Autor Tópico: Parlamentar escocesa portadora de Parkinson quer legalizar eutanásia  (Lida 696 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Parlamentar escocesa portadora de Parkinson quer legalizar eutanásia
« Online: 31 de Outubro de 2008, 14:38:31 »

Portadora de mal de Parkinson, a deputada escocesa Margo MacDonald irá apresentar em breve, ao Parlamento de Edimburgo, um projeto de lei que pretende legalizar a eutanásia no Reino Unido. Sua iniciativa reativará o debate provocado pelo suicídio, na Suíça, do jogador de rúgbi Daniel James, que teve os movimentos totalmente paralisados aos 23 anos, publicou nesta sexta-feira o jornal "The Times".

Policiais britânicos investigam as circunstâncias da morte do jovem em uma clínica suíça especializada em suicídios assistidos.

Outra britânica, Debbie Purdy, que sofre de esclerose múltipla, também pretende que o país esclareça sua posição sobre as pessoas que ajudam os doentes a se suicidarem, pois estas podem ser legalmente perseguidas.

Para a parlamentar escocesa, negar o direito à eutanásia "é desumano". "Considero que é preciso mudar a lei para proteger não só a dignidade dos pacientes na hora de morrer, mas também para garantir que os médicos não sejam obrigados a ajudar um paciente a morrer antes do fim natural de sua vida."

Em março passado, em um debate parlamentar, MacDonald disse que deveria ser permitido o seu suicídio caso suas dores um dia se tornassem insuportáveis. O projeto de lei proposto por MacDonald incorporaria aos princípios dos cuidados paliativos o direito de um paciente a escolher o momento de morrer com a ajuda alheia.

A parlamentar fez, no ano passado, um documentário sobre o tema na Holanda. Ela afirma que o sistema aplicado nesse país, no qual os doentes podem solicitar a ajuda de um médico reconhecido para que os ajude a morrer, é preferível a ter de viajar para a Suíça a fim de se suicidar em uma clínica especializada, como fizeram até agora mais de cem britânicos.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u462646.shtml

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Parlamentar escocesa portadora de Parkinson quer legalizar eutanásia
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2008, 14:59:09 »
Essa é um exemplo de escocês de verdade hauahuahuah...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2008, 16:46:39 »
Sempre achei que é direito do indivíduo decidir se quer ou não continuar vivendo.
Exceto em casos de depressão patológica , em que a capacidade de julgamento está comprometida , não há razão para que alguém com doença incurável , sob cuidados paliativos , continue uma vida que não deseja.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2008, 19:02:00 »
Sempre achei que é direito do indivíduo decidir se quer ou não continuar vivendo.
Exceto em casos de depressão patológica , em que a capacidade de julgamento está comprometida , não há razão para que alguém com doença incurável , sob cuidados paliativos , continue uma vida que não deseja.

Tb penso assim.

O problema são os puritanos religiosos que além de ser contra ainda querem impedir que os outros decidam o que querem para si próprios.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2008, 19:21:34 »

Detesto postar só pra dizer que concordo. Mas concordo :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2008, 21:27:45 »
Exceto em casos de depressão patológica
O problema é que o suicídio já é visto como doença mental automaticamente.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2008, 22:04:42 »
Exceto em casos de depressão patológica
O problema é que o suicídio já é visto como doença mental automaticamente.

Mas nesse caso não é uma pessoa em boa saúde física que vai se matar,é um cara que está em uma cama de hospital tomando  morfina, nas últimas...sem possibilidade de se curar ou viver mesmo que  mal.

Um parente meu que morreu de câncer de pulmão no ano passado depois de passar dias tomando morfina seria um caso assim.

É acabar de vez com o que invariavelmente acontecerá, nem sei de dá para classificar uma coisa dessas como suicídio.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2008, 23:40:31 »
Mas me parece que o consenso maior da comunidade médica é, seja por conservadorismo ou por caráter emocional, de que o suicídio é uma doença mental em qualquer situação.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2008, 23:47:54 »
Um parente meu que morreu de câncer de pulmão no ano passado depois de passar dias tomando morfina seria um caso assim.
Ou quando nem a morfina resolve a dor...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2008, 02:17:12 »
Mas me parece que o consenso maior da comunidade médica é, seja por conservadorismo ou por caráter emocional, de que o suicídio é uma doença mental em qualquer situação.

Dados? Fontes?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2008, 03:51:40 »
"Me parece"

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2008, 07:49:07 »

Eles tem é medo de algum problema com a justiça se acabarem com alguém que já está morrendo.

Ou quando nem a morfina resolve a dor...

Tem mais essa tb ...nem sempre resolve.

« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 07:51:08 por Arcanjo Lúcifer »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!