http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=14841Policiais do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente prenderam, no final da tarde de ontem (19), em Curitiba (PR), um suspeito de pedofilia que estava foragido. Segundo a polícia, ele era andarilho, mas se passaria por pastor e cantor gospel para se aproximar de crianças.
Jonatas Aurélio Velozo Lourenço, 33, foi preso na Vila Lindóia, depois de ter pedido um prato de comida a uma mulher que o reconheceu pela imagem divulgada no programa Fantástico, e telefonou para a polícia. Contra Lourenço existia um mandado de prisão preventiva por atentado violento ao pudor, expedido pela 12º Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente em outubro.
O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, afirmou que a polícia está empenhada em "tirar das ruas esses criminosos e contamos com a ajuda da sociedade para isso. Ele já está preso, será julgado e irá pagar pelos crimes que cometeu".
De acordo com Secretaria de Segurança, em 2006, Jonatas foi acusado de maus-tratos e abuso sexual contra sua enteada, com 6 anos na época. Quem registrou o boletim de ocorrência foi a bisavó da vítima.
De acordo com a polícia, a busca pelo acusado foi dificultada devido à falta de endereço fixo. "Ele peregrinava por várias cidades, intitulando-se pastor e cantor gospel, vivendo temporariamente em casas de amigos e fiéis das igrejas", explicou o superintendente do Nucria, Luiz Dias de Souza.
Durante as investigações, foi constatado que Jonatas freqüentava diversas igrejas evangélicas, procurando sempre ficar próximo a crianças. Um dos meios de aproximação do suposto pedófilo seria um site de relacionamentos na Internet, onde ele se intitulava "Amigo de Deus" e "Pastor Jonatas".
O suspeito está no Centro de Triagem em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, onde aguarda para ser interrogado.