Autor Tópico: Estudo investiga por que jovens agridem namoradas  (Lida 490 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Estudo investiga por que jovens agridem namoradas
« Online: 03 de Novembro de 2008, 03:24:13 »
Estudo investiga por que jovens agridem namoradas
 
Um estudo realizado por pesquisadoras americanas sugere que homens jovens que agridem suas namoradas são influenciados por fatores como ambientes familiares conturbados, falta de apoio na escola e a convivência com a violência em seus próprios lares e comunidades.

Segundo as autoras, a pesquisa busca ampliar a visão sobre comportamentos abusivos em relacionamentos amorosos e explorar os diversos aspectos envolvidos, como escola, casa e comunidade.

"Até agora, não tínhamos muitas informações sobre homens jovens que agridem suas parceiras", disse uma das autoras do estudo, Elizabeth Miller, professora assistente de pediatria no UC Davis Children's Hospital, em Sacramento, na Califórnia.

"Esta é uma peça muito importante do quebra-cabeças para criar programas de prevenção e intervenção para combater a violência entre casais jovens", acrescentou Miller.

Segundo a pesquisadora, apesar de haver vários estudos sobre as conseqüências da violência entre casais de adolescentes para as meninas, ainda é preciso compreender melhor os fatores sociais e ambientais que provocam a violência masculina nesses relacionamentos.

Miller diz que esse conhecimento é fundamental para orientar os programas de prevenção. O estudo foi publicado na edição online de setembro da revista American Journal of Men's Health.

Histórico

As pesquisadoras entrevistaram 19 garotos com idades entre 14 e 20 anos e com histórico de violência contra suas parceiras. A maioria dos jovens vivia em comunidades urbanas na região metropolitana de Boston, nos Estados Unidos.

O estudo é parte de um projeto maior de pesquisa sobre violência em relacionamentos adolescentes e saúde.

Segundo a pesquisadora Elizabeth Reed, durante as entrevistas foram identificados temas comuns, como ambientes familiares conturbados, falta de apoio na escola, vida em comunidades caracterizadas pela violência e convivência com amigos que incentivavam a agressão das namoradas.

"As descobertas em nossa pesquisa sugerem que se concentrar na influência de apenas um desses aspectos isoladamente não é eficaz", afirmou Reed.

"Programas de prevenção que pretendam evitar comportamentos abusivos de garotos em relação a suas namoradas podem ser mais eficazes se levarem em conta a ampla gama de dificuldades enfrentadas por esses garotos."

As duas pesquisadores dizem que o estudo se concentrou em uma amostra de garotos urbanos que freqüentavam programas para jovens com histórico de agressões contra suas namoradas.

Por isso, afirmam as cientistas, o estudo não é representativo de todos os homens jovens que apresentam comportamento abusivo em relação a suas companheiras e mais pesquisas sobre o assunto são necessárias.

As pesquisadoras avaliam, no entanto, que o estudo oferece algumas pistas importantes sobre os contextos em que esses agressores vivem e pode contribuir para combater esse tipo de violência.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/10/081015_namoroviolencia_ac.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Estudo investiga por que jovens agridem namoradas
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2008, 06:09:36 »
Citar
Um estudo realizado por pesquisadoras americanas sugere que homens jovens que agridem suas namoradas são influenciados por fatores como ambientes familiares conturbados, falta de apoio na escola e a convivência com a violência em seus próprios lares e comunidades.
E homens velhos agridem suas esposas por stress no trabalho, ter de cuidar dos filhos e a preocupação com a segurança pública??

Homens sempre agrediram mulheres, da mesma forma que crianças maltratam animais. A taxa no Brasil é de 50%, e nos EUA ainda de 30%, e sempre em todas as classes sociais.

Eu dou uma explicação um pouco mais voltada para a natureza humana, ao invés de julgar através de transtornos temporários:
- Instinto. Homens na natureza não tem certeza quando seus filhos são realmente seus, mantém as mulheres submissas para se certificar disso.
- Cultura. Geralmente acaba refletindo o instinto (por exemplo valores familiares), mas há excessões (minoria no caso de submissão das mulheres) que conseguem se opor claramente ao instinto.

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Estudo investiga por que jovens agridem namoradas
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2008, 15:05:52 »
Pode ser que se trate de um comportamento que nos acompanha desde tempos remotos, e que seja fruto (não somente) de nossa preferencia pela familia nuclear. Em comunidades de chimpanzés e gorilas, o macho dominante não raro recorre a agressão fisica (ué, vai saber se antes eles não tentam a verbal hauhauah) para manter as fêmeas e os adversarios machos sob controle (o que funciona até certo ponto, mas não evita escapadas de fêmeas e machos safadinhos hehe). Como nossa sociedade difere justamente por termos evoluídos dando preferencia a familias nucleares, essa agressividade pode ser uma variante do que se encontra nas comunidades dos animais citados. Sendo um modo de tentar manter a fêmea "na linha". Enfim...

[p.s. com isso não estou dizendo que o estudo esteja errado, talvez seja complementar, sei la...]
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!