507.htm

[ ]´s

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2005, 00:26:50 »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Pastor compara saga dos jedis à dos apóstolos de Cristo
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2005, 00:40:28 »
Que a força esteja com o senhor... :vomito:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2005, 04:11:33 »
Esta associação é uma ofensa ao mundo de Guerra nas Estrelas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2005, 06:13:44 »
Estou com uma dúvida existencial profunda:

porque Chewbacca?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2005, 06:59:31 »
|(  Isso é facil! Eu mesma sou mestra em encontrar mensagem subliminar e metáforas em qualquer obra artistica, seja pintura, cinema, musica ou desenho animado, mesmo que não esteja lá! É quase um hobbie pois adoro simbologia, e é ncrivel que  se voce procurar voce acha de tudo! Até um padre tendo uma ereção em "A Pequena Sereia"!
 :lol: Assisti "Guerra dos Mundos" e afirmo que se não foi proposital, eu sou genial em encontrar mensagens subliminares onde não existe. Debatendo o filme com minha amiga eu joguei: Você notou a avalanche de alegorias ao Apocalipse bíblico? - ela ficou supresa, e eu comecei a viagem citando cada uma das figuras, falas e situações que simbolicamente ( e supostamente) retratavam o ultimo livro da Biblia.
 :shock: Ela ficou abismada devorando cada palavra! Eu preciso é assistir ao filme de 1953 e principalmente ler o livro de H.G. Wells para saber se ele realmente se inspirou na Biblia para escrever uma historia apocaliptica high tech!
 :twisted:  Quanto mais a gente sabe de simbologia, mais a gente pode dizer que o que a pessoa quis dizer, não era exatamente o que ela dizia

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2005, 10:51:29 »
Axia, muito simbolico isso que vc disse!  :mrgreen:  :wink:

Os conspiracionistas tambem adoram achar pelo em casca de ovo.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2005, 11:11:22 »
Ela ficou abismada devorando cada palavra! Eu preciso é assistir ao filme de 1953 e principalmente ler o livro de H.G. Wells para saber se ele realmente se inspirou na Biblia para escrever uma historia apocaliptica high tech!

Provavelmente não, já que tanto o livro quanto o filme original se passam no século 19.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
Re: Re.: Pastor compara saga dos jedis à dos apóstolos de Cr
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2005, 13:57:31 »
Citação de: Poindexter
Esta associação é uma ofensa ao mundo de Guerra nas Estrelas.

:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2005, 16:25:52 »
:jesus:  :starwars:
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2005, 17:02:58 »
Esse smiles são fodas!  :lol:  :lol:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!