O desenvolvimento do pluralismo religioso no mundo.
Antes de tudo para os leigos,gostaria de explicar,qual é a denominação do pluralismo religioso.
''pluralismo religioso pode ser definido como a visão segundo a qual todas as
religiões são igualmente válidas e verdadeiras. Essa definição, porém, não é
precisa nem estritamente correta. Na verdade, eu sugiro, o pluralismo religioso é
mais bem compreendido não como uma teoria única, mas como uma família de
teorias relacionadas. Quatro principais variedades de pluralismo religioso podem
ser distinguidas:
• Pluralismo extremo: todas as crenças religiosas são igualmente válidas e
verdadeiras;
• Pluralismo dos ensinamentos fundamentais: os ensinamentos essenciais de todas as
principais religiões são verdadeiros;
• Pluralismo de cafeteria: a verdade religiosa está numa mistura de crenças
extraídas de muitas religiões diferentes;
• Pluralismo transcendental: todas as principais tradições religiosas estão em
contato com a mesma realidade Divina suprema, mas essa realidade é
experimentada e conceituada de maneiras diferentes dentro dessas várias tradições.''
(Trecho do livro matriz,bem vindo ao deserto real)
Esse é o link para download do livro:http://www.4shared.com/file/67717470/a7c8aad6/William_Irwin_-_MATRIX_-_Bem-vindo_ao_deserto_do_real_doc_rev.html?s=1
É perceptível que o pluralismo religioso é uma espécie de evolução do conceito “ D’us’’ ,entretanto observamos as grandes religiões do mundo como judaísmo,cristianismo e hinduísmo,que são religiões exclusivistas com aquela antiga visão: A minha religião é única correta.
Existem diversas organizações atualmente inerentes a uma visão pluralista,como a maçonaria,rosacruz,CIH,ordem Demolay etc.
Essas organizações são baseadas principalmente em uma visão pluralista religiosa,na qual também tem forte impacto na sociedade,e influência na legislação.
O que quero chegar,é dizer que antigamente(Como ainda hoje,porém os exclusivistas perderam forças para os pluralistas) os exclusivistas tinham o poder em suas mãos,podemos pegar como exemplo a ICAR na idade média.aAtualmente se desenvolveu uma visão de que é necessário ter uma religião,ou acreditar em “ D’us” para ser um ótimo cidadão e honrar os valores da família.
[Continuação]