Por se tratar de arte urbana, acho que essa é a área mais adequada
Inglês converte caçambas em espaços de lazer; veja fotos O designer inglês Oliver Bishop-Young converteu caçambas em espaços úteis ao ar livre para tratar de assuntos como o desperdício e o reaproveitamento de materiais.
Em seu projeto Skip Conversions, ele transformou caçambas em ambientes tão diversos quanto piscinas, jardins, pistas de skate e mesas de ping-pong.
Em entrevista à BBC Brasil, ele afirma que a principal motivação para converter as caçambas foi uma propaganda de uma loja de móveis que mostrava os clientes jogando móveis velhos em uma caçamba e se preparando para comprar novas peças.
"As caçambas são arquivos fascinantes da nossa sociedade consumista. Elas capturam o momento no qual o desejo vira repulsa, quando objetos privados se tornam públicos", disse Young.
As caçambas convertidas pelo designer foram expostas em diferentes espaços em Londres – na frente de várias lojas, em ruas movimentadas e bairros residenciais. Além disso, as obras fizeram parte de eventos públicos na cidade.
DesperdícioO projeto é contínuo e inclui ainda um website (
www.skipwaste.org.uk) no qual internautas podem trocar objetos que seriam jogados ou que foram encontrados em caçambas ao redor do Reino Unido.
No site, é possível encontrar móveis, aparelhos domésticos e eletrônicos que seriam jogados fora.
Segundo Young, a intenção é discutir o reaproveitamento dos materiais e o desperdício, refletido no conteúdo das caçambas encontradas pelas ruas.
"As caçambas tem um grande potencial para ser um ponto de troca dentro da comunidade", disse o designer à BBC Brasil.
"Espero que elas expressem o potencial dos materiais desperdiçados e relembrem as pessoas que a cidade está aí para ser aproveitada", concluiu Young.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/10/081016_galeriadesign_np.shtml
Arte urbanaO designer inglês Oliver Bishop-Young converteu caçambas em ambientes urbanos para ser usados ao ar livre. Na foto, a caçamba foi convertida em uma piscina.Todo o material usado para as conversões foi encontrado nas caçambas cheias de lixo em Londres. Na foto, uma delas virou uma mesa de ping- pong.O designer lembra que qualquer um pode alugar uma caçamba e ter mais um espaço urbano e ao ar livre. Na foto, ele criou uma sala de estar dentro de uma das caçambas.Para Young, as caçambas são um reflexo da sociedade consumista e mostram o momento no qual o desejo vira repulsão. Acima, um jardim criado em uma das caçambas convertidas pelo designer.O designer conta que o projeto teve boa repercussão com o público, que acabou aproveitando as caçambas em exposição nas ruas de Londres. Uma delas virou uma pista de skate.As caçambas convertidas por Young ficaram expostas em diversos locais de Londres. A da foto acima, instalada na rua Brick Lane, no leste de Londres, chamou a atenção dos pedestres.