Pineal é a denominação antiga , já abandonada há mais de duas décadas.
A glândula se chama Hipófise - ou também Pituitária , embora este termo seja mais usado na literatura anglo-saxônica - e na verdade é um orgão dual: a hipófise anterior é derivada do ectoderma ( como as demais glândulas endócrinas) e a hipófise posterior é uma extensão do hipotálamo , sendo portanto uma parte do cérebro ; em fisiologia é comum a expressão eixo hipotálamo-hipofisário já que o hipotálamo controla a liberação dos hormônios das duas porções.
A hipófise anterior produz:
- ACTH ( hormônio adrenocorticotrópico)
- GH ( hormônio do crescimento)
- FSH ( hormônio folículo estimulante)
- TSH ( hormônio estimulante da tireóide)
- Prolactina
- LH ( hormônio luteinizante)
A hipófise posterior (neurohipófise) produz:
- Oxitocina
- Vasopressina ( também chamado de hormônio anti-diurético)
Para uma visão geral da fisiologia
http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.aspAté onde sei as funções da hipófise nos mamíferos são similares , mas não tenho informações mais específicas.
É interessante o padrão do pensamento dos esotéricos e demais psicotolos:
a)Sempre estão defasados de décadas em relação aos achados da ciência e à nomenclatura científica ( por isso que disse que geralmente quem fala em glândula pineal vai falar besteira). Até a década de 80 as "explicações" esotéricas mais elaboradas dos "planos espirituais" usavam o modelo atômico de Rutheford e falavam de coisas como o
hiper-meta-para-próton. De uns quinze anos para cá descobriram a física quântica e pronto: tudo tem uma "explicação quântica".
b) A posição de um orgão é para eles sinal da função: a hipófise está no centro do cérebro? então faz a ligação alma-cérebro. O timo , por estar atrás do osso esterno e próximo ao coração , também já foi meio badalado como ligado às emoções , mas como ele é substituido por tecido gorduroso no fim da infância acabou perdendo o charme e acho que a maioria dos psicotolos parou de ficar elocubrando sobre ele.