Autor Tópico: Comissão do Senado aprova cotas para negros em empresas  (Lida 1065 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Comissão do Senado aprova cotas para negros em empresas
« Online: 22 de Novembro de 2008, 17:03:22 »
http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL740281-9654,00-COMISSAO+DO+SENADO+APROVA+COTAS+PARA+NEGROS+EM+EMPRESAS.html

Comissão do Senado aprova cotas para negros em empresas
Proposta reserva 46% de vagas em empresas com mais de 200 empregados.
Percentual é referente ao total de negros na população brasileira.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado aprovou na quarta-feira (27) parecer favorável a projeto de lei do senador Paulo Paim (PT-RS) que promove a inclusão de afro-brasileiros no mercado de trabalho.

O texto reserva para esse segmento da população 46% das vagas em empresas com mais de 200 empregados e 20% dos cargos em comissão do grupo de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) da Administração Pública. As informações são da Agência Senado.

A proposta ainda será examinada agora pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em decisão terminativa, ou seja, não deve passar pelo Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara.

O preenchimento dos cargos em comissão deverá ter a meta de 20% aumentada gradativamente, até que sejam ocupados por afro-brasileiros na mesma proporção que essas pessoas ocupam na população brasileira.

Emenda apresentada pelo relator, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), determina o prazo de cinco anos após a promulgação da lei para que as empresas com mais de 200 empregados tenham 46% de afro-brasileiros em seus quadros.

O senador explicou que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46% da população brasileira é composta por negros.

Deficientes

A comissão também aprovou substitutivo do senador Flávio Arns (PT-PR) ao projeto do então senador Rodolpho Tourinho que define percentuais e critérios para a reserva de cargos e empregos públicos para pessoas com deficiência.

De acordo com o projeto (PLS 382/03), entre 5% a 20% das vagas de concursos públicos devem ser reservadas para pessoas com deficiência.

A proposta também determina que todos os órgãos da administração pública reservem pelo menos 5% de seus cargos e empregos para portadores de deficiência. O substitutivo do senador Flávio Arns incluiu a visão monocular e a perda auditiva unilateral total entre as deficiências.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Comissão do Senado aprova cotas para negros em empresas
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:15:51 »
Eles querem dizer negros e pardos, não? Os negros sozinhos não chegam a 10% da população brasileira. E colocando os pardos no meio fica muito subjetivo julgar quem "merece" ou não o benefício. A rigor eu mesmo sou afro-descendente, minha avó é negra e meu pai é pardo mas dele eu só herdei os traços e os cabelos, a pele branca é por parte de minha mãe. Assim, além de claramente imoral, a reserva de vagas por critérios raciais é arbitrária.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:20:57 »
A rigor eu mesmo sou afro-descendente.

A rigor, a humanidade toda é afro-descendente.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:23:09 »

Certamente, e com mais razão ainda pela genética ter refutado a existência de raças na espécie humana. Mas mesmo usando o conceito mais restrito e tradicional (e errado) de raça, em um país miscigenado como o Brasil isso ainda não faz sentido.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:26:42 »

Certamente, e com mais razão ainda pela genética ter refutado a existência de raças na espécie humana. Mas mesmo usando o conceito mais restrito e tradicional (e errado) de raça, em um país miscigenado como o Brasil isso ainda não faz sentido.

Em qualquer sistema democrático que valoriza os princípios fundamentais da Declaração Universal dos Direitos Humanos isso não faz sentido.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2008, 17:29:02 »
Ou seja: eles estão errados, mas mesmo que estivessem parcialmente certos, ainda estariam essencialmente errados.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2008, 19:32:37 »
projeto de lei do senador Paulo Paim
Alguma surpresa?

O texto reserva para esse segmento da população 46% das vagas em empresas com mais de 200 empregados
Essa mudança nos quadros de funcionários das empresas é impraticável. Provavelmente será só mais uma lei que não será cumprida, que servirá apenas para fazer média com o povo. Ou então será cumprida apenas nos casos convenientes ("para os inimigos, a lei").

Mas ainda que fosse possível em teoria, os problemas principais são o caráter racista da lei e o desrespeito para com a propriedade privada.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2008, 19:45:10 »

Isso não é lei, é projeto de lei em discussão.

