Autor Tópico: Banrisul abandona Linux pelo XP  (Lida 774 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Banrisul abandona Linux pelo XP
« Online: 06 de Novembro de 2008, 18:06:28 »
O Banrisul tradicional apoiador do Linux, está abandonando, e instalando o XP....artigo neste link explicando os motivos....

http://info.abril.com.br/professional/windows/o-banrisul-trai-o-pinguim.shtml
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Banrisul abandona Linux pelo XP
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2008, 08:09:27 »
Que tópico dramático.

Não fez nada menos do que o melhor.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2008, 08:10:55 »
Criaram juizo :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2008, 09:13:16 »
O texto simplesmente diz que eles fizeram o que era mais barato por já terem licenças para o XP, não estão dizendo que se afastam do linux ou que se arrependem de tê-lo, apenas que seria desperdício de dinheiro não usar as licenças que já tem, além de contratar mais pessoal para substituir os windowses velhos por linux.

Linux NÃO é o Windows é um texto que li há algum tempo, e se não me falha a memória, é um dos que melhor descrevem a "questão" toda, sem fanatismo linuxer nem mitologia microsoftiana.

Offline Tonto

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2008, 11:41:40 »
Muito bom mesmo o texto que Buckaroo  recomendou acima!
"Se quiser realizar seus sonhos primeiro você terá que acordar"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2008, 13:31:33 »
Muito bom mesmo o texto que Buckaroo  recomendou acima!
[2]

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2008, 14:07:13 »
3
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2008, 21:54:40 »
Acabei de ler...

4
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2008, 23:39:51 »
Eu vou continuar lendo, mas a parte citada abaixo já me deu medo.

Trocar de uma versão do Windows para outra é como trocar de um carro para outro. Win95 para Win98, eu honestamente não pude perceber as diferenças. Win98 para WinXP, foi uma grande mudança mas nada realmente radical.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2008, 01:00:20 »
Do texto:
Das 7300 máquinas de 401 agências e 290 postos de atendimento, cerca de 35% usavam Linux. É difícil manter e atualizar um ambiente tão diversificado como esse.
Prestem especial atenção neste trecho. O que eram os outros 65%?
Manter apenas Windows ou apenas GNU/Linux vai ser sempre mais fácil que manter a ambos, por a. compatibilidade, b. treinamento de quem vai usar e manter, c. softwares usados.

Manter a plataforma Linux nos desktops nos daria um custo adicional. Tiramos o Linux das estações de trabalho, mas o Banrisul continua trabalhando com esse sistema nos servidores de negócios no prédio central, nos servidores das agências e nos 2300 ATMs.
Windows é que nem essa porra de teclado QWERTY que a gente usa: claramente inferior às alternativas, mas continua sendo usado pra não precisar treinamento diferenciado. Esse seria o custo adicional.

Notem que os servidores continuam usando GNU/Linux, por um motivo bem simples: segurança, suponho.

O banco precisa estar sempre atualizado nas versões que rodam nas máquinas, e o que tínhamos aqui era um Conectiva desatualizado. Sairia mais caro porque eu já tenho uma série de situações com contratos da Microsoft, como suporte de alto nível. Agregar mais 7 mil posições não altera em nada esses contratos, enquanto nos manter em Linux me obrigaria a contratar um integrador. Com o Linux, o custo sairia entre 10% e 15% mais alto.
Ê povo que nunca ouviu falar de APT...
Hora da guerrinha de distros? Hora de eu falar "taca Debian, pô"?

Notem o "já tenho uma série de situações com contratos da MS".

Por característica própria, o banco desenvolve internamente todos os seus sistemas aplicativos. Nos últimos anos, estamos buscando soluções de mercado para produtos administrativos e gerencial.
Bom, se eles usarem C, ao menos poderão tacar os mesmos aplicativos de um SO pra outro. É só recompilar.

Acabei de ler...

4
5.

Eu vou continuar lendo, mas a parte citada abaixo já me deu medo.

Trocar de uma versão do Windows para outra é como trocar de um carro para outro. Win95 para Win98, eu honestamente não pude perceber as diferenças. Win98 para WinXP, foi uma grande mudança mas nada realmente radical.
Não entendi o medo.

Sei lá, eu não usaria essa metáfora dos carros porque tudo que entendo é como dirigir, usaria com idiomas... mas, Di, fala aí o que passou pela tua cabeça, rsrsrs.
Latebra optima insania est.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2008, 02:58:03 »
O que me passou pela cabeça foi simplesmente que qualquer um que realmente entenda de informática sabe que a diferença entre WinXP e Win98 é no MÍNIMO radical.

Falar que a mudança da arquitetura do 98 para a arquitetura NT não é algo no mínimo radical é forçar a amizade.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2008, 08:48:07 »
O que me passou pela cabeça foi simplesmente que qualquer um que realmente entenda de informática sabe que a diferença entre WinXP e Win98 é no MÍNIMO radical.

Falar que a mudança da arquitetura do 98 para a arquitetura NT não é algo no mínimo radical é forçar a amizade.
Ah, a arquitetura realmente sim... ao que me lembre, o 98 nem tinha estrutura para multi-usuários, com permissões diferenciadas... no máximo, papel de parede e uma pastinha separada pra cada um :P

Acho que o autor sequer enfocou em "arquitetura", pra fazer a comparação - e sim como o usuário lida com o sistema. Tanto que a maioria usou vícios velhos do 98 no XP, como a maldita mania de logar como root pra mexer na internet!!! hahahaha

Se a mudança é brusca? Depende do que você considera brusco, mas mudar de Win>Linux é muito mais brusco que mudar de Win98>WinXP.
P.ex., a linha de comando do Windows fica às moscas, no GNU/Linux usa-se o shell extensivamente (por ser mais rápida). Os programas são completamente diferentes. Áreas de trabalho é algo completamente diferente, que só conheci usando GNU/Linux. Não se incomodar com virii e worms, mas ter que digitar senha pra mexer em arquivos de sistema também. E por aí vai.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!