"Evolution does not care if you're happy. Evolution only cares if you have babies. Your happiness is not important to mother nature. So it may well be that we are not being selected to be maximally happy, we're being selected to be maximally fecund."-Daniel Gilbert, Ph. D., do departamento de psicologia de Princeton, professor de Harvard.

Para quem não sabe, "genismo" é uma filosofia/religião (não sei se tem muitos adeptos além do inventor/fundador, que é meio vocal em algumas listas de discussão e tem comunidades no orkut) que essencialmente diz que a chave para a felicidade é a reprodução, como quer a seleção natural. Nem o programa, nem os cientistas se dirigem a essa idéia diretamente, que é totalmente obscura, mas acabam refutando mesmo assim.
Bob McDonald, apresentador do programa Quirks and Quarks, da CBC, faz a seguinte analogia: "a felicidade é a cenoura na vara de pescar da evolução. A promessa é que, se fizermos tudo que a evolução quer que façamos, podemos ter uma mordida, saborear um pouco a felicidade. Mas o outro lado da moeda é que a evolução não está interessada em que de fato alcancemos e mantenhamos a felicidade. Se conseguíssemos, perderíamos o interesse em buscar status, riqueza e oportunidades de reprodução [...] Somos projetados para buscá-la, mas não somos necessariamente projetados para obtê-la."
E por fim, filhos não trazem felicidade. Apesar de ser algo buscado por muitos, e algo que os pais freqüentemente citam como fonte de felicidade, quando de fato se observa o quão felizes as pessoa estão durante o processo de paternidade, elas na verdade não estão muito felizes.
Por último, nos rankings dos índices de felicidade dos países, os países da ex-URSS são os últimos. São piores até do que países igualmente pobres, mas que não fizeram parte da URSS. Os psicólogos supoem que isso se deve ao cruel regime comunista ter destruído o sentimento de união e confiança entre as pessoas.
Isso e mais nesse segmento do programa Quirks and Quarks:
Happinesshttp://www.google.com/reader/ui/3247397568-audio-player.swf?audioUrl=http://www.cbc.ca/quirks/media/2005-2006/mp3/qq-2006-05-27a.mp3Research into happiness hasn't been a traditional subject for psychology, but it's become something of a hot topic. We speak to several scientists on the cutting edge of happiness research.
Dr. Daniel Nettle, a reader in Psychology at the University of Newcastle, is the author of, Happiness, the Science Behind your Smile.
Dr. Daniel Gilbert is a Professor of Psychology at Harvard University and author of, Stumbling on Happiness.
Dr. Angela Clow is in the Psychology Department at the University of Westminster in London and studies the physiology of emotion, including happiness.
Dr. Richard Davidson is the Vilas and William James Professor of Psychology and Psychiatry at the University of Wisconsin, Madison and studies the neurology of happiness.
Dr. Nettle's book, Happiness, the Science Behind your SmileDr. Gilbert's book, Stumbling on HappinessDr. Gilbert's websiteDr. Clow's websiteDr. Davidson's websitehttp://www.cbc.ca/quirks/archives/05-06/may27.html