Foi dado parecer favorável pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Há ainda a necessidade de discussão e votação nas duas casas (senado e câmara) e sanção presidencial. Do ponto em que está, se não houver emendas ou rejeição, até efetivamente se transformar em lei vão pelo menos 2 anos.

Assim, os senadores ainda podem rejeitar esse projeto de lei, depois os deputados, e por fim o presidente, ocasião em que se transformará em lei. E caso isso aconteça, ainda se pode manejar Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF.

A meu ver, esse projeto de lei ofende o princípio constitucional da livre iniciativa. 
O melhor critério de ingresso em uma boa empresa é e sempre será o desempenho. Não se pode conceber que um bom funcionário será preterido por um pior só por causa de sua cor. Já existem vagas reservadas a deficientes físicos, os quais de fato são desiguais e portanto devem ser tratados de forma desigual; aplicar igual medida para negros é também chamá-los de desiguais e portanto menos aptos, o que não se pode admitir.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2008, 19:51:38 »
JUS, mas os deficientes físicos já não concorrem em condições de igualdade para os mesmos cargos (exceto nos trabalhos braçais, por razões óbvias) que os não-deficientes? Afinal, suas limitações são físicas, e não intelectuais!

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2008, 20:08:29 »

Sim, mas notoriamente, a rigor há bastante rejeição em se contratar cadeirantes, por ter que adaptar rampas de acesso, banheiros e elevadores para eles, o que acaba por lhes tornar o acesso a emprego excessivamente mais difícil que para você ou para mim.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2008, 22:28:04 »
O projeto é ridículo...

Sua mera exixtência é um absurdo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2008, 22:45:04 »
Um amigo meu é gerente de um grande banco e me contou que certa vez eles foram interpelados pelo Ministério Público, que queria exigir que contratassem os funcionários numa distribuição "racial" que refletisse a da população em cada região onde o banco estivesse presente.
A resposta do banco desmontou a argüição. Perguntaram se o Ministério Público também refletia a diversidade racial do Brasil.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2008, 05:40:19 »
Impossível.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2008, 06:23:58 »
Sim, mas notoriamente, a rigor há bastante rejeição em se contratar cadeirantes, por ter que adaptar rampas de acesso, banheiros e elevadores para eles, o que acaba por lhes tornar o acesso a emprego excessivamente mais difícil que para você ou para mim.
Isso seria resolvido facilmente se o governo resolvesse pagar por essas mudanças para a empresa. O que aliás, é muito mais justo.

Mas um governo parasita que tem gosto por cobrar taxas, pagar por algo é inimaginável...
Um amigo meu é gerente de um grande banco e me contou que certa vez eles foram interpelados pelo Ministério Público, que queria exigir que contratassem os funcionários numa distribuição "racial" que refletisse a da população em cada região onde o banco estivesse presente.
A resposta do banco desmontou a argüição. Perguntaram se o Ministério Público também refletia a diversidade racial do Brasil.
Huahuahua!

Já assumo que é falácia, mas vai assim mesmo: quem defende as cotas deveria de só poder ser atendido por médico que foi empregado por cota ou seus filhos estudarem com professores cotistas.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Novembro de 2008, 15:31:31 »
Então agora as empresas terão que, digamos, abrir cargos "inferiores" para poder suprir a demanda da cota?
No sentido de "inferiores", quis dizer cargos como faxineiras, porteiros e etc.
Não estou dizendo isso para desmerecer, mas se o cara não tiver condições de trabalhar numa vaga de programador, por exemplo, é preciso colocar o cidadão em algum lugar.

Exemplo: No momento que ainda há vagas para programadores numa empresa de Web Designer, mas já foi estourado o limite da cota para empregados "não negros" e sobra vagas na cota para negros, é preciso dar as vagas mesmo assim, mas como a pessoa não tem qualificação é preciso arranjar um lugar para ela.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 23 de Novembro de 2008, 15:33:28 »
Como já foi dito, é impraticável. A diferença entre os grupos existe por causa da especialização dessas pessoas, propor cotas não faz sentido algum.

Temma

• Visitante
« Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2008, 18:21:50 »

Já assumo que é falácia, mas vai assim mesmo: quem defende as cotas deveria de só poder ser atendido por médico que foi empregado por cota ou seus filhos estudarem com professores cotistas.

Por isso que eu me recuso a ser atendido por uma pessoa numa cadeira de rodas ou qualquer deficiência física, generalizo que ela entrou lá não por méritos próprios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!