Autor Tópico: DEMOLINDO a hipótese do genismo  (Lida 3192 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
DEMOLINDO a hipótese do genismo
« Online: 18 de Novembro de 2008, 22:02:14 »
"Evolution does not care if you're happy. Evolution only cares if you have babies. Your happiness is not important to mother nature. So it may well be that we are not being selected to be maximally happy, we're being selected to be maximally fecund."

-Daniel Gilbert, Ph. D., do departamento de psicologia de Princeton, professor de Harvard.

Para quem não sabe, "genismo" é uma filosofia/religião (não sei se tem muitos adeptos além do inventor/fundador, que é meio vocal em algumas listas de discussão e tem comunidades no orkut) que essencialmente diz que a chave para a felicidade é a reprodução, como quer a seleção natural. Nem o programa, nem os cientistas se dirigem a essa idéia diretamente, que é totalmente obscura, mas acabam refutando mesmo assim.

Bob McDonald, apresentador do programa Quirks and Quarks, da CBC, faz a seguinte analogia: "a felicidade é a cenoura na vara de pescar da evolução. A promessa é que, se fizermos tudo que a evolução quer que façamos, podemos ter uma mordida, saborear um pouco a felicidade. Mas o outro lado da moeda é que a evolução não está interessada em que de fato alcancemos e mantenhamos a felicidade. Se conseguíssemos, perderíamos o interesse em buscar status, riqueza e oportunidades de reprodução [...] Somos projetados para buscá-la, mas não somos necessariamente projetados para obtê-la."

E por fim, filhos não trazem felicidade. Apesar de ser algo buscado por muitos, e algo que os pais freqüentemente citam como fonte de felicidade, quando de fato se observa o quão felizes as pessoa estão durante o processo de paternidade, elas na verdade não estão muito felizes.

Por último, nos rankings dos índices de felicidade dos países, os países da ex-URSS são os últimos. São piores até do que países igualmente pobres, mas que não fizeram parte da URSS. Os psicólogos supoem que isso se deve ao cruel regime comunista ter destruído o sentimento de união e confiança entre as pessoas.

Isso e mais nesse segmento do programa Quirks and Quarks:

Happiness

<a href="http://www.google.com/reader/ui/3247397568-audio-player.swf?audioUrl=http://www.cbc.ca/quirks/media/2005-2006/mp3/qq-2006-05-27a.mp3" target="_blank" class="new_win">http://www.google.com/reader/ui/3247397568-audio-player.swf?audioUrl=http://www.cbc.ca/quirks/media/2005-2006/mp3/qq-2006-05-27a.mp3</a>

Research into happiness hasn't been a traditional subject for psychology, but it's become something of a hot topic. We speak to several scientists on the cutting edge of happiness research.

Dr. Daniel Nettle, a reader in Psychology at the University of Newcastle, is the author of, Happiness, the Science Behind your Smile.

Dr. Daniel Gilbert is a Professor of Psychology at Harvard University and author of, Stumbling on Happiness.

Dr. Angela Clow is in the Psychology Department at the University of Westminster in London and studies the physiology of emotion, including happiness.

Dr. Richard Davidson is the Vilas and William James Professor of Psychology and Psychiatry at the University of Wisconsin, Madison and studies the neurology of happiness.

Dr. Nettle's book, Happiness, the Science Behind your Smile
Dr. Gilbert's book, Stumbling on Happiness
Dr. Gilbert's website
Dr. Clow's website
Dr. Davidson's website

http://www.cbc.ca/quirks/archives/05-06/may27.html

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
Re: DEMOLINDO a hipótese do genismo
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:56:35 »

[...]

Para quem não sabe, "genismo" é uma filosofia/religião [...] que essencialmente diz que a chave para a felicidade é a reprodução, como quer a seleção natural.

[...]

Ótimo, nosso dever é fazer o máximo de sexo possivel  para garantir o futuro dos nossos genes, a salvação só será alcanlada quando, numa super orgia comunitária, for feito máximo possiveis de cruzamentos geneticos para alcançar o tão sonhado ser humano perfeito. Finalmente algo com algum fundamento.

(risos)
Alright

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2008, 00:50:33 »
Nunca ouvi falar disso.

De qualquer forma, no que ele se basei para afirmar que pais não são felizes por terem filhos?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2008, 02:44:49 »
O parágrafo deixa claro, não deixa?
E por fim, filhos não trazem felicidade. Apesar de ser algo buscado por muitos, e algo que os pais freqüentemente citam como fonte de felicidade, quando de fato se observa o quão felizes as pessoa estão durante o processo de paternidade, elas na verdade não estão muito felizes.
Comparar pessoas com filhos e pessoas sem filhos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2008, 03:28:48 »
Não, não deixa.

Ele se baseou em absolutamente nada para fazer este comentário.

"As pessoas parecem felizes durante o processo de paternidade, mas não são! Elas não me enganam!!"

...

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 19 de Novembro de 2008, 03:39:56 »
Ele disse exatamente o oposto, que as pessoas não parecem felizes durante o processo de paternidade...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 19 de Novembro de 2008, 04:16:44 »
Enfim, se queremos ser felizes... vamos ter que fazer por nós mesmos, já que a natureza tá pouco se fodendo pra isso.
Latebra optima insania est.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 19 de Novembro de 2008, 07:22:23 »
Ele disse exatamente o oposto, que as pessoas não parecem felizes durante o processo de paternidade...

