Autor Tópico: Consciência  (Lida 671 vezes)

Offline Mighell

• Nível 03
  • *
Consciência
« Online: 02 de Julho de 2005, 11:25:32 »
Andei a ler uma coisas de Marvin Minsky (pioneira da IA) sobre a consciência. A Teoria dele sobre a consciência diz que existem estruturas no cérebro com alguma autonomia e que competem entre si pela atenção do cérebro (no fundo nós temos ideias que competem entre si e a consciência é a ideia que domina em certo momento). Mas não existe um presidente do cérebro (ou um EU) que manda em tudo. No fundo o Eu é uma ilusão.  Esta Teoria de Marvin Minski tem sido confirmada em algumas experiências por Tomografia de Positrões. É surpreendente, mas a concepção que ele tem da consciência é quase igual á que Buda tinha. O Buda também achava que o EU era uma ilusão. O que eu acho incrível, e algo paradoxal, é que alguém possa dizer que a experiência avassaladora de termos um EU é ilusória... :shock:

Eu já tinha lido sobre esta teoria da consciência antes. Pensava que tinha sido o Steven Pinker o pioneiro da ideia. Mas não, foi o pioneiro da IA que teve a ideia. O Próprio diz que a sua teoria da consciência é a melhor. E que depois vem a de Freud. Muito modesto este Minski. Mas ao que parece ele pode ter mesmo razão. Se bem que haja o pequeno paradoxo que eu apontei...

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re.: Consciência
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2005, 12:05:52 »
Marvin Minsky, já ouvi falar. Vc leu em livro ou na internet?(se for internet, passe o links)

Offline Mighell

• Nível 03
  • *
Re: Re.: Consciência
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2005, 12:26:06 »
Citação de: Unbedeutend Organisch
Marvin Minsky, já ouvi falar. Vc leu em livro ou na internet?(se for internet, passe o links)

Não li na net. Li em folhas soltas. Mas vou procurar. se encontrar alguma coisa eu posto o Link...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!