Autor Tópico: Bush: fiz o "máximo" por relações com A. Latina  (Lida 338 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Bush: fiz o "máximo" por relações com A. Latina
« Online: 21 de Novembro de 2008, 13:09:20 »

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou nesta sexta-feira que durante sua gestão, que termina em janeiro, fez "o esforço máximo" para aumentar as relações bilaterais e regionais com a América Latina.

Em uma entrevista ao jornal peruano El Comercio, Bush rejeitou as afirmações de que descuidou dos vínculos com os países vizinhos por dar ênfase à luta contra o terrorismo no Oriente Médio.

"Eu me preocupo por nossos vizinhos da América Latina, que visitei freqüentemente", disse e assegurou que o "progresso ordenado e pacífico" dos países latino-americanos "é de muito interesse para os Estados Unidos".

"Há coisas mais importantes do que as viagens e os discursos, como ajudar na implementação de programas sociais e fomentar o cuidado da saúde e a boa educação. Nós construímos uma relação de parceiros e isso é saudável", acrescentou.

Bush, que chega hoje a Lima para participar da Cúpula de Líderes do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec), disse que essa reunião será "uma oportunidade para que um grupo de nações importantes discuta problemas e as oportunidades comuns".

"Trata-se de uma excelente oportunidade para falar sobre o livre-comércio, a liberdade e o narcotráfico. Também é um momento importante para que o mundo veja o Peru como um grande aliado e amigo dos Estados Unidos", reiterou.

O presidente americano também afirmou que a recente cúpula do G20, realizada em Washington, foi "muito bem-sucedida", destacando a aceitação de sua proposta de expandir este grupo para que as nações em vias de desenvolvimento possam participar das discussões.

"Minha decisão hoje faz possível que o mundo se una e estabeleça as bases para que todos nos asseguremos que não se repita uma crise como a atual", enfatizou.

O governante americano ressaltou o Tratado de Livre-Comércio (TLC) que assinou com o Peru em 2006 e que está na etapa final de implementação.

"Uma das minhas intenções ao chegar em Lima é conversar com meu amigo e presidente Alan García e revisar alguns aspectos da implementação (do TLC), que pode se completar antes de janeiro de 2009", adiantou.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3343765-EI8141,00-Bush+fiz+o+maximo+por+relacoes+com+A+Latina.html

O Sr. é um fanfarrão, Sr. Bush

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Bush: fiz o "máximo" por relações com A. Latina
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2008, 13:16:02 »
Os Estados Unidos são nossos amigos. Muito melhor que ter amigos comunistas... :twisted:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Bush: fiz o "máximo" por relações com A. Latina
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2008, 13:19:29 »
Eu gostaria de um livre comercio com os EUA.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!