Autor Tópico: Neo homo sapies by Cristovam Buarque  (Lida 4608 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Neo homo sapies by Cristovam Buarque
« Online: 23 de Novembro de 2008, 19:23:34 »
Vejam o que ele diz neste trecho:

"Essa desigualdade tem se intensificado de tal forma que a dessemelhança entre os seres humanos pode causar uma ruptura biológica. Daqui a alguns anos, diz, será possível assistir ao surgimento de uma nova espécie, o neo homo sapiens, formada por pessoas que tiveram acesso a avanços no campo da medicina e da genética. Para evitar esse futuro nebuloso, a atual geração tem que aproveitar o fato de ser a primeira a ter consciência plena do planeta e da humanidade."

http://www.secom.unb.br/unbagencia/unbagencia.php?id=873

:'(
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: Neo homo sapies by Cristovam Buarque
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:26:51 »
Que viagem... esse ai é aquele que queria se candidatar para presidente né? A proposta dele da educação tudo bem, foi boa... mas (não quero cometer falácia), mas ele deve ter fumado um baseado para escrever tanta asneira assim.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:27:02 »
Não acho que ele esteja fazendo uma proposição literal/científica, Nina. Tem que dar um desconto, é mais um modo de deixar a coisa mais chocante, mais uma figura de linguagem do que sugerindo que de fato vá ocorrer especiação. Espero.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2008, 19:42:01 »
Não sei não... mas de qualquer forma, ele falou em "ruptura biológica".
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2008, 23:18:30 »
E ele é professor de que mesmo?
"possui doutorado em Economia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1973) .Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Teoria Econômica." (Lattes)
Não me parece muito qualificado para falar de biologia.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2008, 23:46:37 »
Ele tá só tentando vender o peixe dele, ainda que nisso incorra em falar "pérolas" desse naipe...

Taca ele falando de educação que talvez ele solte alguma coisa interessante; economia, também. Mas ponha-o falando de ciência e ele vai soltar besteira.
Latebra optima insania est.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2008, 00:58:06 »
Eu gosto muito das propostas dele para a educação no Brasil-sil-sil.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2008, 01:24:16 »
Seria um presidente e tanto. Claro que sendo bom, está fora dos padrões do povo brasileiro...

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2008, 07:22:14 »
Usem a imaginacao!

No futuro, os avancos da genetica e da medicina permitirao aos endinheirados transformarem-se numa especie de mutantes X-men provocando uma ruptura biologica que se traduzira numa guerra dos sem-genetica contra os novos mutantes.

Alem disso, a sintese de novas substancias exoticas e a descoberta de novas formas de radiacao e novos elementos da tabela periodica, ultra-drogas como a nuke9000 e outras transformarao em instantes um ze-ninguem em um verdadeiro heroi.

Nao se esquecam da cibernetica e da robotica. Pessoas poderao prolongar suas vidas retirando seus cerebros e transplantando-os para o corpo de poderosos androides de titanio capazes de arremessar automoveis, voar, soltar raios laser e enxergar em infravermelho, raios-X e ultravioleta.

Outros androides multiplos poderao ser formados juntando varios cerebros organicos e inorganicos e conectando-os numa rede dentro de num unico androide.
Por exemplo, eu sou um milionario com o pe na cova, contrato uma empresa e ela arranja uns 15 cerebros de indigentes, conecta-os no meu cerebro numa conexao master-slave (meu cerebro-demais cerebros) e conecta todos os seis numa outra rede paralela de poderosos processadores quanticos operando qubits e poe tudo isto num corpo mecanico virtualmente indestrutivel. E a criatura nao precisaria se alimentar, pois a energia seria suprida a rede cerebral via complexas transformacoes a partir de um micro-reator de fusao nuclear retro-alimentado com os proprios residuos processados da reacao.
Nanorobots percorrerao os cerebros removendo radicais livres e acumulo de gorduras e proteinas, desfazendo e refazendo conexoes neuronais garantindo que os cerebros sobrevivam eternamente.