Não parecem........... muito científico.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2008, 12:00:32 »
Para quem não sabe, "genismo" é uma filosofia/religião (não sei se tem muitos adeptos além do inventor/fundador, que é meio vocal em algumas listas de discussão e tem comunidades no orkut) que essencialmente diz que a chave para a felicidade é a reprodução, como quer a seleção natural. Nem o programa, nem os cientistas se dirigem a essa idéia diretamente, que é totalmente obscura, mas acabam refutando mesmo assim.

Tolos,

Qualquer cético sabe que a chave para a felicicidade são as TENTATIVAS  :twisted: de reprodução!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2008, 23:45:55 »
Isso é só maneira MINHA de falar ( |( ), afinal o texto ainda tá aí: "quando de fato se observa o quão felizes as pessoa estão durante o processo de paternidade, elas na verdade não estão muito felizes"

Seja como for, pelo que entendi da lógica, uma analogia seria: pessoas que comem sorvete dizem que o doce emagrece, mas quando observamos de fato elas estão mais para gordas do que magras.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2008, 23:56:55 »
A pessoa ficar gorda ou não é num fato visível, fácil de perceber, mas o aumento da felicidade alheia é algo que eu gostaria de saber como ele observou....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2008, 01:59:34 »

Tolos,

Qualquer cético sabe que a chave para a felicicidade são as TENTATIVAS  :twisted: de reprodução!
:apoiado:

Depois da camisinha e do anticoncepcional, 99% delas não dão filho... mas o corpo não precisa saber disso... :biglol:
Latebra optima insania est.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2008, 12:48:04 »
Enfim, se queremos ser felizes... vamos ter que fazer por nós mesmos, já que a natureza tá pouco se fodendo pra isso.
2...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2008, 12:53:18 »
3
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2008, 12:56:59 »
não descarto uma "programação" biologica para gratificar a paternidade...seria um mecanismo para tornar interessante o "investimento" na prole...mas somos seres racionais (ou tentamos ser) que tem condições de encontrar outras formas de gratificação e satisfação pessoal...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Novembro de 2008, 12:59:57 »
não descarto uma "programação" biologica para gratificar a paternidade...seria um mecanismo para tornar interessante o "investimento" na prole...mas somos seres racionais (ou tentamos ser) que tem condições de encontrar outras formas de gratificação e satisfação pessoal...

A satisfação da libido é o grande motivador! A procriação é decorrência! :|

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:28:31 »

A satisfação da libido é o grande motivador! A procriação é decorrência! :|

Sim, mas eu penso em algo biologico por tras do "espirito maternal", ou mesmo paternal, algo que mantem o interesse dos progenitores em sua prole por um certo tempo...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:30:23 »
...to falando daquele moleque birrento e ranhento que só faz m* e que só a mãe acha uma gracinha e tem o maior orgulho de qualquer tosca realização dele, sabe?!?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2008, 13:33:21 »
...to falando daquele moleque birrento e ranhento que só faz m* e que só a mãe acha uma gracinha e tem o maior orgulho de qualquer tosca realização dele, sabe?!?

Tem gente que gosta do "Cheirinho" do bêbe; :o
Sempre só senti cheiro de leite azêdo e excrementos! :nojo:
E olhe que meu filhote é limpim, e eu sou coruja! :biglol:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:40:08 »
Sim, tem hormônios envolvidos na paternidade/maternidade. Mas parece que não dura muitos anos na verdade...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2008, 01:42:54 »

É exatamente esse o meu ponto.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2008, 04:44:24 »
É, difícil formular uma resposta com palavras. Não sei se um vídeo de comédia serve:

<a href="http://www.youtube.com/v/nojWJ6-XmeQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/nojWJ6-XmeQ</a>

Não sei dá para definir como "científico", como o Barata falou, no entanto... mas um assunto que trata de "felicidade" já não automaticamente reduz qualquer avaliação científica (incluindo a própria avaliação da pessoa sobre seu próprio estado) a zero?
« Última modificação: 22 de Novembro de 2008, 05:05:38 por Ilovefoxes »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:22:45 »
Não, não deixa.

Ele se baseou em absolutamente nada para fazer este comentário.

"As pessoas parecem felizes durante o processo de paternidade, mas não são! Elas não me enganam!!"

...

Não é só achismo, tem pesquisa por trás. Na média, as pessoas não são mais felizes por terem filhos, ainda que os filhos tragam uma felicidade do tipo "luz da geladeira", você olha e ela está lá. Quando as pessoas pensam nos filhos que têm, geralmente são tomados por uma felicidade instantânea, mas isso não representa um aumento geral de felicidade.

In Daniel Gilbert's 2006 book "Stumbling on Happiness," the Harvard professor of psychology looks at several studies and concludes that marital satisfaction decreases dramatically after the birth of the first child—and increases only when the last child has left home. He also ascertains that parents are happier grocery shopping and even sleeping than spending time with their kids. Other data cited by 2008's "Gross National Happiness" author, Arthur C. Brooks, finds that parents are about 7 percentage points less likely to report being happy than the childless.

http://www.newsweek.com/id/143792/page/1

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #23 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:33:50 »
luz da geladeira
Oras essas o Buckaroo tem mensagens brilhantes... :louva:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!