Autor Tópico: Morreu Michael Crichton  (Lida 769 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Morreu Michael Crichton
« Online: 06 de Novembro de 2008, 00:08:24 »
05/11/08 - 15h57
Morre Michael Crichton, autor de ‘Parque dos dinossauros’

Autor estava com 66 anos e tinha câncer.
Morte foi confirmada pela assessoria do escritor.

Michael Crichton, autor do best-seller “Parque dos dinossauros” (adaptado para o cinema por Steven Spielberg), morreu nesta terça-feira (4) em Los Angeles, informa o site da rede de TV norte-americana CNN. Ele estava com 66 anos.

Em nota divulgada à imprensa, o relações públicas do escritor diz que a morte foi “inesperada” e que veio “após uma corajosa e discreta batalha contra o câncer”.

O escritor norte-americano nasceu em 23 de outubro de 1942 em Chicago, Illinois. Crichton começou a escrever enquanto cursava a faculdade de medicina, publicando suas primeiras histórias sob pseudônimos como John Lange e Jeffrey Hudson. Em 1969, ganhou o Edgar Allan Poe Award como Melhor Romance, com o livro “Um caso de necessidade” (sob o psuedônimo de Jeffrey Hudson).

Que aquecimento global?

Em 2004 lançou o livro “Estado de medo”, que descrevia a ação de um grupo de eco-terroristas que planejavam um genocídio. No romance, Crichton utilizou citações e planilhas para explicar por que não acreditava na tese do aquecimento global.

Em 1993 despontou para a fama mundial com o sucesso do filme “Parque dos dinossauros”, adaptação de seu livro homônimo dirigida por Steven Spielberg. Entre os outros projetos famosos de Crichton estão o roteiro do filme “Twister” e o roteiro e criação do seriado “E.R.” (“Plantão médico”).

"Ainda que o mundo o conhececesse como um grande contador de histórias que desafiou nossas noções pré-concebidas sobre o mundo a nosso redor -- e nos entretinha fazendo isso -- sua mulher Sherri, a filha Taylor, familiares e amigos conheciam Michael Crichton como um marido devotado, pai amoroso e amigo generoso que inspirou cada um de nós a ver as maravilhas do nosso mundo através de novos olhos", afirma o comunicado. "Ele o fez com um senso de humor que aqueles privilegiados de terem-no conhecido pessoalmente nunca irão se esquecer."

Detalhes do funeral do escritor ainda devem ser anunciados.

Adorava os livros dele, li Linha do Tempo, O Enigma de Andrômeda, Congo, e por coincidência nesse exato momento estou lendo Assédio Sexual. Realmente o mundo perdeu um grande contador de histórias.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Morreu Michael Crichton
« Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2008, 00:30:17 »
 :(

Estou lendo "Devoradores de Mortos" de autoria dele.
É sobre o manuscrito de Ibn Fadlan, relatando a vida dos vikings no ano 922.
Interessante.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2008, 00:43:05 »
Nunca gostei muito dos livros dele... nunca exploravam bem a idéia de onde partiam. E sempre tinha um magnata gênio bancando alguma nova tecnologia que eventualmente se voltava contra ele, mas no fim algum cientista bem intencionado, arrastado sem querer pro meio da cagada acabava resolvendo o problema. Parece que os livros já saíam da editora prontos pra ser transformados em um filme de ação bem ruinzinho (mas que ainda assim era melhor que o livro...)

Estou lendo "Devoradores de Mortos" de autoria dele.
É sobre o manuscrito de Ibn Fadlan, relatando a vida dos vikings no ano 922.
Interessante.
Engraçado que esse é o único livro dele que eu gostei, é bem interessante mesmo. Bem narrado, a história é empolgante, e você descobre do que se trata ao longo do livro, em vez de ele já soltar tudo nos primeiros capítulos. Ironicamente, também é o único dos livros dele que eu acho melhor que o filme.

De qualquer maneira, é uma pena. Principalmente por morrer tão cedo, 66 anos hoje em dia é muito cedo. :(
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2008, 00:46:46 »
Sem dúvida que o Crichton escrevia já pensando em levar suas obras para o cinema. Ele era um escritor de uma linha mais comercial, não fazia literatura. Mas eu gostava de suas histórias.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2008, 00:55:57 »
Sem dúvida que o Crichton escrevia já pensando em levar suas obras para o cinema. Ele era um escritor de uma linha mais comercial, não fazia literatura. Mas eu gostava de suas histórias.
O que mais me incomoda é que ele não precisava ser assim... Eaters of the Dead é um ótimo livro (e eu diria que este em particular é sim literatura, até pelo assunto da história), mostra que ele sabia escrever muito bem.

Mas se ele preferia escrever a mesma fórmula de sempre, quem sou eu pra julgar :). Pelo menos valeu a pena pra ele, rendeu vários filmes e séries de TV, e imagino, muita grana! :hihi:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2008, 10:31:33 »
Eu nem sabia que o filme era baseado num livro...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!