Do texto:
Das 7300 máquinas de 401 agências e 290 postos de atendimento, cerca de 35% usavam Linux. É difícil manter e atualizar um ambiente tão diversificado como esse.
Prestem especial atenção neste trecho. O que eram os outros 65%?
Manter apenas Windows ou apenas GNU/Linux vai ser
sempre mais fácil que manter a ambos, por a. compatibilidade, b. treinamento de quem vai usar e manter, c. softwares usados.
Manter a plataforma Linux nos desktops nos daria um custo adicional. Tiramos o Linux das estações de trabalho, mas o Banrisul continua trabalhando com esse sistema nos servidores de negócios no prédio central, nos servidores das agências e nos 2300 ATMs.
Windows é que nem essa porra de teclado QWERTY que a gente usa: claramente inferior às alternativas, mas continua sendo usado pra não precisar treinamento diferenciado. Esse seria o custo adicional.
Notem que os servidores continuam usando GNU/Linux, por um motivo bem simples: segurança, suponho.
O banco precisa estar sempre atualizado nas versões que rodam nas máquinas, e o que tínhamos aqui era um Conectiva desatualizado. Sairia mais caro porque eu já tenho uma série de situações com contratos da Microsoft, como suporte de alto nível. Agregar mais 7 mil posições não altera em nada esses contratos, enquanto nos manter em Linux me obrigaria a contratar um integrador. Com o Linux, o custo sairia entre 10% e 15% mais alto.
Ê povo que nunca ouviu falar de APT...
Hora da guerrinha de distros? Hora de eu falar "taca Debian, pô"?
Notem o "já tenho uma série de situações com contratos da MS".
Por característica própria, o banco desenvolve internamente todos os seus sistemas aplicativos. Nos últimos anos, estamos buscando soluções de mercado para produtos administrativos e gerencial.
Bom, se eles usarem C, ao menos poderão tacar os mesmos aplicativos de um SO pra outro. É só recompilar.
Acabei de ler...
4
5.
Eu vou continuar lendo, mas a parte citada abaixo já me deu medo.
Trocar de uma versão do Windows para outra é como trocar de um carro para outro. Win95 para Win98, eu honestamente não pude perceber as diferenças. Win98 para WinXP, foi uma grande mudança mas nada realmente radical.
Não entendi o medo.
Sei lá, eu não usaria essa metáfora dos carros porque tudo que entendo é como dirigir, usaria com idiomas... mas, Di, fala aí o que passou pela tua cabeça, rsrsrs.