Hoje temos os sem-teto, "sem"-terra, sem-salario, sem-internet, sem-plastica, sem-botox.
Amanha serao os sem-genetica e o sem-robotica!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2008, 07:34:30 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2008, 09:55:39 »
E ele é professor de que mesmo?
"possui doutorado em Economia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1973) .Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Teoria Econômica." (Lattes)
Não me parece muito qualificado para falar de biologia.

E não é mesmo. Daí o absurdo... querer falar do que não se tem noção é demais, até para ele.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:55:37 »
Já vi coisa pior.
Até escrevi uma vez para a Isto É (tá bom, não é grande coisa) para bater no Gilberto Gil, que tinha afirmado que "a física quântica está demonstrando a conexão entre a matéria e o espírito".
Ser cantor famoso não devia dar licença para falar qualquer besteira.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2008, 17:22:37 »
[Foto-postagem removida pela moderação. Como o usuário está ciente da regra, foi punido com cartão amarelo.]
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 17:55:08 por SnowRaptor »

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2008, 21:47:38 »
Uma hora vai acontecer de surgir o ser humano 2.0. Se for mais apto a lidar com a adaptação, poderá tranquilamente substituir o Homo Sapiens. Não há problema nenhum, o importante é se manter a vida consciente no universo.
O ser humano 2.0 pode ser máquinas com inteligência artificial, por que não? Ou organismos geneticamente adaptados. Ninguém sabe como vai ser, se é que um dia surgirá. Por enquanto, o que o Cristóvam falou é besteira, porque avanços na medicina não alteram em essência o que é o ser humano, o que vem aumentando a variação genética da humanidade, porque cada vez mais pessoas conseguem sobreviver em situações que antes eram morte certa, como o cãncer. Mais pessoas com problemas genéticos reproduzindo levaria ao contrário do que o senador prega.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2008, 23:12:57 »
Cristovam Buarque sempre foi um tanto ingênuo.  Até ao PDT já esteve filiado, se bobear ainda está.

No entanto, "rupturas biológicas" à parte, até que ele tocou num ponto interessante e até mesmo crítico.  É fato que a diferença da medicina dos humildes para a dos endinheirados está enorme e crescendo, sem perpectiva de mudança de rumo.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2008, 23:18:59 »
o problema, a meu ver, é querer distinguir ricos e pobres como se fossem raças. Como estas coisas só acontecerão em gerações para se formar uma nova nova forma de homo sapiens, muitos descendentes de ricos de hoje estarão pobres e muitos dos pobres de hoje estarão ricos. Não é uma coisa que se fica para gerações. É o lema de pai rico, filho nobre e neto pobre.
E Bill Gates,um dos mais ricos do mundo, não era filho de rico, mas o filho dele será.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #15 Online: 06 de Dezembro de 2008, 18:06:26 »
Cristovam Buarque sempre foi um tanto ingênuo.  Até ao PDT já esteve filiado, se bobear ainda está.

No entanto, "rupturas biológicas" à parte, até que ele tocou num ponto interessante e até mesmo crítico.  É fato que a diferença da medicina dos humildes para a dos endinheirados está enorme e crescendo, sem perpectiva de mudança de rumo.
Quando ele saiu do PT, "a gente" [P-SOL] achou que ele fosse aderir ao nosso partido. Algumas das idéias dele batiam com a dos fundadores do partido, e ele seria um contribuidor (com idéias, candidatura, etc.) interessante.

No final das contas, acho que ele é um dos poucos dignos de nota do PDT...

o problema, a meu ver, é querer distinguir ricos e pobres como se fossem raças. Como estas coisas só acontecerão em gerações para se formar uma nova nova forma de homo sapiens, muitos descendentes de ricos de hoje estarão pobres e muitos dos pobres de hoje estarão ricos. Não é uma coisa que se fica para gerações. É o lema de pai rico, filho nobre e neto pobre.
E Bill Gates,um dos mais ricos do mundo, não era filho de rico, mas o filho dele será.
Sei que muuuuuuuuuita gente vai discordar. Mas eu seria a favor de suprimir direito de herança.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2008, 10:45:59 »
Sei que muuuuuuuuuita gente vai discordar. Mas eu seria a favor de suprimir direito de herança.
Não é preciso entrar na questão de incentivo financeiro, a questão é que é impossível impedir que exista herança. No final das contas um pai pode por coinscidência gastar todo seu dinheiro em ações de uma empresa que o filho recém-fundou...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2008, 10:50:31 »
Só de pensar em regulamentar isso dá dor de cabeça, mas a idéia tem seus méritos.

