Autor Tópico: O poder da pareidolia  (Lida 2435 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
O poder da pareidolia
« Online: 21 de Novembro de 2008, 17:09:17 »
Umas fotos que andaram saindo pelos blogs hoje:

Primeiro vejam esta foto colorizada:

Agora vejam a original (?):

Abracadabra! É o Inri Cristo!! Aleluia!! :hihi:

Essa outra é mais sinistra:

Vocês podem ver a menina? Pois é. O prédio estava pegando fogo.  :stunned:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
Re: O poder da pareidolia
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2008, 18:56:08 »
É Doc, na primeira foto há claramente um bom exemplo de pareidolia, mas na segunda, aí de cima, onde aparece a menina com o prédio em chamas, é difícil explicar não é mesmo? Pois se for uma associação mental, como ocorre em muitos casos, é algo individual ou mesmo uma ilusão em massa. Porém esse registro em foto quebra esse parecer, foge um pouco das explicações, explicações estas, que eu prefiro crer que existam.
Paz e Bem.

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2008, 18:58:19 »
Ah ! Ia esquecendo...Pode ser uma simples montagem.Mas se você me disser que é de fonte confiável, aí sei lá...Continuo esperando uma explicação.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2008, 19:26:45 »
Não passa de uma foto antiga com ajuda de software avançado.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2008, 19:42:23 »
Não passa de uma foto antiga com ajuda de software avançado.
Pensei nisso também.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2008, 19:44:19 »
É provável que seja isso sim.  Ou quem sabe não é de fato um prédio em chamas?  Não consigo ver o foto com clareza, pelo menos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2008, 23:23:24 »
Vamos admitir por um minuto que fantasmas, espíritos, Ufos, ou seja o que for possam ser registrados por máquinas fotográficas convencionais numa situação de invisibilidade para o olho humano.

Agora pense no número de fotografias tiradas desde a invenção da máquina fotográfica. Adicione todas as imagens registradas por equipamentos fotográficos especiais (infravermelho, ultravioleta, raiosx, etc). Pense nos milhares de experimentos com fotografia, que envolveram testes de câmeras, filmes, métodos de revelação, tecnologia digital, etc. Agora subtraia todas as fraudes, trucagens, manipulações, etc conhecidas.

Então...por que o número de fotos com essas "coisas" são tão pouco freqüentes? Por que essas "coisas" não são registradas em laboratórios sob condições de controle?

Se não é uma foto intencionalmente forjada, na minha opinião é apenas uma coincidência de uma situação muito particular de luz, sombra, condições do filme, etc.

Para os menos céticos, poderia ser um caso de thoughtographic, ao estilo de Ted Serios.
http://en.wikipedia.org/wiki/Ted_Serios

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2008, 23:28:41 »
Vi no Ceticismo aberto que uma ampliação mostrou que é pareidolia mesmo...

http://www.ceticismoaberto.com/news/?p=1472
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline dr.horrormentes

• Nível 09
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2008, 09:54:32 »
Interessante, esse tema, além do mais é uma das coisas que mais aparecem em televisão, especialmente em programas sensacionalistas!
Eu sou loco por falar com meu cachorro? pelo menos sei que ele existe, e você que fala com mitos???

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2008, 23:50:55 »
Interessante, esse tema, além do mais é uma das coisas que mais aparecem em televisão, especialmente em programas sensacionalistas!

Ainda tem gente que acredita na face de Cidonia, não é?!? Pareidolia pura...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2008, 01:19:49 »

Ainda tem gente que acredita na face de Cidonia, não é?!? Pareidolia pura...

Esta é a mais recente:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2008, 02:32:21 »
Na verdade, a pareidolia é um tipo de apofenia. Apofenia é um termo proposto em 1959 por Klaus Conrad para o fenômeno cognitivo de percepção de padrões ou conexões em dados aleatórios. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Apofenia)

O fenômeno também acontece com sons. Um bom exemplo de uma bullshit colossal derivada dela é a transcomunicação instrumental(TCI) ou electronic voice phenomena(EVP) ou seja, a comunicação entre vivos e mortos por meio de equipamentos eletrônicos.

