Autor Tópico: Partícula "fantasma" surge em colisão em acelerador nos EUA  (Lida 554 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Partícula "fantasma" surge em colisão em acelerador nos EUA
« Online: 05 de Novembro de 2008, 08:57:58 »
Citar

Uma partícula elementar nunca vista nem imaginada pode ter sido detectada em um fenômeno registrado num experimento nos EUA. Apelidada pelos descobridores de "evento fantasma" num estudo divulgado às vésperas do Halloween, na semana passada, a observação foi primeiro motivo de piada. Mas agora está fazendo os cientistas quebrarem a cabeça.

O fenômeno foi visto no acelerador de partículas Tevatron, do Fermilab, laboratório em Batavia (EUA). Segundo os físicos, o surgimento de um certo grupo de partículas no experimento não pode ser explicado pelo Modelo Padrão, a teoria baseada em física quântica que explica o mundo microscópico.


O relato da observação ainda não passou por revisão técnica independente, mas já está sendo comentado por físicos em blogs e corredores de universidades. Segundo alguns pesquisadores, há uma chance de o fenômeno poder ser explicado pela produção da chamada matéria escura --que não emite luz nem radiação-- ou por teorias que especulam que o espaço tem mais de três dimensões.

O Tevatron funciona usando ímãs para acelerar núcleos de átomos a velocidades próximas à da luz, formando raios que "trombam" uns com os outros dentro de um tubo. Nas colisões, as partículas se desintegram e transformam-se em componentes mais fundamentais da matéria: mais partículas.

O que os físicos viram de estranho agora foi a produção em excesso de múons, partículas similares aos elétrons, que são produzidas em quase todas as colisões nesse tipo de experimento. Os múons detectados agora no Tevatron, porém, estavam sendo produzidos em regiões "muito distantes" do ponto de colisão das partículas --mais de 1,5 cm. Alguns desses eventos puderam ser explicados, mas ainda há uma lacuna. Talvez os múons tenham saído da desintegração secundária de uma partícula desconhecida.

"No momento, somos incapazes de explicar o número e as propriedades dos eventos remanescentes, em cada qual pelo menos um potencial múon foi produzido fora do tubo do raio", afirma o estudo, assinado por cerca de dois terços dos mais de 600 pesquisadores que trabalham no CDF (Detector de Colisões do Fermilab).

"Se isso estiver certo, é mesmo incrivelmente entusiasmante", diz o teórico Neal Weiner, da Universidade de Nova York. "Seria o indício físico de algo talvez mais interessante do que temos imaginado."

Weiner, um dos autores de uma teoria para explicar a natureza da matéria escura no Universo, diz que já começaram a fazer contas para saber se o "fantasma" se encaixa em seu modelo. Segundo ele, porém, nada garante que uma explicação qualquer surja logo. "Mas eu ficaria entusiasmado com os dados do CDF mesmo assim."

Explicações mundanas

Segundo os próprios físicos que detectaram o novo fenômeno, porém, não está 100% claro se algo tão inusitado foi observado. "Ainda não descartamos uma explicação mundana para isso, e queremos deixar isso bem claro", diz Jacobo Konigsberg, porta-voz do CDF.

Fora do Tevatron, também há um pouco de ceticismo. "O CDF é uma experiência de respeito, que já tem muitos anos rodando; é uma colaboração séria e com credibilidade", disse à Folha Ignácio Bediaga, do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), que leu o estudo. Segundo ele, porém, é cedo para tentar encaixar o "fantasma" em teorias com dimensões extra ou matéria escura. "Como cerca de um terço dos colaboradores não quis assinar o trabalho, significa que há uma certa insegurança sobre o próprio fenômeno", diz o físico. "Eu prefiro esperar um pouco mais."


http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u464301.shtml


Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re: Partícula "fantasma" surge em colisão em acelerador nos EUA
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2008, 11:48:11 »
Isso vai dar margem para que muitas bobagens sejam ditas, partícula de deus, prova física de espíritos e por ai vai

Offline Correio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.061
  • Gosto de saber nada de quase tudo
Re: Partícula "fantasma" surge em colisão em acelerador nos EUA
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2008, 12:02:02 »
Isso vai dar margem para que muitas bobagens sejam ditas, partícula de deus, prova física de espíritos e por ai vai

Desculpe-me mas, bobagens, somente de quem é bobo mesmo, gente séria não costuma fazer isto, alias, aqui:
Citar
"Como cerca de um terço dos colaboradores não quis assinar o trabalho, significa que há uma certa insegurança sobre o próprio fenômeno"


já é suficiente para calar qualquer bobinho que se meta a besta!  :P

Abraço  :hihi:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.


Offline Andre

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.072
  • Sexo: Masculino
    • Aletéia
Re: Partícula "fantasma" surge em colisão em acelerador nos EUA
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2008, 13:46:34 »
Isso vai dar margem para que muitas bobagens sejam ditas, partícula de deus, prova física de espíritos e por ai vai
Qualquer coisa que acontece serve de base para muitas bobagens. Se cair uma baita chuva hoje, vai ter pastores dizendo que é castigo divino.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline ICOGNITUX

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 142
  • Sexo: Masculino
  • >>> Pra lá??? Pra cá??? Pra onde??? <<<
Re: Partícula "fantasma" surge em colisão em acelerador nos EUA
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2008, 14:11:40 »
Já foi proposta a existência de partículas mais velozes que a luz, os "tápions". Também já foi proposta a existência de partículas superluminais, as chamadas "partículas x". Agora temos a suposta comprovação da existência de partículas, cujas regras convencionais não são aplicáveis. Uma descoberta leva muito tempo para se tornar um consenso. Ainda é muito cedo para qualquer expeculação. Ainda estamos estudando os neutrinos, proposto à décadas. Apenas recentemente se pode verificar fisicamente a sua existência. Quanto à essas partículas fantasmas...
Tudo... Nada... Eis a questão.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!