Como são os impostos sobre herança no Brasil?  E a legislação sobre a aplicação dos mesmos?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #18 Online: 08 de Dezembro de 2008, 11:53:04 »
Há um famoso trilema... como era mesmo?

"Uma sociedade não pode ser, ao mesmo tempo, justa (quem trabalhar mais, acumula mais bens), livre (pais podem deixar seus bens acumulados de herança) e igualitária (todos começam a vida com chances e oportunidades iguais). Pelo menos um desses tem que ser falso".

Steve Pinker, se não me engano.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 08 de Dezembro de 2008, 12:09:55 »
Correto, Steve Pinker.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #20 Online: 08 de Dezembro de 2008, 12:49:12 »
"Uma sociedade não pode ser, ao mesmo tempo, justa (quem trabalhar mais, acumula mais bens), livre (pais podem deixar seus bens acumulados de herança) e igualitária (todos começam a vida com chances e oportunidades iguais). Pelo menos um desses tem que ser falso".
Na verdade eu diria que pelo menos dois tem que ser falsos. No caso de igualitária e justa é pelo fato que pessoas não são iguais, seguindo o exemplo de "trabalhar mais" (não é bem assim, mas tudo bem) geneticamente as pessoas tem capacidade de fôlego diferente, bom, deu pra entender o sentido.

Obs: Esse "um tem que ser falso" me lembrou da piada do "honesto, inteligente e petista".

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #21 Online: 08 de Dezembro de 2008, 13:51:36 »
Esse "um tem que ser falso" me lembrou da piada do "honesto, inteligente e petista".

A idéia do trilema é essa, mesmo :-)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 08 de Dezembro de 2008, 15:02:08 »
Há um famoso trilema... como era mesmo?

Steve Pinker, se não me engano.
Supondo que o trilema esteja correto, precisa-se definir qual dos três é o menos importante e pode ser deixado de fora.

E tem casos em que a sociedade é injusta (quem acumula mais bens não é quem mais trabalha, ou sequer que trabalhe), não-livre (pais não deixam herança, só dívidas) e não-egualitária (alguns começam com muito e outros com pouco). Às pencas.

Só de pensar em regulamentar isso dá dor de cabeça, mas a idéia tem seus méritos.

Como são os impostos sobre herança no Brasil?  E a legislação sobre a aplicação dos mesmos?
O problema da minha idéia é que justamente quem vai estar contra é quem tem mais herança pra deixar aos filhos. Mais bens, portanto. Melhores condições financeiras, portanto. Mais poder econômico e político.

Entretanto, desconsiderando isso, dá pra fazer do jeito Brasil de sempre... "cria mais um imposto"

A idéia seria taxar a herança progressivamente, mais ou menos como o IR, mas há o problema de não-divisibilidade. Você pode pegar 10% de 500 barões R$500.000,00 em imposto, mas não 10% de uma casa de 500 barõesR$500.000,00.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 08 de Dezembro de 2008, 15:05:52 »
Meios se pode criar para resolver.  Mas como sempre, leis são apenas um instrumento cego.  Não resolvem nada sem maturidade política e social para sustentá-las.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 08 de Dezembro de 2008, 15:43:56 »
O dinheiro circula pela sociedade. Não dá pra impedir que ele circule de pai para filho menos do que por fora...

Se você pode doar para a Igreja ou para a caridade, você "por coincidência" pode doar para uma instituição de caridade que ajude seu filho mesmo que ele não precise de ajuda...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!