Friedrich Jürgenson, acidentalmente se envolveu com a tci quando gravava sons de pássaros.Quando foi ouvir a gravação percebeu que havia vozes humanas. Achou estranho por que não havia ninguém lá além dele.Repetiu várias vezes as gravações e o fato persistiu. Chegou até a escrever um livro chamado "Vozes do espaço". Até o momento ele não teve a idéia de associar as vozes com os mortos. Continuou a fazer esse processo até que, um belo dia, reconheceu a voz de sua falecida mãe lhe chamando por um apelido carinhoso. Foi então que a ficha caiu..."aquelas vozes eram de pessoas mortas". (http://bloody-historiasdeterror.blogspot.com/)

Outro exemplo é o "backmasking", aquela história de tocar o disco ao contrário para encontrar mensagens.

"No outono de 1969, o disc jockey Russell Gibb, recebeu um telefônema anônimo[2], em que a pessoa do outro lado da linha lhe dissera que Paul McCartney estava morto. havia sido morto, segundo o mesmo a reprodução de certas gravações do grupo Beatles ao contrário revelavam certas mensagens ocultas. Um Lp em particular, Álbum Branco inclui algumas destas mensagens. Ao final da cancão "I'm So Tired", se escuta um murmuro intencional que, supostamente, ao contrário, está a dizer: "Paul is dead man, miss him, miss him..."[3] (Paul é morto, cara; sinta falta dele, sinta falta dele...) Assim mesmo, a repetição de palavras "Number nine, number nine, number nine..." (número nove, número nove...) que aparecem na canção "Revolution 9", ao contrário se tornam "turn me on dead man, turn me on dead man..." (excite-me, homem morto; excite-me, homem morto...), mantras em que a jerigonça da mita do disco Sgt. Pepper, supostamente diz "We will fuck you like supermen" (Lhe foderemos como super-homens).[4]

Outro exemplo famoso de backmasking, é o da canção "Stairway to Heaven" da banda Led Zeppelin. Em uma parte da canção é executada a inversa, e se escuta "Here's to my sweet Satan" (Brindaremos ao meu doce Satan)[5]. Pelo Swan Song Records (a gravadora do grupo), declarou: "Nossos discos só tocam em uma direção...". Mantras de que o vocalista Robert Plant, negou as acusações em uma entrevista[6]: "Para mim é muito triste, porque 'Stairway To Heaven' foi escrita com a melhor intenção e colocar ao contrário as fitas e meter mensagens ao final, não é minha forma de fazer música.".  " (http://pt.wikipedia.org/wiki/Backmasking)

Os discos da Xuxa são famosos por ocultar vozes de demônios.

Nem Obama foi polpado. Existem grupos nos EUA que analisam discursos de políticos reproduzidos "ao contrário". Os achados são surpreendentes. Descobriram que Obama é bissexual dentre outras coisas...http://forums.somethingawful.com/showthread.php?threadid=2980432

Offline Mestre dos Magos

• Nível 03
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2009, 11:43:17 »
A pareidolia é a principal causa por enganos e fraudes causadas em lendas ao redor do Mundo.... um exemplo disso
é o famoso Caso do Nessie (Monstro-do-Lago-Ness) onde as pessoas juram que esse "monstro" é um dinossauro-aquático
que vive no Lago. Dizem que a região do Reino Unido (onde se localiza o Lago Ness) não recebe sol a maior parte do ano, e
as pessoas da região ao verem o peixe-esturjão no Lago (num dia nublado) pode tê-lo facilmente confundido com uma criatura estranha.

É muito interessante as explicações sobre a "pareidolia", isso significa que as ilusões-de-ótica podem enganar e confundir a mente humana.
"A melhor Arma pra acabar com as injustiças do Mundo é a VERDADE"

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2009, 22:07:36 »
Só consegui achar "Jesus" na primeira, depois de ver no link do Ceticismo Aberto.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2009, 13:39:17 »
Se na segunda foto era um menina num prédio em chamas, certamente ela morreu queimada.  :biglol: É brincadeira, não resisti.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!