Autor Tópico: A Glândula Pineal (Novos conceitos e avanço nas pesquisas)  (Lida 1639 vezes)

Offline Bruno Pesquisador

• Nível 10
  • *
  • Só sei que nada sei... / Conheça-te a ti mesmo
    • Sete Antigos Heptá
A Glândula Pineal (Novos conceitos e avanço nas pesquisas)
« Online: 22 de Novembro de 2008, 16:37:02 »
Interessante palestra, o Dr. Sergio é muito competente no que faz:

- A Glândula Pineal (Novos conceitos e avanço nas pesquisas) >>

http[dois-pontos]//seteantigos[ponto]blogspot.com/2008/07/glndula-pineal-novos-conceitos-e-avano.html
[link editado pela moderação. Substitua os nomes entre colchetes pelo simbolo para acessar o site]

« Última modificação: 25 de Novembro de 2008, 00:16:53 por SnowRaptor »
http://seteantigoshepta.blogspot.com/2009/01/john-chang-poderes-psquicos-reais.html

- Bruno Guerreiro de Moraes, apenas alguém que faz um esforço extraordinariamente obstinado para pensar com clareza.

- Homem, conheça-te a ti mesmo, e conhecerás os deuses e o universo!

- A Ciência honesta e lúcida segue as evidências até onde elas forem dar...

- Todo o efeito tem a sua causa, toda causa tem o seu efeito... nada é "por acaso", pois o acaso destruiria o universo.

- Filosofia, mãe das ciências.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: A Glândula Pineal (Novos conceitos e avanço nas pesquisas)
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2008, 21:58:51 »
Quando vejo alguem falando em glândula pineal já sei que vem besteira

O "Dr. Sérgio" tem um currículo fake mais furado que já vi , diz que tem mestrado com trabalho em anatomia mas não consta no currículo Lattes nem -adivinhe - seu nome ou tese constam na USP.

Ao menos podia ser picareta com mais competência...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2008, 00:04:26 »
"Dr." Sergio é um Olavo da medicina?!?!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2008, 04:41:24 »
"Dr." Sergio é um Olavo da medicina?!?!
Provavelmente.

Mas, agora vem as perguntas:
1)Há alguma utilidade na pineal? Qual?
2)Essa utilidade difere entre animais? Como?
Latebra optima insania est.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2008, 13:10:32 »
Pineal é a denominação antiga , já abandonada há mais de duas décadas.
A glândula se chama Hipófise - ou também Pituitária , embora este termo seja mais usado na literatura anglo-saxônica -  e na verdade é um orgão dual: a hipófise anterior é derivada do ectoderma ( como as demais glândulas endócrinas) e a hipófise posterior é uma extensão do hipotálamo , sendo portanto uma parte do cérebro ;  em fisiologia é comum a expressão eixo hipotálamo-hipofisário já que o hipotálamo controla a liberação dos hormônios das duas porções.
A hipófise anterior produz:
- ACTH ( hormônio adrenocorticotrópico)
- GH ( hormônio do crescimento)
- FSH ( hormônio folículo estimulante)
- TSH ( hormônio estimulante da tireóide)
- Prolactina
- LH ( hormônio luteinizante)
A hipófise posterior (neurohipófise) produz:
- Oxitocina
- Vasopressina ( também chamado de hormônio anti-diurético)

Para uma visão geral da fisiologia http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp

Até onde sei as funções da hipófise nos mamíferos são similares , mas não tenho informações mais específicas.

É interessante o padrão do pensamento dos esotéricos e demais psicotolos:

a)Sempre estão defasados de décadas em relação aos achados da ciência e à nomenclatura científica ( por isso que disse que geralmente quem fala em glândula pineal vai falar besteira). Até a década de 80 as "explicações" esotéricas mais elaboradas dos "planos espirituais" usavam o modelo atômico de Rutheford  e falavam de coisas como o hiper-meta-para-próton. De uns quinze anos para cá descobriram a física quântica e pronto: tudo tem uma "explicação quântica".

b) A posição de um orgão é para eles sinal da função: a hipófise está no centro do cérebro? então faz a ligação alma-cérebro. O timo , por estar atrás do osso esterno e próximo ao coração  , também já foi meio badalado como ligado às emoções , mas como ele é substituido por tecido gorduroso no fim da infância acabou perdendo o charme e acho que a maioria dos psicotolos parou de ficar elocubrando sobre ele.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2008, 13:50:32 »
a)Sempre estão defasados de décadas em relação aos achados da ciência e à nomenclatura científica ( por isso que disse que geralmente quem fala em glândula pineal vai falar besteira). Até a década de 80 as "explicações" esotéricas mais elaboradas dos "planos espirituais" usavam o modelo atômico de Rutheford  e falavam de coisas como o hiper-meta-para-próton. De uns quinze anos para cá descobriram a física quântica e pronto: tudo tem uma "explicação quântica".
Isso é verdade, e bizarro...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2008, 00:38:32 »
Pineal é a denominação antiga , já abandonada há mais de duas décadas.
A glândula se chama Hipófise - ou também Pituitária , embora este termo seja mais usado na literatura anglo-saxônica -  e na verdade é um orgão dual: a hipófise anterior é derivada do ectoderma ( como as demais glândulas endócrinas) e a hipófise posterior é uma extensão do hipotálamo , sendo portanto uma parte do cérebro ;  em fisiologia é comum a expressão eixo hipotálamo-hipofisário já que o hipotálamo controla a liberação dos hormônios das duas porções.
A hipófise anterior produz:
- ACTH ( hormônio adrenocorticotrópico)
- GH ( hormônio do crescimento)
- FSH ( hormônio folículo estimulante)
- TSH ( hormônio estimulante da tireóide)
- Prolactina
- LH ( hormônio luteinizante)
A hipófise posterior (neurohipófise) produz:
- Oxitocina
- Vasopressina ( também chamado de hormônio anti-diurético)

Para uma visão geral da fisiologia http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp

Até onde sei as funções da hipófise nos mamíferos são similares , mas não tenho informações mais específicas.

É interessante o padrão do pensamento dos esotéricos e demais psicotolos:

b) A posição de um orgão é para eles sinal da função: a hipófise está no centro do cérebro? então faz a ligação alma-cérebro. O timo , por estar atrás do osso esterno e próximo ao coração  , também já foi meio badalado como ligado às emoções , mas como ele é substituido por tecido gorduroso no fim da infância acabou perdendo o charme e acho que a maioria dos psicotolos parou de ficar elocubrando sobre ele.
Luiz, valeu pela explicação!

(Depois de saber isso, agora espero, sinceramente, que alguém tenha sua hipótese substituída por um implante eletrônico, que funcione 100% como a original. Assim o pessoal desencana dessa birosca.)
Latebra optima insania est.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2008, 01:49:24 »
Sim Luiz, valeu.

Coloquei nas minhas referências
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bill

• Nível 02
  • *
    • noticiasdobill
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2010, 22:39:03 »
Gente, sei que o tópico é antigo, mas alguém viu o vídeo? Cara, é um show de falácias e idiotices. Engraçado que o cara disse já estudar de tudo, mas provar mesmo, com artigos publicados em artigos científicos, nada!
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade. (Gandhi)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!